Os Aldeídos e Cetonas
Por: Leonardo Mendonca Lima • 26/9/2019 • Trabalho acadêmico • 828 Palavras (4 Páginas) • 278 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO AMAZONAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E AMBIENTE
FILTRAÇÃO À VÁCUO E CENTRIFUGAÇÃO
MANAUS – AM
2018
LEONARDO MENDONÇA LIMA
FILTRAÇÃO À VÁCUO E CENTRIFUGAÇÃO
[pic 1]
MANAUS - AM
2018
INTRODUÇÃO
METODOLOGIA
Para o experimento, foram utilizados os seguintes materiais:
- Bastão de vidro;
- Becker de 1000mL e de 500mL;
- Bomba a vácuo;
- Espátula;
- Estufa de secagem;
- Funil de Buchner;
- Centrífuga;
- Cápsulas de porcelana;
- Carbonato de Cálcio;
- Kitassato;
- Papel Filtro;
Ao início da prática uma suspensão de CaCO3 (30 g/L) foi preparada em um becker de 1000 mL, com volume preenchido por água destilada, agitada com uso pra a uniformização da mesma em excesso, em seguida, a turma foi então dividida em 5 (cinco) equipes, na primeira etapa cada uma transferiu do primeiro volume aproximadamente 300mL para um becker de 500mL, com o sistema de filtração a vácuo já preparado, a amostra foi então filtrada. Formada a torta, a mesma foi colocada em uma cápsula de porcelana previamente pesada em balança analítica. Ao fim desta etapa o sistema foi levado para estufa de secagem a 105 ºC.
Na etapa seguinte, 22 mL da suspensão, inicialmente preparado, foram transferidos ao tubo de centrífuga, centrifugados por 5 min a 500 rpm. Retirou-se o sobrenadante e recolheu-se o sólido em cápsula de porcelana previamente pesada, pesando-a novamente com o resíduo úmido obtido. O sistema foi levado para a estufa a 105 ºC. Depois, pesou-se o resíduo seco e foi calculada a quantidade de sólido que foi separada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Antecedendo ao procedimento foram pesadas as cápsulas de porcelana (menor e maior), obtendo-se 43,9077g e 86,8245 g, respectivamente, assim como o papel filtro recortado, 0,5865g, para que pudessem ser avaliados os resultados seguintes. Durante o procedimento de filtração a vácuo, notou-se que parte do filtrado saiu turva, denotando passagem de parte da suspensão. Logo, o sistema de filtragem a vávuo foi desmontado a fim de retornar o filtrado para o becker, evitando o desperdício da suspensão. Remontou-se então o sistema, e logo assim a filtração. Retirou-se o máximo possível de resíduo do becker que continha 300mL da suspensão, pesando-se, ao final, na cápsula de porcelana menor, o papel filtro com o CaCO3 recém filtrado, obtendo-se um resíduo ainda úmido, levado para a secagem a 110 ºC em estufa de secagem.
Para a segunda etapa, dois tubos para centrifugação foram separados e devidamente identificados, preenchidos com aproximadamente 22 mL da suspensão, cujo conteúdo foi medido em proveta. Após a separação, retirou-se o sobrenadante com a única espátula. No entanto, o sistema adquiriu aspecto pastoso. Durante o processo de transferência, houve perda de massa, cuja comprovação se dará através dos cálculos. Para tanto, fez-se duas pesagens: antes e depois da secagem, a fim de verificar qual metodologia de separação foi a de maior eficiência, baseando-se no rendimento de resíduo obtido.
...