O Relatório de Recristalização
Por: Raphael Raphael • 1/5/2017 • Relatório de pesquisa • 809 Palavras (4 Páginas) • 233 Visualizações
1. Introdução
O produto obtido de uma reação química, na maioria das vezes, encontra-se no estado impuro, e é necessário purificá-lo. Se o produto é sólido o método mais comum de purificação é a recristalização. Na qual envolve a dissolução da substância sólida em um solvente quente e o resfriamento lento da solução. A substância dissolvida tem solubilidade menor em temperaturas mais baixas e se separa da solução quando a mesma esfria. A recristalização é um processo de equilíbrio e produz uma substância pura.
Um bom solvente para a recristalização deve dissolver grande quantidade da substância em temperatura elevada e pequena quantidade em temperatura baixa; não reagir com o sólido desejado; ser facilmente removido do sólido desejado; dissolver impurezas em todas as temperaturas ou não dissolver nada.
2. Objetivo
Realizar a recristalização de um composto orgânico e determinar o rendimento percentual do processo de recristalização.
3. Materiais e Métodos
3.1 Materiais utilizados:
- Béquer 500 mL;
- Espátula;
- Bastão de vidro;
- Base de ferro;
- Placa de aquecimento;
- Balança semi-analítica;
- Erlenmeyer 250 mL;
- Papel de filtro;
- Funil de vidro;
- Suporte universal;
- Funil de Büchner.
3.2 Reagentes utilizados:
- Ácido benzoico;
- Carvão ativo;
- Pedras de porcelana porosa.
3.3 Métodos:
Em um béquer de 500 mL, adicionou-se água destilada até a metade e aqueceu-se em uma placa de aquecimento à 80°C. Em um erlenmeyer colocou-se uma espátula de ácido benzóico a ser recristalizado e cinco pedrinhas de porcelana porosa. Aos poucos, adicionou-se a água quente sobre o erlenmeyer com ácido benzóico e as pedrinhas de porcelana porosa até que o mesmo estivesse totalmente dissolvido.
Em seguida, adicionou-se uma ponta de espátula de carvão ativo à solução em aquecimento. Antes de filtrar a solução à quente, o funil com o papel de filtro pregueado e o erlenmeyer vazio foram pré-aquecidos jogando água quente nos mesmos. Filtrou-se a solução à quente por gravidade através de papel filtro pregueado para remover as impurezas insolúveis e o carvão ativo. Foi adicionada mais água fervendo através do papel de filtro para retirar mais cristais. Colocou-se o erlenmeyer com a solução saturada quente, para esfriar lentamente na bancada em cima de uma tela de amianto. Depois que os cristais se formaram e a solução esfriou, colocou-se o frasco de Erlenmeyer num banho de gelo.
Por fim, coletaram-se os cristais formados por filtração a vácuo usando um funil de Büchner e frasco de filtração. Depois, rasparam-se com auxílio de uma espátula suavemente os cristais sobre um papel de filtro e deixe-os secar durante uma semana. Colocou-se o sólido seco num vidro de relógio previamente pesado. Determinou-se o rendimento do material purificado.
4. Resultados e discussões
A massa do ácido benzóico impuro correspondeu a 1,00g.
Durante o aquecimento, o ácido benzóico dilui-se na água. É interessante destacar que se fez o uso das pedras de porcelana porosa, pois por possuírem grande superfície de contato para alojar as microbolhas que se formam na solução durante a ebulição, diminui o excesso de turbulência, melhorando a eficiência do processo, assim evitando a perda de material. Além disso, o uso do carvão ativado se fez necessário por que algumas vezes o material a ser recristalizado pode conter impurezas, as quais podem ser separadas levando a mistura à ebulição na presença de pequena quantidade de carvão ativado (adsorvente).
...