O Preparo De Soluções Sólidas E Líquidas
Por: LarissaBrito09 • 30/6/2023 • Relatório de pesquisa • 1.676 Palavras (7 Páginas) • 99 Visualizações
[pic 1]
Ministério da Educação
INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS
Campus: Montes Claros
Curso: 2° ano Integrado ao Técnico em Química
Professor(a): Elizio Mario Ferreira
PREPARO DE SOLUÇÕES SÓLIDAS E LÍQUIDAS
Autor(es):
Clara Fabianny Rodrigues Silva
David Fonseca Costa
Kauã Felipe Vieira Santos
Larissa Brito Andrade
Maria Clara Andrade Antunes
Montes Claros MG, 2023
Sumário
1.Introdução 1
2.Objetivos 1
3.Materiais e Reagentes 1
3.1.Materias 1
3.2.Reagentes 2
4.Procedimento Experimental 2
4.1.Prática 1 2
4.2.Prática 2 2
5.Resultados e Discussões 3
5.1.Prática 1 3
5.2.Prática 2 4
6.Conclusões 6
7.Referências Bibliográficas 7
1. Introdução
O preparo de soluções é uma atividade fundamental em diversos setores, como a química, farmacologia, biologia, entre outros. Ele consiste na dissolução de um soluto em um solvente, para obter uma mistura homogênea. O preparo de soluções pode ser realizado com solutos sólidos ou líquidos, cada um apresentando particularidades no processo de dissolução. Neste relatório, será abordado o preparo de soluções de solutos sólidos e líquidos, apresentando os procedimentos realizados e as principais dificuldades encontradas durante a execução das atividades. Serão descritos também os materiais e equipamentos utilizados, bem como as técnicas de medida de massa e volume empregadas para garantir a precisão e exatidão nas soluções preparadas.
Contextualizando este relatório, abordaremos os conceitos de solução sólida, solução líquida, concentração, soluto, solvente, mistura homogênea e solução gasosa. A solução sólida é uma mistura homogênea de geralmente materiais metálicos, dois ou mais metais, onde um metal é dissolvido no outro devido às suas propriedades físicas e químicas semelhantes. Já a solução líquida
- uma mistura homogênea de dois ou mais líquidos, onde o solvente é o componente presente em maior quantidade e o soluto é o componente dissolvido "O soluto é a substância dissolvida em uma solução, enquanto o solvente é a substância que dissolve o soluto." (Universidade de São Paulo - USP, 2016). A concentração é a quantidade de soluto presente em uma determinada quantidade de solução. Tanto o soluto quanto o solvente também são importantes conceitos no preparo de soluções de solutos sólidos e líquidos. Uma mistura homogênea, por sua vez, é aquela em que os componentes estão uniformemente distribuídos, não sendo possível distinguir as diferentes substâncias presentes a olho nu.
Além disso, serão abordadas as técnicas de medida de massa e volume empregadas para garantir a precisão e exatidão nas soluções preparadas, o que é fundamental para a obtenção de resultados confiáveis em diversas áreas. Em suma, este relatório abordará tanto os conceitos básicos quanto as aplicações práticas do preparo de soluções, fornecendo informações importantes para os profissionais que trabalham com soluções em diferentes setores da ciência e tecnologia.
- Objetivos
O objetivo principal da prática experimental foi o desenvolvimento de conhecimentos práticos e teóricos sobre as técnicas de preparo de soluções com diferentes concentrações a partir de um soluto líquido ou sólido.
- Materiais e Reagentes 3.1. Materiais
Foram utilizados os seguintes materiais para a prática realizada:
- Béquer;
- Balão volumétrico;
- Bastão de vidro;
- Pipetador de três vias;
- Pipeta graduada;
- Pipeta volumétrica;
- Balança semi-analítica;
- Potes de plástico;
- Espátula.
1
3.2. Reagentes
Foram utilizados os seguintes reagentes para a prática realizada:
- Cloreto de sódio -(Êxodo Científica);
- Bicarbonato de sódio – 3 (Alphatec);
- Hidróxido de sódio -(Cromoline);
- Ácido sulfúrico - 2 4 (Synth);
- Ácido clorídrico -(Dinâmica);
- Ácido etanóico - 3(Alphatec);
- Água destilada.
- Procedimento Experimental
4.1. Prática 1
Primeiramente, efetuou-se os cálculos para preparar 500 ml de solução de NaCl, com a concentração de 0,1 mol. Em seguida mediu-se a massa de NaCl encontrada e com a ajuda um béquer foi adicionada uma pequena quantidade de água destilada até ocorrer a diluição de todo o soluto. Posteriormente, transferiu-se todo o conteúdo do béquer para um balão volumétrico de 500 ml. Com o auxílio da pisseta e pipeta de pasteur, completou-se o volume do balão até o menisco. Por fim, a solução foi homogeneizada e rotulada.
...