Os Fenômenos Físico e Químico
Por: walmadasan • 29/3/2023 • Ensaio • 1.242 Palavras (5 Páginas) • 290 Visualizações
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA N° 03:
FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS[pic 1]
Sumário
| ------------------------------------------- 3-4 |
| ---------------------------------------------- 4 |
| -------------------------------------------- 5 |
| -------------------------------------------- 5-7 |
| -------------------------------------------- 7-8 |
| ---------------------------------------------- 9 ---------------------------------------------- 9 |
| --------------------------------------------- 10 |
- INTRODUÇÃO
O presente relatório corresponde à aula laboratorial de química geral do dia, no qual foram realizados procedimentos com fenômenos químicos e físicos de uma determinada matéria.
A principal diferença entre os fenômenos físicos e químicos são pelo fato de os físicos não sofrerem alteração na constituição, enquanto os químicos têm a natureza da matéria mudada.
Em um fenômeno físico a substância mantém a sua identidade, pois a mudança ocorre apenas em seu formato. Como, por exemplo, o derretimento do gelo, pois embora tenha mudado de estado a matéria continua sendo água.
Na figura abaixo, mostra exemplos de materiais que sofrem transformações físicas:
[pic 2]
Exemplos de materiais que passaram por transformações físicas. https://www.todamateria.com.br/fenomenos-fisicos-e-quimicos
Em um fenômeno químico é promovida por um fenômeno químico, o qual ocorre devido a reações químicas. Esse processo resulta na separação das substâncias que compõem o material inicial e um rearranjo dos átomos, resultando na formação de novas substâncias.
Na figura abaixo, mostra exemplos de materiais que sofrem transformações químicas:
[pic 3]
Exemplos de materiais que passaram por um fenômeno químico
https://www.todamateria.com.br/fenomenos-fisicos-e-quimicos
- OBJETIVOS:
Aprender a observar evidências de transformações nas substâncias e diferenciar fenômenos químicos de fenômenos físicos.
- Materiais e reagentes
- - Materiais:
- Bico de Bunsen
- Tubos de ensaio
- Estante para tubos
- Pinça de madeira
- Pisseta
- - Reagentes:
- Água desionizada
- Sacarose (C12H22O11)
- Cloreto de Sódio (NaCl)
- Zinco (Zn)
- Ácido clorídrico 1M (HCl)
- Sulfato de sódio (Na2SO4)
- Cloreto de bário (BaCl2)
- Cloreto de ferro III (FeCl3)
- Tiocianato de amônio (NH4SCN)
- Procedimentos experimentais:
Os procedimentos experimentais foram realizados com o objetivo de observar as transformações que ocorrem com cada reagente e determinar se tais transformações são caracterizadas como fenômenos físicos ou químicos.
- EXPERIMENTO A: AQUECIMENTO:
Nesse primeiro procedimento, o experimento deve ser realizado aquecendo uma pequena quantidade de sacarose (açúcar) em um tubo de ensaio seco. O objetivo é observar o processo de carbonização que ocorre nessa condição. Após a carbonização, o tubo de ensaio deve ser deixado esfriar antes de realizar uma observação mais detalhada das mudanças que ocorreram. Dessa forma, é possível verificar a ocorrência de reações químicas que promovem a transformação da sacarose em outras substâncias.
- EXPERIMENTO B: DISSOLUÇÃO:
1 – Este experimento consiste em colocar uma pequena porção de cloreto de sódio (NaCl) em um tubo de ensaio, juntamente com uma quantidade de água apenas suficiente para dissolvê-lo. A solução obtida é então agitada, a fim de acelerar o processo de dissolução do sal.
Após observar o processo de dissolução, o próximo passo é aquecer a solução cuidadosamente até que ocorra a precipitação do sal dissolvido. O precipitado obtido é um indicativo da transformação ocorrida durante o aquecimento e pode ser analisado para determinar suas características.
2 - O experimento consiste em adicionar um pequeno fragmento de zinco (Zn) em um tubo de ensaio, seguido da adição de 2 mL de ácido clorídrico 1M (HCl). Nesse processo, ocorrerá uma reação química, que poderá ser observada e acompanhada atentamente. Durante a reação, é importante aguardar até que não haja mais traços de zinco perceptíveis. Isso pode ser feito por meio de uma observação minuciosa da solução. Após a finalização da reação, o ácido clorídrico restante precisa ser vaporizado para que se possa observar com mais clareza o produto formado. Para isso, deve-se aquecer cuidadosamente na capela.
- EXPERIMENTO C: PRECIPITAÇÃO:
O experimento consiste em adicionar 1 mL de solução de sulfato de sódio (Na2SO4) em um tubo de ensaio, seguido da adição de 1 mL de solução de cloreto de bário (BaCl2). Nesse processo, ocorrerá uma reação química que pode ser observada. Durante a reação, é importante agitar a solução para que haja uma mistura homogênea dos reagentes. Em seguida, é possível observar a formação do precipitado, que será evidenciado pela aparência turva da solução.
Para que se possa analisar com mais detalhes a formação do precipitado, é necessário deixar o tubo em repouso na estante para que o precipitado possa decantar, ou seja, assentar no fundo do tubo.
...