O Relatório Detergente em Pó
Por: Samir Gattolin • 30/9/2019 • Relatório de pesquisa • 656 Palavras (3 Páginas) • 179 Visualizações
[pic 1][pic 2]
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE SUZANO
CENTRO PAULA SOUZA
PRODUÇÃO DE DETERGENTE EM PÓ COM BRANQUEADOR ÓPTICO
Nome: Mariana Gattolin
Matheus Cavalcanti
Matheus Costa
Rafael Kendi
Turma: 3º ETIM de Química – T2
Professora: Marli Emiliano
Análise Química Instrumental
Data do experimento: 13/09/2019
Data de entrega: 20/09/2019
Suzano
Setembro/2019
- INTRODUÇÃO
O sabão em pó é um produto de limpeza que faz parte do dia a dia de uma grande parcela da população, já que é utilizado para facilitar a lavagem das roupas das pessoas. Trata-se de um produto que veio substituir o sabão em barra, já que, no processo de lavagem em geral, as pessoas tinham o hábito de esfregá-lo nas roupas.
O sabão em pó foi fabricado pela primeira vez na década de 40, ele foi criado desta maneira para ser mais fácil de usar que o sabão em barra já que nesta época também surgia as primeiras máquinas de lavar roupa.
O sabão em pó não pode ser chamado desta maneira, isso se deve por apresentarem as mesmas características do detergente, como os agentes tensoativos, os agentes sequestrantes e quelantes, com a adição de alguns aditivos para diversas finalidades, assim sendo chamados corretamente de detergente em pó.
Na maioria dos casos, os aditivos são empregados com a função de retirarem manchas das roupas. Os agentes removedores de manchas podem agir por oxidação, redução ou ação enzimática. Entre esses, o mais empregado em fórmulas específicas com ação alvejante é o perborato de sódio, que em solução aquosa fornece peróxido de hidrogênio, poderoso agente oxidante. Outros removedores de manchas são as enzimas. Elas são proteínas que agem como catalisadores nas reações bioquímicas, decompondo estruturas moleculares complexas em estruturas mais simples, facilitando sua remoção das roupas.
Em determinados sabões em pó são encontrados branqueadores ópticos ou agentes de branqueamento fluorescentes, estes são compostos químicos orgânicos incolores ou pouco coloridos que, em solução ou aplicados a um substrato, absorvem radiação na região ultravioleta do espectro (340-380 nm), e reemitem a maior parte da energia absorvida como luz violeta-azulada (raios violeta) na região visível entre 400 e 500 nm.
Os sabões em pó utilizados para lavar roupas são os que mais possuem poder de limpeza, pela adição de vários aditivos, mas, em contrapartida, são os mais poluentes e os que mais agridem a pele.
- OBJETIVO
Produzir um detergente em pó com branqueador óptico
- PARTE EXPERIMENTAL
3.1 MATERIAIS, EQUIPAMENTOS E REAGENTES UTILIZADOS
3.1.1 MATERIAS
- Agitador magnético;
- Balança semi-analítica;
- Baqueta de vidro;
- Bureta de 25 ml
- Béquer 250 mL – 3 unidades;
- Espátula;
- pHmetro.
3.1. REAGENTES
- Ácido acético- 4% (CH3COOH);
- Ácido clorídrico- 0,1 mol/L (HCl);
- Água destilada (H2O);
- Hidróxido de sódio- 0,1005 mol/L (NaOH);
- Refrigerante sabor cola da marca PEPSI.
3.2 PROCEDIMENTOS
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
4.1 RESULTADOS
4.2 DISCUSSÕES
- CONCLUSÃO
Após a realização do experimento referente à produção de detergente em pó, pode-se concluir a eficiência visto que o grupo conseguiu desenvolver o procedimento, chegando ao resultado de forma simples, comprovando que a produção do detergente em pó não é complicada e pode-se obter resultados comparáveis aos produtos comerciais.
...