O Relatório de Microbiologia
Por: Ellen_Nelle • 1/9/2019 • Relatório de pesquisa • 273 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
4. ANÁLISE DE RESULTADOS
Colocaram-se as placas de petri utilizadas na aula anterior na autoclave para lavar, e outras duas placas para realizar a esterilização de forma que fosse possível utilizá-las sem contaminação. Pesou-se 2,5 g de ágar de cérebro-coração em um erlenmeyer onde também se adicionou 50 ml de água, a vidraria fora fechada com auxílio de uma touca e a solução fora aquecida até que fervesse.
O erlenmeyer também fora levado à autoclave, e depois disso a solução fora colocada na placa e levada ao congelador, até que endurecesse. Semeou-se então, a amostra biológica em uma das placas, cujo fora pega em um dos bebedouros da escola, realizou-se esse procedimento próximo ao bico de bunsen, para se criar uma zona estéril e livre de bactérias, a outra placa não fora semeada, pois esta seria a placa controle, que tem como objetivo testar o meio, para verificar se está tudo muito bem esterilizado e sem contaminações. Ambas as placas foram levas à estufa, para a verificação na aula seguinte.
Retiraram-se as placas da estufa, e imediatamente vimos que a placa controle estava contaminada.
[pic 1]
Imagem 1: placa controle. Foto autoral.
As hipóteses levantadas do motivo que isso veio a ocorrer são muitas, pois houve descuidos, como o fato de não ter-se feito o uso de luvas. Também há a possibilidade de alguém ter espirrado em cima da placa, ou da esterilização não ter sido realizada da maneira mais correta. O que se encontra na placa são colônias de fungos.
Já na placa semeada, encontram-se colônias de bactérias e fungos, contendo uma grande quantidade de larvas, como podemos verificar:
[pic 2]
Imagem 2: Placa semeada. Foto autoral.
...