PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL sulfato de cobre
Tese: PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL sulfato de cobre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lima1234l • 10/9/2014 • Tese • 420 Palavras (2 Páginas) • 832 Visualizações
4.3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para fazer a primeira solução, primeiramente foi pesado precisamente 2,5 gramas de sulfato de cobre penta-hidratado em uma balança analítica, em seguida diluiu-se essa quantidade com 75 mL de água em um béquer, mexendo continuamente essa solução com um bastão de vidro para se conseguir a diluição total do soluto.
Logo em seguida, despejamos de maneira correta e cuidadosa toda solução em um balão volumétrico, e com a ajuda da pisseta acrescentamos mais água até a solução atingir 100 ml.
Na segunda solução com 0,025M, utilizou-se 33,33 mL da solução anterior e em um segundo balão volumétrico foi colocado essa medida acrescida com água até chegar a medida máxima indicada no mesmo, tendo assim uma concentração menor do que na solução anterior.
A terceira solução com 0,005M, através do cálculo foi visto que seria necessário retirar 20 mL da solução anterior, sabendo disso, foi colocado essa quantidade em uma proveta e em seguida foi despejada em um terceiro balão volumétrico, que com o auxilio da pisseta acrescentou-se mais água até atingir o nível esperado.
Como o sulfato de cobre penta-hidratado não pode ser despejado em uma pia comum, e para um devido reaproveitamento do soluto, todas as soluções foram despejadas em um béquer maior, onde os responsáveis pelo laboratório irão fazer o devido reaproveitamento do soluto para que o mesmo seja utilizado em outras ocasiões posteriormente. Por último, descartamos nossas luvas em um lixo especifico e assim finalizamos todo o procedimento.
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Nesse experimento onde foi utilizado 2,5 gramas de sulfato de cobre penta-hidratado (Cu2SO4x5H2O) e sucessivas adições de água à mesma solução, pôde-se notar a formação de uma mistura homogênea. Podendo-se notar no decorrer do experimento uma concentração cada vez menor do soluto, fato comprovado pelo clareamento da substância dissolvida, observando que ela clareava mais a cada diluição realizada, ficando quase transparente ao término da experiência, quando é feita a 4ª etapa do processo.
Finalizado esse processo, obtivemos soluções de molaridade 0,075M, 0,025M, 0,005M respectivamente, que foram diluídas com água destilada e foi observada a formação de resíduos no fundo do balão volumétrico desde a primeira diluição até a última.
6. CONCLUSÃO
Baseando-se nos resultados do experimento podemos concluir que as soluções podem sofrer variações na sua concentração, variando assim a sua tonalidade, pois, na medida que o soluto diminuir em relação a solubilidade a tonalidade irá clareando. No caso de diluições feitas com o sulfato de cobre penta-hidratado (CuSO4XH2O), nota-se que sempre ao término da mistura é formada um pequena quantidade de resíduos junto a solução
...