O Relatório Bioquímica
Por: adamcnehls • 22/5/2017 • Relatório de pesquisa • 1.242 Palavras (5 Páginas) • 394 Visualizações
ANALISE DE ENZIMAS
Adam Christian Nehls
Marcio Ferrari
Cristian Gerson
Wesly Volpi
Professora Endi Pricila Alves
RESUMO
O resumo deve ser estruturado de forma a conter: introdução, objetivos, metodologia (materiais e métodos), resultados e conclusão. Normalmente, o resumo não excede 900 caracteres, aproximadamente 15 linhas ou 250 palavras. O resumo deve ser uma apresentação concisa dos pontos relevantes do texto.
Palavras-chave: Enzimas. Bioquímica. Experimento.
1 Introdução
Os organismos vivos são formados por coleções de moléculas inanimadas que interagem entre si. O objetivo básico da Bioquímica é mostrar como essas coleções de moléculas inanimadas interagem entre si, mantendo e perpetuando os organismos vivos através da químicas aplicada a um nível molecular.
Enzimas
As enzimas são proteínas especializadas na catálise de reações biológicas, elas possuem extraordinária especificidade e poder catalítico, que são muito superiores aos dos catalisadores produzidos pelo homem. Praticamente todas as reações que caracterizam o metabolismo celular são catalisadas por enzimas
Como catalisadores celulares extremamente poderosos, as enzimas aceleram a velocidade de uma reação, sem no entanto participar dela como reagente ou produto, as enzimas atuam ainda como reguladoras deste conjunto complexo de reações, elas são, portanto, consideradas as unidades funcionais do metabolismo celular.
Enzimas propriedades e características
Eficiência catalítica maior que os catalisadores químicos
Alto grau de especificidade pelo substrato
Funcionam em soluções aquosas
Atuam em condições suaves de t° e pH
Aparecem com estrutura inalterada ao final da reação
Não alteram o equilíbrio químico das reações, apenas o aceleram
2 desenvolvimento
Foi realizado no laboratório de química no dia 01/04/2016, dois procedimentos envolvendo enzimas, no primeiro experimento verificamos a extração e caracterização de enzimas, e no segundo verificamos a ação enzimática em carboidratos e proteínas.
2.1 Extração e caracterização de enzimas
As reações enzimáticas são muito importantes em alimentos, podendo ser tanto benéficas, quanto prejudiciais quando por exemplo tratamos do escurecimento de frutas como banana ou maçã, quando expostas ao ar. Esse escurecimento enzimático é causado pela Polifenoloxidase e também pode ser observado na batata e outros vegetais de cor clara.
As enzimas Catalase e Peroxidase também são exemplos de enzimas de grande interesse na área de alimentos. Elas ocorrem em plantas, animais e microrganismos. Nos animais e vegetais, acredita-se que a função delas é proteger os tecidos contra os efeitos tóxicos da água oxigenada (H2O2) formada durante o metabolismo celular, uma vez que aceleram a decomposição dessa substância em H2O e O2. A diferença entre elas está no mecanismo de ação. Enquanto a Catalase reduz diretamente a água oxigenada a água e gás oxigênio, a Peroxidase o faz acelerando a reação da água oxigenada com um substrato específico, por exemplo, o Guaiacol, formando um composto marrom escuro. Os esquemas abaixo representam essas reações:
[pic 1]
2.2 Matérias e métodos
Vidrarias e equipamentos:
Becker de 100 ml e 1000 ml
Tubos de ensaio de 100 ml
Pipetas graduadas
Vidro de relógio
Espátula
Suporte com garra
Papel filtro
Chapa aquecedora
Termômetro
Fita de pH
Liquidificador
Reagentes:
Agua destilada
Extrato enzimático (maçã triturada)
Reagente de Biureto
Agua oxigenada 10 V
Guaiacol
Procedimentos
Preparo do estrato enzimático
Foi lavado duas maçãs e trituradas no liquidificador, e adicionado 250 ml de agua destilada, logo após filtrado com ajuda do papel filtro, foi observado que durante a filtragem já ocorria o escurecimento do extrato devido a atividade enzimática.
Caracterizações das enzimas
Reação do biureto
Foi preparado a seguinte de tubos de ensaio e identificados:
No 1º tubo com cinco gotas do filtrado extrato enzimático com mais 2 ml de água destilada e reservado
No 2º tubo com 2 ml de água destilada
Após foi agitado e adicionado e 2 ml do reagente de Biureto em cada um dos tubos, ambos foram Reservados e comparados entre si. Teste para Catalase Foi preparado os seguintes tubos de ensaio: 1º foi adicionado em um tubo 5 gotas de água oxigenada 10V, e no 2º foi adicionado 5 ml do filtrado enzimático + 5 gotas de água oxigenada 10V. Após foi tampando a boca dos tubos, misturado os conteúdos por inversão, sem agitar e deixado em repouso por alguns minutos. Teste para Peroxidade Este procedimento não foi realizado no laboratório pois faltou o reagente Guaiacol. |
2.2.1 Analises dos resultados
Na primeira etapa da parte experimental ao adicionarmos reagente de Biureto aos dois tubos de ensaio podemos percebe que o tubo 1 que continha solução enzimática após uns dez minutos apresentou em comparação com o liquido filtrado inicialmente, coloração mais clara, pelo fato do reagente de Biureto desacelerar a ação enzimática.
Já no segundo tubo não apresentou nem uma reação química. O Biureto por desacelerar ou quase inativar a enzima, demonstra uma característica inibidora em relação às enzimas.
...