PREPARAÇÃO DO OXIDO CUPROSO (Cu2O)
Por: BiaBe.Santos • 26/11/2016 • Relatório de pesquisa • 757 Palavras (4 Páginas) • 1.500 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOÍAS
CAMPUS ANÁPOLIS DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGIAS
LABORÁTORIO DE QUÍMICA I
VIEIRA AMANDA, BEVILAQUA BEATRIZ E ARAUJO GUSTAVO
PREPARAÇÃO DO OXIDO CUPROSO (Cu2O)
RESUMO
O cobre pode ser usado em seu estado Cu+1, Cu+2, para esse experimento usaremos o CuSO4 onde o cobre está em seu estado +2 e ao produto final teremos Cu2O com cobre estado +1. Cobre com valência (1) é identificado como cúprico e com valência (2) cuproso. Para a obtenção de oxido cuproso será usado sulfito de sódio em solução com sulfato de sódio e cloreto de sódio em que durante o aquecimento dessa solução deve se formar um precipitado de cloreto de cobre que reagirá imediatamente com a agua para formar hidróxido de cobre que logo em seguida será adicionado à uma solução contendo bórax, agente usado para eliminar a agua contida na solução e formar o oxido de cobre. Ao final da síntese, foi obtido Cu2O com êxito.
INTRODUÇÃO
O Cobre é pouco encontrado puro na natureza. É considerado um ótimo condutor, e muito usado por ser mais barato que outros metais que também são bons condutores, como por exemplo, o ouro. Ele é um metal de transição e pertence ao grupo 11 da tabela periódica. (Disponível em: ROSSETO Renato, apostila de química inorgânica p. 11 e 12)
Ele é encontrado em várias formas estáveis, o Cobre metálico, o Cobre 1 e Cobre 2. Então durante reações pode ocorrer a Oxirredução; Em uma reação de Oxirredução pode ocorrer a transferência de elétrons de um elemento para outro. Quem recebe elétron é reduzido e chamado de agente oxidante. Quem perde elétron é chamado de agente redutor e é oxidado. Assim, durantes as reações o cobre pode várias entre suas formas de 0 a +2, sendo usado nesse experimento o cobre inicialmente Cu+2 e ao final teremos um produto do Cu+1. (http://manualdaquimica.uol.com.br/fisico-quimica/balanceamento-das-equacoes-oxirreducao.htm )
MATERIAIS E MÉTODOS
Em um béquer de 250 ml, foi preparada uma solução com 1,5 gramas de sulfito de sódio, 1,25 gramas de cloreto de sódio em 20 ml de agua, ao aquecermos essa solução ate a ebulição, em uma chapa elétrica, foi adicionado à essa solução fervente 6,25 ml de sulfato de cobre (0,4mol.L-1). Ao ser observado a formação de um precipitado esverdeado a solução foi deixada em repouso para esfriar. E logo em seguida transferida para um funil de decantação e derramada vagarosamente com agitação constante sobre uma solução fervente feita com 2,5 gramas de bórax em 100 ml de agua. A formação de um precipitado amarelo claro que logo é escurecido confere nos resultados e discussão. Assim que a solução entrou em ebulição, deixamos a ferver por 30 minutos, e o precipitado coletado, foi lavado com agua fria na filtração a vácuo, em seguida lavado com acetona, filtrado, seco ao ar, e pesado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Para a preparação de óxido cuproso (Cu2O) misturou-se uma solução A contendo sulfito de sódio (Na2SO3), cloreto de sódio (NaCl) e água (H2O), inicialmente e durante o aquecimento ate a ebulição, solução incolor. Ao adicionar a solução B contendo sulfato de cobre a solução formada forma um precipitado esverdeado bem fino. Segue a equação desse procedimento:
CuSO4 + Na2SO3 + NaCl CuCl + Na2SO4
Logo que se obtem CuCl, esse, reage com a água formando hidróxido de sódio:
CuCl + H2O Cu(OH) + HCl
...