OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA-CANA-DA-AÇÚCAR PARA A PRODUÇÃO DO ETANOL NO BRASIL
Por: Elizandra Porfírio Marçal • 13/9/2016 • Trabalho acadêmico • 5.640 Palavras (23 Páginas) • 612 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8][pic 9]
[pic 10][pic 11][pic 12]
NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA
[pic 13]
EDUCAÇÃO INFANTIL:
Importância e fundamentos teóricos
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagoga
Orientador: Prof. Andrea de Freitas Zompeiro
ALVES, Fabrice. EDUCAÇÃO INFANTIL: importância e fundamentos teóricos. 2015. Total de 26 folhas. Projeto de Ensino Graduação em Pedagogia – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Cidade, 2015.
RESUMO
Para muitos autores, especialistas e professores, o tipo ideal de educação infantil envolve atividades práticas e menos teóricas na forma de educar, cuidar e no brincar da criança, especialmente nos primeiros anos de vida. Embora haja integração entre essas concepções, a prática desses profissionais está geralmente baseada no assistencialismo, condicionando a atuação dos mesmos no abrigo, na proteção, no cuidado e na alimentação da criança. A criança como ser histórico-social, a prática do educar, cuidar e brincar deveria ser integrada a fim de promover uma formação voltada ao exercício da cidadania e ao convívio social, fatores estes essenciais para o desenvolvimento infantil. A este estudo relacionam-se as implicações da teoria na atuação dos profissionais da educação infantil, enfatizando a atualização, o conhecimento profundo e crítico da realidade da criança, desenvolvendo um aprendizado orientado em situações de cuidados e brincadeiras em conjunto com os alunos através do processo de interação. Conceber a educação infantil como instituição educativa a partir do trabalho do profissional junto à criança é fundamental para o desenvolvimento infantil.Faz-se necessário não somente repensar a prática, como a formação do profissional de educação infantil, direcionando-o para um trabalho de aprendizagens diversificadas e significativas, garantindo um desenvolvimento culturalmente rico, além de prazeroso e saudável à criança. Uma vez repensada a prática reflexiva, crítica e criativa torna-se uma consequência vantajosa à criança, às instituições de educação infantil e ao próprio educador.
Palavras-chave: Educação Infantil. Criança. Interação, Educador.
SUMÁRIO
1. Introdução....................................................................................................
2 Revisão Bibliográfica ...................................................................................
3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................
3.1Tema e linha de pesquisa...........................................................................
3.2 Justificativa.................................................................................................
3.3 Problematização.........................................................................................
3.4 Objetivos....................................................................................................
3.5 Conteúdos.................................................................................................
3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................
3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................
3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................
3.9 Avaliação....................................................................................................
4 Considerações Finais...................................................................................
5 Referências..................................................................................................
INTRODUÇÃO
O presente projeto tem o objetivo principal de mostrar que a educação infantil, como um todo e de forma determinante, não implica em apenas dar assistência à criança na forma de apoio, suporte ou abrigo, mas, sim, formar um cidadão crítico e construtivo a partir dos ensinamentos básicos que envolvem sua interação com a família e a sociedade em geral. A criança, regra geral e seguindo normas e regulamentos expedidos pelos órgãos que definem a obrigatoriedade de que ela precisa brincar, divertir-se e estudar, não necessariamente nessa ordem, mas são condições indispensáveis para o seu engajamento social, precisa estar sempre em um grupo de pessoas da sua faixa etária. Da mesma forma, deve haver uma profunda interação entre a formação teórica e a prática doente do profissional que se dispõe a tratar com crianças.
- Em primeiro plano, trataremos de uma revisão bibliográfica onde o foco principal serão as opiniões e dados de autores renomados sobre o assunto.
- Em seguida, mostraremos a importância de um estudo na prática juntamente com o parecer de especialistas na educação infantil.
- Por fim, faremos algumas considerações sobre a avaliação do projeto em si, destacando os pontos positivos de uma educação infantil adequada.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
A história da educação infantil não é uma sucessão de fatos que se somam, mas a interação de tempos, e temas nos quais o período de elaboração da proposta educacionalassistencialista se integra aos outros tempos da história.
Oliveira (1996, p. 13), afirma que:
[...] de educar crianças menores de 6 anos de diferentes condições sociais já eratratada por Comenius (1592–1670) no seu livro ‘The SchoolofInfancy’, publicadoem 1628, onde aquele autor propunha um nível inicial de ensino que era o ‘colo damãe’ (mother’slap). Advogava ele que o processo de aprendizagem se iniciavapelos sentidos. Impressões sensoriais advindas da experiência com manuseio deobjetos seriam internalizados e futuramente interpretadas pela razão. Daí sua defesade que a educação de crianças pequenas deveria utilizar materiais e atividadesdiferentes – passeios, quadros, modelos e coisas reais – segundo suas idades, demodo a auxiliá-los no futuro à fazer aprendizagens abstratas.
...