O Relatório Química
Por: thiagoaraujo99 • 31/1/2019 • Relatório de pesquisa • 400 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
Introdução
As reações químicas permitem que seja possível realizar uma análise química do processo observado, e dessa análise pode-se observar relações entre as quantidades de concentrações usadas, essas relações são chamadas de análise volumétrica que é baseada nas medidas de volume. Na análise volumétrica é utilizado o processo de titulação que consiste em adicionar uma solução padrão gota a gota com o uso de uma bureta em outra solução que é chamada de solução problema até atingir o ponto de equivalência.
Os métodos volumétricos são classificados de acordo com o tipo de reação que ocorre, podendo assim ocorrer uma volumetria de neutralização, que é a combinação de íons H+ e OH- com a formação de água, aplicado a determinação de substancias ácidas ou básicas, volumetria de oxidação – redução, em que um agente redutor é titulado com um agente oxidante, e também volumetria de precipitação, na qual o íon a se determinar é precipitado por outro de carga oposta que veio da solução padrão. A acidimietria e alcalimetria consistem em determinar respectivamente a concentração de um ácido ou base com o uso de uma solução titulada de caráter oposto. Tanto na acidimietria quanto na alcalimetria o ponto de equivalência é determinado pela mudança de cor ou pela formação de precipitado na solução, para que seja possível analisar a mudança de cor é usado um indicador como a fenolftaleína, o ponto que ocorre a mudança é chamado de ponto de viragem que no caso da fenolftaleína é entre o pH 8,2 e 9,8, ela em meio básico apresenta coloração avermelhada e em meio ácido coloração incolor.
A padronização de uma solução envolve o método de volumetria e consiste em determinar sua real concentração, ela é feita pois erros podem ocorrer ao preparar uma solução, como erro de pesagem e de transferência de soluto. Na padronização são usadas soluções padrões que podem ser primárias ou secundárias, as primárias são soluções cujo soluto tem como característica ser sólido e não sublimar, existir em alto grau de pureza, ser de fácil obtenção, não ser higroscópio, não sofrer oxidação nem carbonatação, reagir facilmente com soluções de padrões secundários e possuir alto peso molecular, um exemplo de solução padrão primária é o ácido oxálico. A solução padrão secundária é uma solução padronizada em que o soluto não é primário.
Objetivo
Na aula prática realizada o intuito foi de determinar quantitativamente uma solução de ácido e uma solução de ácido
...