O Relatório de Padronização
Por: Maria Fernanda Bertao • 11/3/2024 • Ensaio • 2.190 Palavras (9 Páginas) • 60 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA[pic 1]
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS DO PONTAL
Curso de Graduação em Química: Licenciatura Noturno
Disciplina: Química Analítica Quantitativa Experimental (ICENP34402) |
Preparação de soluções, padronização e titulações de neutralização |
Data de realização do experimento 28 / 02 / 2024 |
Matrícula | Membros do grupo: |
22211QMI205 | Gabriel Souza De Oliveira Vieira |
22011QMI008 | Maria Fernanda Bertão de Araújo Lamin |
22211QMI201 | Miguel Teixeira Meireles |
Ituiutaba / MG
2024
OBJETIVOS
Padronizar soluções de hidróxido de sódio, ácido cloridríco e acético através da volumetria de volatilização. Determinar a concentração “real” das soluções com técnicas experimentais corroborando com a teoria da volumetria.
EXPERIMENTAL
Solução de hidróxido de sódio a 0,5 mol L-1
Foi calculado a quantidade de hidróxido de sódio necessária para preparar 250 mL de uma solução 0,5 mol L-1. Pesou-se cerca de 5 g de NaOH em uma balança semi-analítica (± 0,0001 g). Dissolveu-se a massa de NaOH em pequena quantidade de água e após a mesma esfriar foi transferida para um balão volumétrico de 250 mL. O béquer foi lavado várias vezes e o balão foi completado até a marca de aferição.
Solução de ácido cloridríco a 0,5 mol L-1
Foi calculado o volume de ácido cloridríco 37% (m/m) necessário para preparar 100 mL de uma solução 0,5 mol L-1. Pipetou-se usando uma pipeta graduada cerca de 4,17 mL de HCl concentrado que em seguida foi adicionado a um balão volumétrico com certa quantidade de água. O balão foi completado até a marca de aferição.
Solução de ácido acético a 0,5 mol L-1
Foi calculado o volume de ácido acético 97% (v/v) necessário para preparar 50 mL de uma solução 0,5 mol L-1. Pipetou-se, na capela, usando uma pipeta graduada cerca de 1,47 mL de ácido acético glacial que em seguida foi adicionado a um balão volumétrico com certa quantidade de água. O balão foi completado até a marca de aferição.
Padronização da solução de hidróxido de sódio
Foi calculada a massa de biftalato de potássio necessária para neutralizar 5 mL da solução de NaOH 0,5 mol L-1. Foram utilizados 3 erlenmeyers, cada um com cerca de 0,510 g de biftalato de potássio pesado em uma balança semi-analítica.
O biftalato de potássio contido nos 3 erlenmeyers foram dissolvidos, cada um, com 10 mL de água e adicionou-se 2 gotas de fenolftaleína 0,1% (m/v).
Montou-se o sistema de titulação e a bureta foi ambientada com 2 mL de NaOH a 0,5 mol L-1 onde a solução desprezada foi reutilizada. A bureta foi preenchida até o zero e em seguida adicionou-se, gota a gota, da solução de NaOH no erlenmeyer com a solução de biftalato de potássio.
O erlenmeyer foi agitado constantemente durante o processo de titulação.
Foi observado a mudança de coloração, de incolor para rosa, da solução contento a fenolftaleína, assim que observado a torneira da bureta foi fechada e o volume gasto da solução de NaOH foi anotado. O procedimento foi replicado para as demais massas de biftalato de potássio. Obteu-se a concentração de NaOH a partir dos valores obtidos na triplicata.
Padronização da solução de ácido cloridríco
Adicionou-se em 3 erlenmeyers 5 mL de solução de ácido cloridríco a 0,5 mol L-1 pipetado com pipeta graduada. Em seguida foi adicionado 10 mL de água destilada e 1 gota de fenolftaleína a 0,1% (m/v) em cada um dos erlenmeyers. Com o sistema de titulação montado a bureta foi preenchida com solução de NaOH a 0,5 mol L-1 até o zero e em seguida adicionou-se, gota a gota, da solução de NaOH no erlenmeyer com a solução de ácido cloridríco. O erlenmeyer foi agitado constantemente durante o processo de titulação.
Foi observado o ponto de viragem da solução contento a fenolftaleína, assim que observado a torneira da bureta foi fechada e o volume gasto da solução de NaOH foi anotado. O procedimento foi replicado para as demais soluções de ácido cloridríco. Obteu-se a concentração de HCl a partir dos valores obtidos na triplicata.
Padronização da solução de ácido acético
Adicionou-se em 3 erlenmeyers 5 mL de solução de ácido acético a 0,5 mol L-1 pipetado com pipeta graduada. Em seguida foi adicionado 10 mL de água destilada e 1 gota de fenolftaleína a 0,1% (m/v) em cada um dos erlenmeyers. Com o sistema de titulação montado a bureta foi preenchida com solução de NaOH a 0,5 mol L-1 até o zero e em seguida adicionou-se, gota a gota, da solução de NaOH no erlenmeyer com a solução de ácido acético. O erlenmeyer foi agitado constantemente durante o processo de titulação. Foi observada a mudança de coloração do indicador, assim que observada a torneira da bureta foi fechada e o volume gasto da solução de NaOH foi anotado. O procedimento foi replicado para as demais soluções de ácido cloridríco. Obteu-se a concentração de HCl a partir dos valores obtidos na triplicatas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Preparo das soluções
-Solução de hidróxido de sódio a 0,5 mol L-1
Para o preparo da solução é necessário realizar os cálculos estequiométricos que indiretamente fornecem a quantidade de massa requerida para determinada concentração.
MNaOH = ?
VSOL= 250 mL
[NaOH] = 0,5 mol ∙ L-1
[pic 2]
0,5 mol ∙ L-1 ∙ 0,25 L = N
N = 0,0125 mol
[pic 3]
M = N ∙ MM
M = 0,125 mol . 40 g ∙ Mol-1
M = 5 g de NaOH
Após os calculos feitos, pesou-se 5,115g de NaOH, foi colocado em um erlenmeyer, junto a uma quantidade de água, antes de adicionar na bureta.
...