O Relatório Microbiologia - Água
Por: Bruna Ribeiro • 23/3/2020 • Relatório de pesquisa • 858 Palavras (4 Páginas) • 189 Visualizações
4. Resultados e discussões
Amostragem é um procedimento definido, pelo qual uma parte de um material, substância ou produto é retirada para produzir uma amostra representativa do todo, para a realização de um ensaio (RESOLUÇÃO SMA Nº 90). Na realização desse experimento a amostra trata-se da água de uma cisterna localizada na cidade de Betim.
Após a coleta da água, manteve a mesma sob refrigeração (aproximadamente 10ºC), até a realização das análises.
4.1 Técnica de diluição seriada e “Pour Plate”
A técnica de diluições seriadas ocasiona a diminuição de microrganismos, dando origem a colônias suficientemente separadas, possibilitando assim a contagem. Após realização esse método escolheu-se 3 tubos de ensaio com as seguintes diluições (10-1, 10-3 e 10-5), para a realização do método “Pour Plate”. (Figura 1)
[pic 1]
Figura 1 – Técnica de diluição seriada e escolha dos tubos para o método “Pour Plate”.
Adaptada: www.ccta.ufcg.edu.br
(Não tenho foto da nossas placas, Vcs têm? )
Decorrido os dias de incubação, analisou-se o crescimento das colônias:
- Diluição 10-1: 1 colônia isoladas de coloração amarela;
3 colônia isoladas de coloração branco leitosa;
1 pequeno tapete microbiano de coloração branco leitosa
- Diluição 10-3: 2 tapete microbiano de coloração branco leitosa
- Diluição 10-5:1 tapete microbiano coloração branco leitosa, com colônias difusas e crescimento invasivo.
(Vcs acham q ficaria melhor em uma tabela?)
Através das observações das placas, foi possível concluir que à técnica de diluição seriada, proporciona uma seletividade microbiana.
Para a determinação do número de microrganismos da amostra original, seleciona-se as placas com 30 a 300 colônias. Em seguida calcular o número de UFC/mL da amostra multiplicando o número de colônias pelo inverso da diluição inoculada.
(Fiquei com dúvida, como o nosso deu menos de 30 tem q realizar o cálculo?)
4.2 Teste presuntivo – Caldo lactosado (CL)
O teste presuntivo consiste na distribuição de porções múltiplas ou submúltiplas decimais de 1 mL da amostra em tubos de ensaio contendo caldo lactosado simples (CLS) e caldo lactosado duplo (CLD) e tubos de Durham invertidos, seguida de incubação. (Figura 2)[pic 2]
[pic 3]
Observou-se o crescimento bacteriano e a formação de gás, qualificando as amostras como positivas, as que não encaixaram nessas características (negativa), foram descartadas (Quadro 1).
[pic 4]
Observação | |
Caldo lactosado simples + 0,1 mL de amostra | 2 tubos apresentaram turvação e desprendimento de gás |
Caldo lactosado simples + 1 mL de amostra | 3 tubos apresentaram turvação e desprendimento de gás |
Caldo lactosado duplo + 10 mL de amostra | Todos apresentaram turvação e desprendimento de gás |
(Lembro que teve algumas amostras que não houve desprendimento de gás só turvou, mas fizemos o teste com ela, só não lembro qual foram, coloquei como se todas
Através desse teste presumimos a existência de coliformes na água coletada, uma vez que foi possível observar a produção de gás, que é característico desse grupo, pois eles fermentam a lactose.
O grupo coliforme pode ser dividido em dois subgrupos: coliformes totais e coliformes termotolerantes, estes antigamente tidos como coliformes fecais por serem de origem exclivamente fecal. O grupo dos coliformes totais inclui gêneros que não são de origem exclusivamente fecal. Em laboratório, a diferença entre coliformes totais e termotolerantes é feita através de meios de cultura diferenciais e da temperatura. Os coliformes termotolerantes continuam vivos mesmo a 44,5ºC e têm a capacidade de fermentar a lactose a essa temperatura, enquanto que os coliformes totais têm crescimento a 35ºC. (UFPE)
...