Oxidos
Seminário: Oxidos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: janasampaio • 11/8/2014 • Seminário • 1.021 Palavras (5 Páginas) • 510 Visualizações
Óxidos
A ferrugem que corrói os objetos de ferro e a pátina que recobre as cúpulas de bronze de certas igrejas nada mais são que variedades de óxidos formados pela reação dessas substâncias com o oxigênio do ar.
Óxido é um composto binário do oxigênio com elementos menos eletronegativos. Segundo suas propriedades, os óxidos distinguem-se em básicos, ácidos ou neutros.
Os compostos formados pela combinação do oxigênio e um outro elemento são os óxidos. São encontrados em vários minérios importantes, como óxido de ferro, na hematita; de alumínio, na bauxita; de estanho, na cassiterita e dióxido de silício, presente no quartzo e nas areias. Combinado com o carbono, o oxigênio pode formar dois óxidos: os gases monóxido e dióxido de carbono.
Os óxidos são composto iônicos ou moleculares sujas moléculas são formadas por átomo de dois elementos químicos, sendo um deles o oxigênio. Exemplos: óxido de zinco (ZnO) e óxido de nitrogênio (N2O5).
Note que, no primeiro exemplo, o átomo que combina com oxigênio é de um metal (zinco); no segundo exemplo, é de um não – metal (nitrogênio).
Óxidos: composto binário em que um dos elementos é o oxigênio.
Nomenclatura dos óxidos
O nome dos óxidos pode ser dado simplesmente utilizando a palavra óxido, seguida da preposição de e do nome do elemento químico está combinado com oxigênio . exemplos: óxidos de cálcio (CaO), óxido de zinco (ZnO), óxido de alumínio (Al2O3) etc.
É preferível, no entanto, utilizar prefixos do número de átomos de oxigênio: monóxido de cálcio (CaO), dióxido depentório de nitrogênio (N2O5) etc.
- Óxidos Básicos: metal + oxigênio (os principais formadores de óxidos básicos são os metais alcalinos e alcalinos terrosos ).
- Óxidos ácidos ou anidridos: ametal + oxigênio (os principais formadores de óxidos ácidos são ametais das colunas 5, 6 e 7A
- Óxidos anfóteros: comportam-se ora como anidridos , ora como óxidos básicos.
- Óxidos salinos ou mistos: derivam da mistura de dois Óxidos.
- Óxidos neutros: Óxidos de baixa reatividade.
- Peróxidos: Óxidos em que o O tem nox -1 ( geralmente o O esta ligado a um elemento da coluna 1 ou 2A.
- Super óxidos: Óxidos em que o O tem nox -1.
Óxido de cálcio (CaO)
- É um dos óxidos de maior aplicação e não é encontrado na natureza. É obtido industrialmente por pirólise de calcário.
- Fabricação de cal hidratada ou Ca(OH)2.
- Preparação da argamassa usada no assentamento de tijolos e revestimento das paredes.
- Pintura a cal (caiação).
- Na agricultura, para diminuir a acidez do solo.
Obtido a partir da decomposição do calcário, é usado na agricultura para diminuir a acidez do solo e também na preparação de argamassa na construção civil.
Dióxido de carbono (CO2)
- É um gás incolor, inodoro, mais denso que o ar. Não é combustível e nem comburente, por isso, é usado como extintor de incêndio.
- O CO2 não é tóxico, por isso não é poluente. O ar contendo maior teor em CO2 que o normal (0,03%) é impróprio à respiração, porque contém menor teor em O2 que o normal.
- O CO2 é o gás usado nos refrigerantes e nas águas minerais gaseificadas. Aqui ocorre a reação:
CO2 + H2O « H2CO3 (ácido carbônico).
- O CO2 sólido, conhecido por gelo seco, é usado para produzir baixas temperaturas.
- Atualmente, o teor em CO2 na atmosfera tem aumentado e esse fato é o principal responsável pelo chamado efeito estufa.
Monóxido de carbono (CO)
- É um gás incolor extremamente tóxico. É um seríssimo poluente do ar atmosférico.
- Forma-se na queima incompleta de combustíveis como álcool (etanol), gasolina, óleo, diesel, etc.
- A quantidade de CO lançada na atmosfera pelo escapamento dos automóveis, caminhões, ônibus, etc. cresce na seguinte ordem
...