O Relatório Soluções
Por: Roio Roial • 4/5/2022 • Relatório de pesquisa • 1.025 Palavras (5 Páginas) • 135 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CENTRO MULTIDISCIPLINAR DE PAU DOS FERROS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE QUÍMICA GERAL PROFESSOR: JOSÉ MARIANO DA SILVA NETO DISCENTE: THOMAS ANTONIO DE FREITAS FERREIRA[pic 1]
MATRÍCULA:(2020022341)
RELATÓRIO DE PRÁTICA EXPERIMENTAL
CAPÍTULO VIII: SOLUÇÕES
PAU DOS FERROS – RN 04/2022
CAPÍTULO VIII: SOLUÇÕES
- OBJETIVOS
Inteirar o aluno com os cálculos e preparo de soluções.
INTRODUÇÃO
Quando mi sturados dois elementos tendo assim um resultado homogêneo, temos
então uma solução, esta pode ser classificada em solução solida, liquida ou gasosa,
dependendo das formas físicas dos elementos envolvidos, geralmente são denominados
solutos e solventes, sendo o soluto o material que se dissolve no solvente, na maioria
dos casos o soluto estará em menor quantidade. A solução pode ser insaturada,saturada ou supersaturada.. Este e outros conceitos foram abordados em sala, e utilizados no experimento explicado por meio deste relatório.
MATERIAIS E MÉTODOS Materiais:
- Balão volumétrico de 50 mL;
- Balão volumétrico de 100 mL;
- Bastão de vidro;
- Becker de 100 mL;
- Espátula;
- Funil simples;
- Pipetas.
Reagentes:
- Ácido clorhídrico (HCl), =1,19g/mL, τ=37,5%;
- Hidróxido de sódio (NaOH).
Procedimento experimental solução de HCl 0,1 mol/L:
Adicionamos 10 mL da solução de HCl 0,5 mol/L - preparada anteriormente - em um balão de 50 mL, após isso, completamos o balão com água destilada até o menisco, seguindo o procedimento de preparo indicado.
Procedimento experimental solução de NaOH 0,5 mol/L:
Pesamos 2,0 g de NaOH em um Becker limpo e seco na balança analitica, e dissolvemos, no próprio Becker, com água destilada, com auxílio de um funil, transferimos a solução para um balão de 100mL, e completamos o balão até o menisco, seguindo os procedimentos de preparo de soluções, por fim rotulamos a solução e a guardamos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Com base nos procedimentos utilizados para se obter as soluções de HCl e NaOH em
diferentes concentrações, como: HCl com molaridades diferentes, sendo HCl 0,5 mol/L a
partir de 50 m L do ácido concentrado, e utilizando uma quantidade de 10 mL da matriz
preparada foi possível produzir uma solução menos concentrada do ácido, de HCl 0,1 mol/L.Na utilização do hidróxido de sódio preparou-se uma solução com 0,5 mol/L dessa substância.
ANEXOS:[pic 2][pic 3][pic 4]
Pré-Laboratório
O que é solução?
Solução é uma mistura homogênea constituída por duas ou mais substâncias numa só fase, formadas por um solvente e um ou mais solutos
Descreva o procedimento adequado para preparar uma solução quando o soluto é um líquido.
As vidrarias utilizadas são a pipeta volumétrica e o balão volumétrico, este possui um traço de aferição situado no gargalo, que determina o limite da capacidade do mesmo, quando o solvente atingir o traço de aferição, observa-se a formação de um menisco. Para preparar a solução, primeiro devemos dissolver o soluto com um pouco de solvente até obter uma mistura homogénea. Transferir a mistura para um balão volumétrico, com a ajuda de um funil de vidro e de uma vareta de vidro e completar a solução com o solvente até atingir a linha do menisco.
Descreva o procedimento adequado para preparar uma solução quando o soluto é sólido.
A preparação de uma solução a partir de um sólido qualquer consiste na dissolução de determinada massa (previamente calculada) do sólido, em determinado volume de um solvente apropriado.
Qual o procedimento para preparar uma solução diluída a partir de uma solução concentrada de uma determinada substância?
Diluir significa acrescentar solvente. Assim, a massa do soluto não se altera, porém a concentração e o volume sim. Como acrescentamos solvente em uma solução já preparada, então a tendência é o volume da solução aumentar e a concentração diminuir.
Calcule o volume de HCl necessário para preparar 250 mL de solução de HCl 0,5 mol/L, partindo de uma solução de HCl a 37% em massa e = 1,19 g/mL
Devemos primeiro calcular qual a concentração molar da solução inicial. A mesma possui uma densidade (d) de 1,19 g/mL ou 1.190 g/L e 37% ou 0,37% em massa (T). Logo, sua concentração comum (C) será:
...