O TRABALHO DE HISTÓRIA
Por: duken59299229 • 14/6/2019 • Ensaio • 640 Palavras (3 Páginas) • 188 Visualizações
TRABALHO DE HISTÓRIA
Aluno: Arthur Félix
Turma: MIN2D3
Tema: Iluminismo
ILUMINISMO (Definição): movimento cultural que se desenvolveu na Inglaterra, Holanda e França, nos séculos XVII e XVIII. Nessa época, o desenvolvimento intelectual, que vinha ocorrendo desde o Renascimento, deu origem a ideias de liberdade política e econômica, defendidas pela burguesia.
IFMG-OP.2019 MINERAÇÃO
Como é possível perceber, a palavra Iluminismo nos remete a luz, iluminação. Mas luz para o que? Antes de começar a falar sobre o Iluminismo devemos levar em pauta o contexto histórico vivido antes de sua “chegada”.
Por meados do século XV, a Europa saia de um período conturbado chamado idade média. As principais características desse período foram de grande importância para o surgimento do Iluminismo. O domínio incontestável da igreja sobre a mentalidade do povo europeu, as disputas territoriais, a peste negra (doença que matou mais de um quarto de toda a Europa e na Ásia no século XIV) dentre outros fatos serviram como inspiração para a “escolha da razão e do conhecimento”. Então o Iluminismo foi justamente isso, uma luz para toda a escuridão que se passava na idade média, também conhecida como Idade das Trevas.
Com o fim da idade média, as pessoas começaram a questionar o porquê das coisas sem serem influenciadas pela igreja católica e todo o pensamento antes “mal formulado”. Isso foi algo cumulativo, cada vez mais as pessoas começaram a usufruir do conhecimento e menos da ignorância.
Essa forma de pensar trouxe não só para a Europa, mas para o mundo uma série de avanços hoje disciplinares em áreas da matemática, química, física, biologia e filosofia, fora avanços políticos, tecnológicos e culturais.
Vários pensamentos e inventos realizados na época do Iluminismo se provaram importantes para os conhecimentos atuais. Modelos explicativos sobre o universo, a lei da gravitação universal (Isaac Newton), avanços na área do cálculo e da decomposição da luz, a criação do primeiro microscópio (Robert Hooke), dentre inúmeros avanços.
O Iluminismo teve vários filósofos e pensadores significativos, porém, os ditos mais importantes são: John Locke, que baseava-se no empirismo, (doutrina filosófica que diz que todo sucesso e conhecimento é atingido essencialmente através da experiência.); Voltaire, defendia friamente a liberdade de pensar, e é dito como um grande crítico ao pensamento da igreja católica; Jean-Jacques Rousseau, defensor da democracia, liberdade e igualdade de direito para todos; Montesquieu, que ficou conhecido por defender a tripartição de poderes (divisão dos poderes estatais em legislativo, executivo e judiciário); Denis Diderot, responsável pela fundação da Enciclopédia, junto com Jean le Rond d'Alembert; e Thomas Hobbes, responsável pelo livro “Leviatã”, onde no mesmo defende pontos relacionados a natureza humana e a necessidade de um governo e de uma sociedade fortes; e por último Adam Smith, teórico responsável pelo livro “A riqueza das nações” e ademais conhecido como pai da economia moderna e um dos mais importantes filósofos do liberalismo econômico.
...