Obtenção Do Gas Hidrogenio
Artigo: Obtenção Do Gas Hidrogenio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nadson0014 • 18/5/2014 • 412 Palavras (2 Páginas) • 283 Visualizações
OBTENÇÃO DO GÁS HIDROGÊNIO
Introdução
O hidrogênio é o primeiro elemento na tabela periódica e possui estrutura eletrônica mais simples (1s1). A estrutura eletrônica do átomo de hidrogênio se assemelha com a dos metais alcalinos, já que ambos possuem um elétron na sua camada de valência. Os metais tendem a perder esse elétron formando íons M+, embora o íon H+ seja conhecido, o hidrogênio tem uma tendência muito maior em compartilhar seu elétron formando ligação covalente. Sua estrutura também se parece com a dos halogênios, pois ambos precisam de um elétron para alcançar estrutura de gás nobre, mas os halogênios formam íons X-, o q não é muito comum com o H, que forma íons H, com poucos metais altamente eletropositivos. Por outra vez, sua estrutura parece com a dos elementos do Grupo 14, já que ambos possuem o nível mais externo semipreenchido. Por apresentar características únicas, e não podendo ser correlacionadas com nenhum dos grupos representativos da tabela periódica, é melhor considerá- lo como um elemento à parte.
O hidrogênio é o décimo elemento mais abundante da crosta terrestre, sendo encontrado em combinação com outros elementos, em especial na água. O H2, é o gás mais leve que se conhece, é incolor, inodoro e quase insolúvel em água.
O gás hidrogênio foi o primeiro produzido artificialmente e formalmente descrito por T. Von Hohenheim (também conhecido por Paracelso) por meio da reação química entre metais e ácidos fortes. Paracelso não tinha o conhecimento de que o gás inflamável produzido por esta reação era constituído por um novo elemento químico. Em 1671 Robert Boyle redescobriu e descreveu a reação entre limalhas de ferro e ácidos diluídos, o que resulta na produção de gás hidrogênio. Em 1783, Antoine Lavoisier deu ao elemento o nome de hidrogênio, quando ele e Laplace reproduziram a descoberta de Henry Cavendish, onde água é produzida quando o hidrogênio é queimado.
Atualmente, algumas indústrias utilizam o hidrogênio para refinar petróleo, produzir amônia e metanol, e como combustível, por exemplo, em naves espaciais. Com pesquisas futuras, o H2, poderá fornecer eletricidade e combustível para os setores residencial, comercial, industrial e de transporte, criando uma nova economia energética.
Objetivo
Mostrar de modo geral como se obtêm o gás hidrogênio da maneira mais simples, que é a diluição de um metal com um ácido ou com uma base forte.
Além disso, o ideal é observar uma de suas propriedades químicas, a reatividade. Logo tratando- se de um gás inflamável, conhecendo-o desse modo, têm-se a certeza de seus perigos como combustível.
...