TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Filtração

Por:   •  6/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.342 Palavras (10 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 10

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza[pic 1]

Escola Técnica Estadual de Suzano

Relatório de aula prática: filtração

Nomes

SUZANO – SP                                              

2022

Relatório de aula prática: filtração

Ana Carolina Pereira de Sousa

Emily Elizabeth Crespo Albuquerque

Felipe Peixoto Soares Martins

Gabriel Vinícius Almeida Vieira

Jizlaine Andrade Lima

Trabalho apresentado em atendimento as exigências da disciplina Boas Práticas Laboratoriais para composição de nota parcial.

Professora: Rita Martines

SUZANO – SP                                              

2022

INTRODUÇÃO

         A filtração é um processo de separação de misturas heterogêneas sólidas - líquido ou sólido - gás que consiste em fazer a mistura atravessar um material poroso capaz de reter a fase sólida e deixar atravessar a fase fluida, neste caso o material filtrante pode ser de vários tipos: papel, algodão vegetal, lã de vidro, carvão ativo, etc. O que determina o melhor filtro a ser utilizado dependerá do material a ser filtrado (SANVIDO e JUNIOR, s.d).

        Os papéis de filtro possuem várias especificidades, pois são fabricados em vários graus de espessura e porosidade e a escolha do mesmo será em função do material a ser retido. A escolha do papel de filtro é feita em função da análise qualitativa ou quantitativa, já que existem estes dois tipos de classificação do papel, a capacidade de retenção dos papeis quantitativos é dada a partir de faixas, tais como: faixa verde, faixa azul, faixa preta e outras. Quando existe grande quantidade de material a ser filtrado, ou mesmo quando a filtração é muito lenta, o mais indicado é fazer uma filtração sob pressão reduzida - vácuo (SANVIDO e JUNIOR, s.d).

       A filtração a vácuo é uma técnica utilizada para diminuir o tempo de filtração, principalmente quando se tem grande quantidade de material. Para isso é montada toda a aparelhagem, encaixar uma mangueira ao Kitassato conectar a mangueira a linha de vácuo, encaixar o funil de Buchner no Kitassato com uma alonga de borracha. A filtração quando feita a vácuo ocorre em segundos e até minutos (SANVIDO e JUNIOR, s.d).


OBJETIVO

Realizar filtração de misturas heterogêneas sólido-líquido através da filtração a vácuo e da filtração simples, usando papel de filtro com dobradura simples e pregueada.


Materiais e equipamentos                                                                        

Argola com mufa

Alonga de borracha

Bagueta

Béquer de 100 e 250 ml

Funil analítico

Funil de Buchner

Garra com mufa

Mangueira de borracha

Papel de filtro

Pêra de segurança

Pipeta graduada 10 ml

Pisseta

Kitassato

Suporte Universal

Reagentes

10 mL de Leite

CaCO3

5 mL de Solução de Sulfato de Zinco 30%

5 mL de Solução de Ferrocianeto de Potássio 15%

5 mL de Solução de Sulfato de Cobre II

5 mL de Solução de hidróxido de Sódio;

Água destilada

   

   

Procedimentos

A) Filtração simples com dobradura simples

Em um béquer de 100 mL adicionar, com o auxílio de uma pêra em uma pipeta graduada, 5 mL de sulfato de cobre (CuSO4) e 5 mL de hidróxido de sódio (NaOH), misturar os dois com a ajuda de uma bagueta. Em seguida montar o suporte universal com argola de ferro junto de um funil de vidro e um béquer de 250 mL embaixo para receber o filtrado, encaixar o papel filtro com dobradura simples no funil (figura A) molhar o papel um pouco para aderir melhor e transferir toda a mistura com a ajuda de uma bagueta para o funil, esperar começar a filtração.

Figura A – Dobradura Simples

[pic 2]

Fonte: SANVIDO e JUNIOR, s.d

B) Filtração simples com dobradura pregueada

Em um béquer de 250 mL adicionar 10 mL de leite pasteurizado, 50 mL de água (H₂O), agitar com a ajuda de uma bagueta, adicionar 5 mL de sol. de ferrocianeto  de potássio e 5 mL de sol. de sulfato de zinco, agitar novamente e acrescentar mais 30 mL de água e misturar tudo. Montar o suporte universal com argola de ferro junto de um funil de vidro e um béquer de 250 mL embaixo para receber o filtrado, encaixar o papel filtro com dobradura pregueada no funil (figura B). Molhar o papel um pouco para aderir melhor e transferir toda a mistura com a ajuda de uma bagueta para o funil sem deixar que o volume chegue até a borda, esperar começar a filtração.


Figura B – Dobradura Pregueada

[pic 3]

Fonte: SANVIDO e JUNIOR, s.d

C) Filtração a pressão reduzida (à vácuo)

Em um béquer de 100 mL adicionar uma espátula de carbonato de sódio (CaCO3) e 50 mL de água (H₂O) misturar com uma bagueta. Montar a aparelhagem para filtração a vácuo, encaixar uma mangueira ao Kitassato conectar a mangueira a linha de vácuo, encaixar o funil de Buchner no Kitassato com uma alonga de borracha, colocar o papel filtro no funil, molhar o papel um pouco com cuidado para não rasgar, abrir a torneira do vácuo para fixar o papel (3-5 segundos) sem deixar que seque. Com o vácuo desligado, transferir toda mistura, ligar o vácuo e esperar alguns segundos até começar a filtração, após o termino repetir o processo caso tenho passado algum resíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (564.2 Kb)   docx (488.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com