O Relatório de Metodologia
Por: Luan Souza • 2/4/2019 • Relatório de pesquisa • 559 Palavras (3 Páginas) • 125 Visualizações
MÉTODOS
A metodologia do trabalho foi feita em partes, oito no total, se considerado o levantamento com auxilio exclusivo do teodolito, não usando assim a estação total. Todas suas partes tem grande importância para o levantamento e serão detalhados abaixo:
[pic 1]
(Teodolito)
1-) Primeiro Passo: Inicialmente foi feito um contato inicial do terreno, com calma examinando o local e já pensando nas estratégias para obter os dados dos pontos sugeridos.
2-) Segundo Passo: Agora o objetivo é botar as principais informações da observação no papel, colocando o modelo da poligonal que será feita e os principais acidentes que serão necessários atentar no terreno.
3-) Terceiro Passo: A terceira medida tomada foi estacionar o instrumento (Teodolito) no primeiro ponto que iriamos começar o levantamento, o ponto A, e depois escolher qual seria o sentido do encaminhamento, horário ou anti-horário.
O estacionamento do teodolito também leva alguns passos que precisam de muita atenção:
3.1) Primeiramente para estacionar o instrumento, devemos centra-lo no ponto desejado, olhando no próprio teodolito se o mesmo esta no centro do piquete.
[pic 2]
(Verificação da centragem do teodolito). Imagem meramente ilustrativa.
3.2) Nivelamento Inicial: Nessa parte do estacionamento o objetivo é ajustar os pés do tripé para que assim a bolha de regulagem ficasse centrada e evitasse erros.
[pic 3]
(Bolha do teodolito)
3.3) Calçar o instrumento: Como o titulo auto explica, nessa parte fixaremos os pós do tripé no solo, evitando assim que o mesmo se desloque durante o manejo do teodolito e causando erros.
3.4) Nivelamento de Precisão: Após esse nivelamento inicial, foi necessário um novo tipo de ajuste, um nivelamento de precisão usando os parafusos calantes, usando o nível tubular como referência. Essa parte foi feita com bastante cautela, tendo em vista que o ajuste nos parafusos é muito sensível, fazendo com que qualquer variação na sua rotação, representasse grandes diferenças no nível do ajuste.
[pic 4](Manejo dos parafusos calantes)
4-) Quarto Passo: O quarto passo resumidamente é fazer as leituras do ultimo vértice do encaminhamento, nesse caso se for estabelecido o sentido horário, fazendo a leitura de ré na estação E4 e em seguida a leitura de vante no próximo vértice, ou seja o E2, anotando tudo na planilha passada em sala de aula.
5-) Quinto Passo: Repetir o mesmo procedimento nos demais pontos, anotando tudo na planilha.
6-) Sexto Passo: Essa parte já não estamos mais em campo, com todos os dados devidamente anotados na pratica, faremos agora os cálculos no escritório, fazendo o fechamento angular e linear.
...