PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO / VOLUMETRIA ACIDO BASE
Por: Eduardo5550123 • 2/4/2019 • Relatório de pesquisa • 624 Palavras (3 Páginas) • 453 Visualizações
RELATÓRIO: PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO/
VOLUMETRIA ÁCIDO-BASE
1. INTRODUÇÃO
Quando é preciso determinar a concentração em mol/L (em quantidade de matéria) de alguma solução, costuma-se usar uma técnica de analise volumétrica denominada titulação, que é uma técnica comum de laboratório em analise química quantitativa, que é capaz de identificar o valor do PH de determinadas substancias. Esse método é realizado colocando-se para reagir uma solução a qual já foi determinado sua concentração, que é denominada como titulante, com a solução a qual não foi determinado a concentração, que é denominada de titulado. Uma dessas soluções é uma base, enquanto a outra é um ácido.
2. OBJETIVOS
A prática proposta teve como objetivo preparar a solução de hidróxido de sódio 0,1 mol L-1 que será utilizada na determinação do índice de acidez. E calcular a concentração de um ácido forte através de uma solução de base forte de concentração conhecida através da técnica de titulação.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 MATERIAIS
Padronização de solução
Balança analítica
Becker de 200ml
Erlenmeyer
Bureta de 50ml
Balçao volumétrico de 1000 ml
Volumetria ácido-base
Béquer
Erlenmeyer
Bureta
Balança analítica
3.2 REAGENTES
Padronização de solução
Hidróxido de sódio PA
Biftalato de potássio
Água deionizada 3.4 Solução indicadora de fenolftaleína 0,1 % em etanol
Volumetria ácido-base
Solução ácida
Solução de NaOH padronizada
Fenolftaleína 0,1%
3.3 MÉTODOS
Padronização e titulação de solução
A solução de NaOH e HCl a ser padronizada haviam sido preparadas na aula anterior, sendo o volume inicial encontrado 0,4L. Inicialmente, foram feitas duas pesagens em uma balança analítica aproximadamente 0,572g de biftalato de potássio cada. Após a pesagem, foi colocado em cada erlenmeyer de 250 ml, e adicionado aproximadamente 100 ml de água deionizada e agitada cuidadosamente para a dissolução total do biftalato de potássio em cada um dos erlenmeyers. Por fim, foi adicionado 4 gotas de fenolftaleína em cada e homogeneizado.
Após esse procedimento, a solução titulante de NaOH foi colocada na bureta para iniciar a técnica de titulação. Inicia-se a reação abrindo vagarosamente a torneira da bureta para que, gota a gota, o titulante caia sobre o titulado. Enquanto uma das mãos permanece sobre a torneira para fecha-la quando preciso, a outra mão fica agitando o erlenmeyer para que a reação ocorra em toda a extensão
...