O RELATÓRIO - Corrosão
Por: 17192502 • 19/9/2019 • Relatório de pesquisa • 2.510 Palavras (11 Páginas) • 168 Visualizações
FAUSTINO NOGUEIRA MAIA
HELOISA TARGINO DE LIMA
JÉSSICA RODRIGUES PEREIRA FERNANDES
LAUANNY ARAÚJO RODRIGUÊS DA SILVA
RAYZA BARROS LUCAS
Título: PROCESSOS DE CORROSÃO
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Termodinâmica e Corrosão, ministrada pela professora Ana Karine Portela Vasconcelos, do curso de Petroquímica do IFCE – Campus Aracati.
RESUMO
PROCESSOS DE CORROSÃO
O presente relatório descreve a aula prática realizada na disciplina de Termodinâmica e Corrosão acerca dos processos de corrosão. Uma das propriedades mais importantes dos elementos químicos é a capacidade de reagirem com outras substâncias. Na circunstância dos metais, um dos processos de contato é a corrosão, classificada como a degradação total, parcial, superficial ou estrutural do material. É relevante que o processo de corrosão é uma ação eletroquímica espontânea que se dá em virtude de reações redox entre metais e agentes naturais como a água e o oxigênio (O ) presente na atmosfera terrestre. Isso ocorre porque os metais, com exceção do ouro (Au) e da platina (Pt), possuem potenciais de oxidação maiores que os do oxigênio. Dessa forma, eles cedem elétrons para o oxigênio envolto no ar, o que resulta na formação de produtos de corrosão como óxidos ou outros compostos, e na liberação de energia. Tal processo causa grandes prejuízos econômicos, sociais e de funcionalidade, pois traz danos a inúmeras estruturas e peças. À vista disso é importante a conservação dos metais através de técnicas de proteção como a galvanização, que consiste na utilização de uma camada de zinco ou de uma liga metálica, com o propósito de evitar a exposição direta de metais a ambientes e agentes corrosivos. Este relatório tem como objetivo apresentar os processos de corrosão e sua ocorrência no cotidiano através de práticas experimentais que demonstram o efeito do meio de exposição sob determinado material e sua deterioração.
Palavras chaves: Corrosão, Redução, Oxidação, Eletroquímica, Metais.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ............................................................................................................. 03
OBJETIVOS ........................................................................................................... 03
PARTE EXPERIMENTAL ......................................................................................... 04
RESULTADOS E DISCUSSÕES ................................................................................ 07
CONCLUSÃO ................................................................................................................ 16
REFERÊNCIAS ............................................................................................................. 17
ANEXOS ......................................................................................................................... 18
INTRODUÇÃO
A corrosão vem sendo o problema desde que o homem aprendeu a lidar com os metais e, até hoje, a corrosão ainda causa prejuízos e transtornos em diversas atividades de rotina e em materiais do cotidiano, como em geladeiras, fogões, automóveis, entre outros. Esse processo pode ocasionar fraturas repentinas nas partes dos materiais, causando acidentes graves.
É um processo que pode ser caracterizado pela degradação do material metálico por ação física, química ou eletroquímica. Sendo em geral um processo espontâneo, a corrosão está constantemente fazendo com que os metais tenham sua durabilidade comprometida e que deixem de cumprir seus objetivos. A deterioração causada pela corrosão leva a alterações indesejáveis no material, como desgaste, transformações químicas ou modificações estruturais, tornando o material inadequado para o uso.
Os problemas com a corrosão são enfrentados nas mais variadas atividades, principalmente nas indústrias química e petrolífera, nos meios de transportes aéreo, ferroviário, metroviário, marítimo, rodoviário e nos meios de comunicação, como sistemas de telecomunicações, na odontologia (restaurações metálicas, aparelhos de prótese), na medicina (ortopedia) e em obras de arte como monumentos e esculturas.
Os materiais que podem sofrer corrosão são vários, dentre eles há o aço carbono, que pode sofrer os seguintes tipos de formas de corrosão: uniforme, galvânica, por frestas e por pite, menos comum, mas não menos importante, essas formas variam com a aparência da corrosão no metal.
OBJETIVOS
Aprender e desenvolver os conceitos básicos envolvidos nos processos de corrosão, evidenciando a ocorrência de reações de corrosão química em metais.
PARTE EXPERIMENTAL
MATERIAIS E REAGENTES
Para a realização da pratica de “Processos de corrosão” foram utilizados os seguintes materiais e reagentes, disponíveis no laboratório de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Aracati:
- Béqueres
- Balões volumétricos
- Pipetas
- Espátulas
- CuSO4
- ZnSO4
- Fe(NH4)2(SO4)2
- Cobre metálico
- Ferro metálico
- Zinco metálico
- Chumbo metálico
- Ferrocianeto de potássio
- Fios de cobre
- Fenolftaleína
- Solução de NaCl
- Balança analítica
PROCEDIMENTOS
PROCEDIMENTO I
VERIFICAÇÃO DA ESPONTANEIDADE DE REAÇÕES QUÍMICAS
...