Obtenção do gas hidrogenio
Por: Charles Crispim de Oliveira • 1/4/2016 • Trabalho acadêmico • 813 Palavras (4 Páginas) • 372 Visualizações
Charles Crispim de Oliveira[pic 3]
Obtenção do Gás Hidrogênio
Relatório de Química Experimental apresentado ao IFPR – Instituto Federal do Paraná - como requisito parcial para obtenção de conceito bimestral
Profª. Gleice Almeida .
PARANAVAÍ
2015
1 Introdução
O hidrogênio é um gás incolor, inodoro, insípido e altamente inflamável com seu ponto de ebulição 20,268K, em seu estado elementar é encontrado em moléculas diatômicas “H2”. Tem como aplicação no meio industrial na produção de amônia, na hidrogenação de óleos e gorduras, combustível para foguetes, células de combustão entre outros. (Baccan, 2007).
É um composto que não é encontrado puro no ambiente terrestre. Sua produção em pequenas quantidades pode ser formados em reações químicas entre ácidos e metais como por exemplo ferro (Fe) mais ácido sulfúrico (H2SO4) formando sulfato de ferro (FeSO4) e gás hidrogênio (H2):
Fe + H2SO4 → FeSO4 + H2
Ou pela reação de hidreto de cálcio com água, formando hidróxido de cálcio (Ca (OH)2) e o gás Hidrogênio:
Ca2 + 2H2O → Ca (OH)2 +2H2
2 OBJETIVOS
Produção do gás hidrogênio laboratorialmente, reações de metais com ácidos e bases.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
Para a realização deste experimento foi necessário a reação de 10 ml de ácido clorídrico 2 Mol/L, e 3 gr de zinco (Zn) respectivamente adicionou-se em um tubo de reação onde coletou-se em outros dois tubos de ensaio o gás hidrogênio conforme a imagem 1.
No segundo instante utilizou-se a reação entre 5 ml de NaOH 1Mol/L e uma pequena quantidade de papel alumínio onde novamente transferiu-se para um tubo de reação e coletou-se em dois tubos de ensaio o gás hidrogênio conforme a imagem 1
Imagem 1:
[pic 4]
4 Resultados e Discussão
As duas reações promovidas em laboratório teve a finalidade de obter o gás hidrogênio com a reação de simples troca de um metal mais ácido, a adição dos reagentes HCl mais Zn tem a formação dos produtos cloreto de zinco (ZnCl2) mais gás hidrogênio(H2) conforme a seguinte reação: 2HCl + Zn → ZnCl2 + H2.
No segundo experimento foi possível observar a formação de bolhas sobre a superfície do alumínio (Al) com o tempo o Alumínio foi sendo consumido, após algum tempo o consumo do metal foi total e houve a formação de um precipitado no fundo do tubo de reação aluminato de sódio. Ao entrar em contato com a solução de NaOH, o alumínio metálico forma um complexo de NA e Al e H2 gasoso. A equação da redação pode ser descrita por: 2NaOH + 2Al → 2NaAlO2 + H2.
5 CONCLUSÃO
Pode-se concluir que o método de produção de hidrogênio a partir de reações entre metais e soluções de ácido e base é um método prático e eficiente, apesar de o recolhimento do hidrogênio ser invariável uma vez que as reações ocorrem ligeiramente.
...