O Relatório de Química
Por: Emanuelspark7332 • 30/11/2020 • Relatório de pesquisa • 1.122 Palavras (5 Páginas) • 139 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE QUIMICA E EXATAS - CAMPUS DE JEQUIÉ
Sabão e detergente
Relatório elaborado para fins avaliativos da disciplina Técnicas básicas de laboratório, ministrada pelo docente Rubens Barreto.
Por Emanuel Vitor e Silvestre Fontana.
Jequié – Ba
Maio – 2007
Sumário
Objetivo...................................................................................................... 3
Introdução................................................................................................... 4
Materiais e reagentes................................................................................. 5
Procedimentos........................................................................................... 6
Discussão....................................................................................................8
Conclusão....................................................................................................9
Referências Bibliográficas .........................................................................10
Objetivo
Utilizar corretamente as técnicas de preparo de sabão e detergente, verificando o poder limpante e o caráter emulsificante dos mesmos.
3
Introdução
A água, por si só, não remove certos tipos de sujeira, como, por exemplo, restos de gordura. Isso acontece porque as moléculas de água são polares e as de gordura, apolares. O sabão exerce um papel importante na limpeza porque a molécula possui as duas naturezas, no que diz respeito à polaridade. Dessa maneira, ao lavarmos algum objeto engordurado, as gotículas de gordura são envolvidas pelas moléculas de sabão (e de detergente também).
Geralmente, o sabão é obtido de gorduras (de boi, de porco, de carneiro, etc) ou de óleos (de algodão, de vários tipos de palmeiras, etc.). A hidrólise alcalina de glicerídeos é denominada, genericamente, de reação de saponificação porque, numa reação desse tipo, quando é utilizado um éster proveniente de um ácido graxo, o sal formado recebe o nome de sabão.
A glicerina (ou glicerol) é um subproduto da fabricação do sabão. Ela é adicionada aos cremes de beleza e sabonetes, pois é um bom umectante, isto é, mantém a umidade da pele. Em produtos alimentícios ela também é adicionada com a finalidade de manter a umidade do produto.
Os detergentes são produtos sintéticos, fabricados pela indústria petroquímica. Eles começaram a ser comercializados a partir da Segunda Guerra Mundial, quando houve escassez de matéria prima, óleos e gorduras, para a fabricação de sabão. Esses detergentes causam a formação de espuma nos rios e dificultam a oxigenação da água. Posteriormente, passou-se a usar detergentes biodegradáveis, que não apresentam esses inconvenientes e são formados por compostos orgânicos de cadeia linear, ou seja, sem ramificações o que possibilita que os microorganismos degradem essas substâncias.
4
Materiais e reagentes
- Erlenmeyer
- Béquer
- Tubo de ensaio
- Pipetas de Pasteur
- Tela de amianto
- Tripé
- Funil
- Papel filtro
- Bico de Bunsen
- Bastão de vidro
- Margarina
- Etanol
- Solução de NaOH 12mol/L
- Álcool etílico
- Ácido sulfúrico
- Solução etanólica de fenolftaleina
- Detergente comercial
- Óleo vegetal
- Cloreto de cálcio
5
Procedimento
1- Preparo de sabão
Colocou-se 5 ml de solução de hidróxido de sódio 12mol/L em um erlenmeyer contendo 5 ml de etanol e agitou o sistema. Logo em seguida colocou-se 10g (cerca de 10 ml) de margarina em um béquer aquecendo-o até atingir a temperatura de aproximadamente 60ºC.
Aqueceu-se a solução do erlenmeyer até 35ºC, e logo em seguida transferiu-se essa para um béquer contendo a margarina fundida, agitando até a formação de um composto denso.
Retirou-se uma pequena porção do composto que ficou no béquer e colocou-se em tubo de ensaio que estava com água até a sua metade logo em seguida agitou-se o sistema.
2- Preparo de detergente
Colocou-se 20 gotas de álcool etílico e 15 gotas de ácido sulfúrico, concentrado em um tubo de ensaio, logo em seguida em outro tubo de ensaio colocou-se 20 gotas de uma solução de hidróxido de sódio e 2 gotas de fenolftaleína. Gotejou a solução do primeiro tubo de ensaio no segundo tubo com ajuda da pipeta de Pasteur agitando continuamente.
Filtrou a solução para separar o precipitado, e em seguida colocou 2 ml de água num outro tubo e acrescentou uma parte do precipitado, agitando o sistema.
3- Estudo do caráter emulsificante do sabão e detergente.
Colocou-se 2 ml de água e 2 ml de óleo num tubo de ensaio. Repetiu-se o mesmo procedimento num outro tubo de ensaio, porém, adicionando-se também 2 gotas de detergente.
4- Estudo do poder limpante de espumas do sabão e detergente em alguns meios.
Preparou-se os frascos de acordo com a tabela abaixo, agitando-se continuamente.
Tabela 1: preparo de frascos
Frasco 1 | Frasco 2 | Frasco 3 |
2 ml de água + 1 gota de detergente | 2 ml de água + 1 gota de detergente + 1 gota de ácido | 2 ml de água + 1 gota de detergente + uma medida de CaCl2 |
Frasco 4 | Frasco 5 | Frasco 6 |
2 ml de água + 1 pedaço de sabão | 2 ml de água + 1 pedaço de sabão + 1 gota de ácido | 2 ml de água + 1 pedaço de sabão + uma medida de CaCl2 |
...