PORTFÓLIO DE QUÍMICA SEGUNDO SEMESTRE
Por: Glaucia Castro • 4/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.339 Palavras (6 Páginas) • 261 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
POLO MONTES CLAROS
LICENCIATURA EM QUÍMICA
Nome:
PORTFÓLIO
Trabalho de construção de aprendizagem como pré-requisito de avaliação no curso de Licenciatura Plena em Química.
Montes Claros
2008
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO............................................................................................................ 1
- UNIDADE TEMÁTICA: Escola e Sociedade ................................................................. 2
- UNIDADE TEMÁTICA: A Química suas Relações com o Ser Humano e com o Cotidiano.......................................................................................................................... 4
CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................. 6
1
APRESENTAÇÃO
2
UNIDADE TEMÁTICA: ESCOLA E SOCIEDADE
Durante a Revolução Francesa, a escola se tornou um direito universal, período de transição, onde se exigia mão-de-obra especializada, onde houve uma enorme produção industrial, então a escola se abre como democrática objetiva a fim de atender interesses políticos e a burgueses.
Hoje, estamos vivendo um momento histórico sem igual, em busca da afirmação da importância da escola na vida das pessoas como indispensável democracia, ou mesmo como meio de responder às necessidades que o mundo do trabalho requer de todos. Por exemplo, a construção do Projeto Político Pedagógico - PPP, deve-se em função de uma educação escolar que compreenda as diversas interferências e interesses que perpassam a sociedade, nele devem estar contidos pressupostos que assegurem meios que sustentem uma instituição de cultura, de socialização do saber, de ciência, técnicas e artes produzidas socialmente. Ou seja, PPP é uma forma de mudança tanto no interior de uma sala de aula, como na realização do ensino, fazendo com que os alunos aprendam, e para que a escola tenha uma certa organização. Além disso, o PPP está voltado para a produção humana, a formação da consciência crítica, do diálogo, e que promova a permanente humanização do homem.
Diante da necessidade de refletirmos sobre educação inclusiva faz-se necessário à construção de um pensamento voltado para uma sociedade “justa e solidária” que respeita o ser humano “diferente” como igual e que contribui para o crescimento social, físico e intelectual deste ser, garantindo assim a qualidade de um ensino com uma visão humanística.
Sabemos que há muitos desafios e dificuldades, que estas pessoas enfrentam ao tentar adentrar na sociedade, por isso a necessidade de a escola propiciar um ambiente onde ela possa se desenvolver com dignidade e ser reconhecida como pessoa que age e pensa frente ao meio em que vive.
Há muito que as pessoas com deficiência vinham sendo segregadas excluídas da vida em sociedade, por isso faz-se mister a integração social destas pessoas.
3
Espera-se com estes Programas e Movimentos uma sociedade que aprenda a respeitar os diferentes e trata-los como pessoas que mereçam respeito, a proposta de educação inclusiva vem reforçar a necessidade da família e escola andarem juntas para vencerem o preconceito e tornar efetivo o direito à educação, à igualdade de oportunidades e de participação social como está consagrado na Declaração dos Direitos Humanos e que é reiterado nas políticas mundiais. Assim nossa tarefa resume-se como educadoras ao que é tido como diferente (cego, surdo, deficiente físico, etc) onde todas possam assumir e participar da construção de uma sociedade ideal que garante a educação para todos.
Sabemos também que para que aconteça a educação inclusiva é necessário unir forças entre educação e políticas públicas e sociais com acesso diferenciado aos bens materiais e à cultura com projetos diferenciados onde o acesso à escola formal, mas também que seja de qualidade e garanta a igualdade de oportunidades, a cada um em função das características e necessidades individuais.
O desenvolvimento do ser humano depende do processo de ensino-aprendizagem, no qual as perspectivas, os novos espaços formadores, novos ambientes de aprendizagem devem ser criados e explorados pela escola e pelos alunos. Compreende-se também a aprendizagem em todos os espaços, não só as salas de aula, mas as salas de professores, quadras esportivas, auditórios, laboratórios de informática, horta, jardim, cantinas e pátios, enfim, aula diferenciada em espaços que poderão ser explorados de maneira formadora. Os ambientes de aprendizagem, além dos espaços escolares são bastante significativos, contam também, com o trabalho de campo, os estudos do meio, vivências culturais, através de passeios em outros ambientes. Isso é uma forma em que alunos e comunidade se integram e que possam transformas esses espaços em um ambiente de ampla aprendizagem.
Aprendizagem para se tornar significativa para o aluno deve partir do conhecimento do aluno. O professor deve partir do diagnostico feito de seus alunos e a partir daí, trabalhar as dificuldades do aluno, crer e respeitar as experiências prévias dele, e é fundamental que o professor tenha abertura e flexibilidade de quanto ao uso de estratégia no processo ensino-aprendizagem em trabalho coletivo.
4
UNIDADE TEMÁTICA: A QUÍMICA E SUAS RELAÇÕES COM O SER HUMANO E COM O COTIDIANO
Quando iniciei este potfólio não tinha noção de por onde começaria afinal é uma matéria muito extensa, então comecei através de reflexões em alguns conteúdos:
- Unidade de medida, notação científica e algarismos significativos – são conteúdos importantes, interessantes e de fácil entendimento, aliás, gostoso de trabalhar.
- Estequiometria – apesar de perceber o quanto é importante em nossa vida, foi muito difícil assimilar este conteúdo. Na sala de aula, enquanto o professor explicava a matéria parecia fácil, mas na hora de fazer as atividades, sozinha, não sabia, interpretar o que os enunciados pediam, por exemplo, em cada caso, quando era melhor trabalhar com gramas ou com mols, definir reagente limitante e, quando se falava em rendimento percentual, não sabia o que fazer. Foi extremamente difícil fazer estas atividades, consegui sanar algumas dúvidas, porém, confesso que ainda vou precisar de muito treino nesta matéria para ficar “craque” (acredito que vou conseguir).
- Comportamento físico-químico dos gases – não é tão fácil trabalhar este conteúdo, porém sabendo interpretar os enunciados escolher e aplicar cada fórmula fica bem melhor, por isso foi necessária bastante atenção nestas atividades.
- Soluções Químicas – nesta aula podemos compreender o que é uma solução, entender o comportamento dela e aprender a prepara-la.
Aprendemos que não podemos confundir mistura com solução:
Mistura: A união entre duas ou mais soluções.
Se essas misturas são imiscíveis a mistura resultante é chamada de mistura heterogênea, formando duas ou mais fases. Um exemplo é a mistura de água e óleo.
Se a mistura e miscível é chamada de mistura homogênea, constituída de uma única fase. Um exemplo é a mistura de água e óleo.
5
Solução: Corresponde a uma mistura homogênea, isto é, apresenta uma única fase.
É importante notar que numa solução as propriedades são iguais em toda a sua extensão: se analisarmos uma amostra de qualquer ponto da solução, encontraremos as mesmas características. Nas soluções, chamamos o disperso de soluto e o dispersante de solvente.
...