OUTROS ESTADOS FÍSICOS E INTERMEDIÁRIOS DA MATÉRIA
Por: Mariana Machado Silveira • 22/10/2018 • Trabalho acadêmico • 3.646 Palavras (15 Páginas) • 447 Visualizações
[pic 1]
OS OUTROS ESTADOS FÍSICOS E INTERMEDIÁRIOS DA MATÉRIA
[pic 2]
[pic 3]
Sumário
1. Introdução 3
2. Objetivos 3
3. Os estados físicos da Matéria 4
3.1. Estado sólido 4
3.2. Estado líquido 5
3.3. Estado gasoso 6
3.4. Plasma 7
4. Os estados intermediários da matéria 8
4.1. Condensado de Bose-Einstein 8
4.2 Fluido Supercrítico 8
4.3 Coloides 10
4.4 Supersólido 11
4.4 Condensado Fermiônico 12
5. Conclusão 13
6. Referências.................................................................................................14
Introdução
A matéria é tudo aquilo que ocupa espaço e possui massa. Toda matéria é composta por pequenas partículas e, podem serem encontradas em diferentes estados físicos, de acordo com as condições de temperatura e de pressão a qual a matéria esteja submetida. Os estados físicos comuns são: o líquido, como exemplo a água; o sólido, como exemplo o gelo e o gasoso, como exemplo o vapor de água. Entretanto, com o avanço tecnológico outros estados físicos além do sólido, líquido, gasoso e seus intermediários foram descobertos.
Objetivos
A realização da pesquisa sobre os outros estados da matéria resulta na reformulação de conceitos anteriores já estudados e amplia o conhecimento para os estados físicos recém descobertos, apresentando suas características, analisando os princípios básicos e sua aplicação no cotidiano. Além disso, revisa os estados físicos estudados ao longo do ensino médio e introduz a definição do plasma e dos estados intermediários.
Os estados físicos da Matéria
Os estados físicos da matéria são amplamente conhecidos e a maioria deles são trabalhados a partir da iniciação do estudo em Química, sabe que os três estados físicos são sólido, líquido e gasoso. Porém, é imprescindível recordar o que caracteriza os três estados, pois, em Química, estuda-se a matéria, transformações sofridas, bem com a energia envolvida nessas transformações; as propriedades da matéria, como a densidade, estão claramente ligadas com o seu estado físico, além disso, essas transformações incluem trocas de energia.
Estado sólido
Os sólidos são substâncias duras, incompressíveis e que não possuem espaços vazios entre as moléculas, e isso torna os sólidos muito diferentes dos gases. Não existe, por exemplo, equipamento capaz de aplicar pressão sobre um sólido para reduzir significativamente o seu tamanho. Considera-se que o sólido possui volume quase constante. Quase, porque o volume de um sólido geralmente varia com a temperatura. Na maioria das vezes o aumento da temperatura aumenta o volume de um sólido. Os sólidos apresentam velocidade de fluxo e de difusão infinitamente pequenas e por isso apresentam forma definida. Suas partículas constituintes estão dispostas num arranjo interno regularmente ordenado. A célula unitária que se repete constantemente até os limites do sólido é chamada de retículo cristalino.
As propriedades dos sólidos dependem em parte da geometria, das ligações e das espécies que ocorrem no retículo cristalino. As principais características que os sólidos apresentam são: ponto de fusão, condutividade elétrica e térmica e solubilidade.
O ponto de fusão é a temperatura na qual o sólido se transforma em líquido. Na fusão de um sólido a energia calorífica que foi recebida e que foi transformada em energia cinética, energia de movimento das partículas que se encontram nos vértices do retículo cristalino, é grande o suficiente para fazer com que elas vibrem com tanta intensidade que são capazes de vencer as forças que as mantém unidas.
A condutividade elétrica é a capacidade do sólido de conduzir corrente elétrica se uma diferença de potencial for aplicada a duas extremidades do sólido. Sólidos iônicos conduzem corrente elétrica e sólidos moleculares não.
Solubilidade é a quantidade máxima em gramas ou mol, que se consegue dissolver em um determinado solvente à uma determinada temperatura. A maioria das substâncias apresentam aumento de sua solubilidade com o aumento da temperatura. No entanto, algumas substâncias apresentam uma diminuição de sua solubilidade com o aumento da temperatura, uma delas é o Óxido de Cálcio, usado na usina de açúcar para a limpeza do caldo de cana. A solubilidade das substâncias em água é que nos interessa neste momento e ela se dá em função da afinidade eletrônica existente entre o sólido e a água. Essa afinidade eletrônica pode ser expressa pela famosa frase: "semelhante dissolve semelhante". (Prof.ª Maria Teresa, 2018)
Estado líquido
O estado líquido pode ser obtido ou por fusão de um sólido ou por condensação de um gás. No primeiro processo a energia é absorvida pelo sólido e utilizada para superar as forças de atração entre as partículas no retículo cristalino. E no segundo processo, a energia é retirada e as forças de atração são estabelecidas entre as moléculas se tornando líquido. Um líquido se parece muito com um sólido no que diz respeito à proximidade entre as suas partículas, no entanto a atração não é suficiente para manter as unidades de forma rígida em um retículo cristalino. No estado líquido a maior proximidade entre moléculas sugere uma maior organização que no estado gasoso, porém menor que a organização existente no estado sólido. As moléculas estão próximas quase como nos sólidos, porém com grau de desordem grande quase como nos gases.
...