PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
Por: Thayla Oliveira • 26/11/2017 • Relatório de pesquisa • 2.390 Palavras (10 Páginas) • 312 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO
CAMPUS CUIABÁ – BELA VISTA
CURSO ENGENHARIA DE ALIMENTOS
ALINE FLAVIA ANTUNES
ERICO TASSO LEITE BARROS TEIXEIRA
LUANNY DE JESUS BALDUINO
THAYLA THAIS DA SILVA OLIVEIRA
WESLAYNNE GABRIELY DE ALMEIDA SILVA
PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
Relatório apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina de Introdução Análise Química do curso Engenharia de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso Campus Cuiabá - Bela Vista.
Orientador: Marcos Feitosa Pantoja.
Cuiabá
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 OBJETIVOS 2
3 PARTE EXPERIMENTAL 3
3.1 Materiais Utilizados 3
3.2 Procedimento Experimental 3
PARTE A: Padronização de Solução de HCl 3
PARTE B: Diluição de Soluções 5
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES 7
4.1 Parte A: Padronização de Solução de HCl 7
A1. Cálculos 7
A2. Preparação e Padronização da Solução de NaOH 0,1mol/L 8
A3. Preparação e Padronização da Solução de HCl 0,1mol/L 8
4.2 PARTE B: Diluição de Soluções 8
B1. Diluição de HCl (1:1) 9
B2. Diluição de HCl (1:4) 9
B3. Diluição de HCl (1:10) 9
6 CONCLUSÃO 10
7 REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
Um dos aspectos mais importante em uma solução é sua preparação e a expressão de sua concentração, uma vez que os cálculos efetuados levam em conta sua concentração molar, que significa quanto de soluto está presente em um volume ou uma massa especifica, sendo assim, concentração é uma medida das quantidades relativas dos componentes de uma solução, pode-se então se definida como a razão entre quantidade de soluto e quantidade de solvente. (VOGUEL, 1992)
Padrão primário é um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão mediante a pesagem direta da quantidade da substancia, seguida pela diluição até um volume definido de solução.
Um padrão primário deve atender algumas condições, entre elas, podemos destacar: Fácil obtenção, purificação, secagem e preservação em estado puro, devem permanecer inalteradas ao ar durante a pesagem, seu grau de pureza e massa molecular deve ser alto, para evitar possíveis erros e, além disso, deve ser facilmente solúvel. (VOGUEL, 1992)
O padrão primário que foi utilizado é o ácido oxálico (C2H2O4) e atende as condições necessárias.
Através da análise volumétrica é possível determinar com exatidão a concentração e a quantidade de uma substância qualquer desconhecida, a esse processo se dá o nome de titulação e tem como objetivo a padronização de uma solução a partir de uma mistura padrão, portanto titulação é uma operação analítica utilizada em analise volumétrica com o objetivo de determinar a concentração de um soluto.
O intuito da analise volumétrica é determinar a quantidade de substancias desconhecida por meio de medidas de volumes, fazendo reagir uma solução de concentração conhecida (padrão) com a amostra cuja concentração ou quantidade é desconhecida. (CONSTANTINO, 2004)
OBJETIVOS
- Rever o conceito de concentração em mol por litro (molaridade/concentração molar).
- Aprender a preparar soluções aquosas, realizar diluições e determinar concentrações de soluções.
- Exercitar a técnica de titulação.
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais Utilizados
Reagentes: hidróxido de sódio (NaOH), ácido clorídrico (HCl), ácido oxálico (H2C2O4 . 2 H2O), indicador (fenolftaleína).
Outros Materiais: balões volumétricos de 100 mL (3); bureta de 50 mL (1); garra para bureta (1); suporte universal (1); pipeta volumétrica de 25 mL (1); pipeta volumétrica de 10 mL (1); pipeta graduada de 10 mL (1); pipetador (1); béqueres de 50 mL (3); erlenmeyers de 50 mL (3).
Procedimento Experimental
PARTE A: Padronização de Solução de HCl
A1. Cálculos
- Calculou-se a quantidade de hidróxido de sódio necessária para preparar 500mL de uma solução aquosa com concentração aproximada de 0,1mol/L.
- Calculou-se a molaridade do ácido clorídrico comercial e o volume necessário deste para preparar 500mL de uma solução com concentração aproximada de 0,1mol/L.
- Calculou-se a massa de ácido oxálico necessária para neutralização de 25mL de solução de NaOH 0,1mol/L.
A2. Preparação e Padronização da Solução de NaOH 0,1mol/L
- Pesou-se rapidamente a massa de NaOH calculada utilizado um béquer (50mL) para a pesagem.
- Anotou-se a massa de NaOH na folha de relatório.
- Adicionou-se água no béquer até aproximadamente metade de seu volume para dissolver o NaOH. Transferiu-se a mistura para um balão de 500mL.
- Repetiu-se esta operação até não haver mais traços de NaOH no béquer.
- Completou-se o volume do balão volumétrico com água destilada, fechou-se o frasco e a solução foi homogeneizada.
- Enxugou-se uma bureta com capacidade de 50mL com cerca de 5mL da solução de NaOH.
- Com o auxílio de um funil, preencheu- se a bureta até cerca de 2/3 de seu volume.
- Preencheu-se o restante da bureta com a solução de NaOH até acima da marca de zero.
- Abriu-se a torneira, deixando a solução gotejar e, cuidadosamente, estabeleceu-se o seu volume na marca de zero. Anotou-se este valor na folha de relatório como volume inicial.
- Pesou-se cuidadosamente a quantidade de ácido oxálico (padrão primário) calculada capaz de neutralizar 25mL da solução de NaOH 0,1mol/L.
- Transferiu-se essa massa para um Erlenmeyer de 250 mL e adicionou-se aproximadamente 50 mL de água.
- Colocou-se três gotas do indicador fenolftaleína na solução de ácido oxálico contida no Erlenmeyer e iniciou-se o processo de titulação. Calculou-se o volume aproximado da solução de NaOH para que a neutralização do ácido oxálico pudesse ocorrer cerca de 2/3 desse volume da solução de NaOH podem ser rapidamente transferidos para o Erlenmeyer contendo a solução de ácido oxálico. Enquanto estava sendo feita esta transferência da solução da bureta para o Erlenmeyer, manteou-se a solução do Erlenmeyer sob agitação.
- O restante do volume da solução de NaOH transferiu-se vagarosamente, observou-Se a cor da solução. A neutralização das soluções foi detectada através da mudança de cor do indicador.
- Quando a solução de ácido oxálico mudou de cor, parou-se a transferência da solução de NaOH e anotou-se o valor do volume de solução na folha de relatório como volume final.
- Repetiu-se o mesmo processo mais duas vezes, anotando os resultados obtidos.
- Calculou-se com esses volumes, a concentração em mol por litro da solução de NaOH e calculou-se a média dos três valores obtidos.
- Anotou-Se os três valores de concentração na folha de relatório, bem como o valor médio calculado.
A3. Preparação e Padronização da Solução de HCl 0,1mol/L
...