Os Fertilizantes
Por: Lamartine Medeiros • 11/7/2017 • Projeto de pesquisa • 3.492 Palavras (14 Páginas) • 313 Visualizações
Nós nos concentramos agora na outra tecnologia chave usada no Internet para fornecer serviços de rede centrados em conteúdo, p2p De acordo com o paradigma P2P, a rede é formada por pares que partilham igualmente o ônus da prestação de serviços a cada um dos outros de forma cooperativa. Cada par contribui com seus recursos e avalia a distribuição dos serviços providos pela rede P2P.
Várias características-chave tornam as redes P2P particularmente adequadas para a gestão de conteúdos e serviços de entrega [3]. Redes P2P Geralmente não requerem controladores centrais, mas implementam Algoritmos distribuidos para gerenciamento de redes, que proporcionam pegar churns e falhas. Além disso, como pares voluntariamente juntar-se à rede e contribuir com recursos,
Sem custo na execução e junção de uma rede P2P além da custo de acesso a internet. Do ponto de vista técnico, as redes P2P apenas exigem que os pares executem um software e não exijam suporte do núcleo da Internet além de um protocolo convencional da pilha TCP / IP. Por fim, as redes P2P são, em princípio, auto-escalonáveis (pelo ambientes de rede fixa). Cada novo par não só consome uma parte da capacidade global da rede, mas também contribui desde que contribua com recursos próprios para a rede. Portanto, a capacidade total aumenta com o tamanho da rede, que é algo completamente inviável no operador convencional redes.
Todas estas funcionalidades permitem serviços que escalam usuários e enormes quantidades de conteúdo, por meio de algoritmos que não necessitam de suporte específico do operador, praticamente sem custo. Apenas para dar um exemplo, uma recente estudo de medição de PPLive [155], um dos mais populares P2P IPTV, foi relatado para ter servido 200000 usuários assistindo a Gala do festival da mola no ano novo chinês 2006, representando uma taxa de bits agregada próxima de 100 Gbit / s [156]. isto assim, não surpreende que as tecnologias P2P tenham sido estabelecido para a gestão e entrega de conteúdos, e fornecer hoje plataformas técnicas chave para a entrega de conteúdo heterogêneo, variando de arquivos comuns para streaming multimídia, de vídeo- demanda (VoD) para chamadas telefônicas.
4.1. Tecnologias P2P para redes de conteúdo: uma perspectiva
Para auxiliar na apresentação de tecnologias P2P centradas em conteúdo, consideramos a arquitetura conceitual da Fig. 4. Não é fácil identificar uma arquitetura global, limpa, na qual os vários P2P serviços relacionados com redes de conteúdo centrado podem ser acomodados. No entanto, podemos agrupar amplamente os serviços P2P para conteúdo entrega em três níveis principais. O nível inferior fornece as abstrações de rede básicas, isto é, as redes de sobreposição P2P. Apresentamos-os na Seção 4.2, seguindo classificação convencional em sistemas estruturados, não sobreposições.
O nível médio fornece serviços P2P adicionais para conteúdo gestão e entrega. Acima deles, podemos identificar aplicações P2P. Estes podem ser construídos diretamente em cima de redes de sobreposição P2P, Serviços Voz sobre P2P (VoP2P) - pelo menos na sua maior soluçãos encarnação bem sucedida, Skype. Ou, eles podem exigir abstrações (agrupadas na Figura na caixa cinza sombreada) ajudando o gerenciamento de conteúdo e processo de entrega. Estes abstrações podem fornecer estruturas de árvore para comunicação multicast, malhas, serviços de fofocas, ou mesmo integrar entrega P2P e CDN mecanismos. Apresentamos componentes pertencentes a este meio Nas secções 4.3-4.5.
O compartilhamento de arquivos P2P, streaming e Video-on-Demand (VoD) são exemplos típicos de aplicações construídas sobre essas abstrações. Discutimos-os na Seção 4.6. Finalmente, mobilidade, segurança, confiança cooperação são vistas como questões transversais e serão em seções dedicadas. Além disso, discutiremos os problemas desfasamentos entre o tráfego gerado pelas aplicações P2P e acordos de paridade entre ISPs, que também são uma questão cross-layer. As secções 4.7, 4.8, 4.9 são dedicadas a estas aspectos.
Esta classificação em níveis dificilmente pode ser vista como uma como na visão clássica da Internet. Como será claro no seguindo, na maioria das vezes, os serviços implementados no nível superior (e até mesmo aplicações) são totalmente personalizados em relação a rede de sobreposição específica para a qual foram concebidos, ou sua implementação particular. Por exemplo, as técnicas de pesquisa para uma sobreposição estruturada são completamente inúteis na redes e vice-versa. O exemplo mais popular de uma solução orientada por malha para distribuição de conteúdo, isto é, BitTorrent, define sua própria implementação do que pode ser visto grosseiramente como uma rede de sobreposição. Aplicativos de streaming populares, como PPLive [155] implementar suas próprias estruturas de entrega e sobreposições. Essa integração vertical é uma característica típica da processo bottom-up de acordo com o qual os serviços P2P são criados e estabelecer-se. Geralmente eles são criados para necessidade muito concreta de uma comunidade de usuários, e são fornecer uma solução rápida e suja para essas necessidades. Skype [157] e BitTorrent [158] são exemplos claros desta aproximação. Outro exemplo de '' camada-menos '' componentes P2P é fofoca. Como nós explicação na secção 4.5.2, as técnicas de bisbilhotice podem ser gama de componentes relacionados ao P2P, desde a construção da estrutura de sobreposição para a disseminação de dados.
4.2. Redes de sobreposição P2P
Nesta seção, descrevemos as principais soluções para fornecer informações estruturadas, redes de sobreposição não estruturadas e hierárquicas. Intencionalmente manter a apresentação desta parte breve e concentrada. As redes de cobertura foram a primeira área a ser investigada e uma série de inquéritos já cobrem a maior parte da investigação neste domínio. Assim, preferimos dedicar mais espaço ao outro blocos destacados na Fig. 4, que recentemente proporcionaram resultados. O leitor interessado é referido [159,160] para pesquisas sobre redes de sobreposição P2P.
4.2.1. Sobreposições estruturadas
A idéia geral de superposições estruturadas é definir um endereço virtual espaço (geralmente, na forma de uma seqüência de dígitos hexadecimais) e atribuir endereços de sobreposição aos pares neste espaço. O espaço é organizada de acordo com uma dada geometria ( um anel, um espaço cartesiano multidimensional, um hipercubo) que define a vizinhança e relacionamentos entre pares. Cada par é responsável por uma certa parte do espaço de endereçamento, especificamente para todos os identificadores para o qual é o par mais próximo disponível na sobreposição (a definição de distância é acoplado com o da geometria que define a estrutura de sobreposição). O uso mais comum de tal sobreposição é para armazenar e localizar objetos. Para isso, os objetos também são um endereço no mesmo espaço lógico dos endereços de pares. Um objeto a ser armazenado na sobreposição é armazenado no responsável pelo endereço do objeto.
...