Procedimento Experimental
Trabalho acadêmico: Procedimento Experimental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: victorhsf • 9/10/2013 • Trabalho acadêmico • 671 Palavras (3 Páginas) • 581 Visualizações
Engenharia Mecânica 1º Período Noturno.
Separação de Misturas.
Índice
1 -Introdução
2 - Procedimento Experimental:
3 - Resultados e Conclusão
3.1 Resultados
3.2 Conclusão
4 - Referencias Bibliográficas
1 - Introdução:
Esta experiência teve como objetivo reconhecer o ponto de ebulição e ponto de fusão como característica de uma substância. Determinou-se o ponto de ebulição e ponto de fusão de uma substância composta e reconheceu-se que o ponto de ebulição e ponto de fusão pode ser modificado. Foi analisado o comportamento de uma substância pura e de uma solução com relação a ponto de ebulição e, também, de uma substância pura e de uma mistura com relação a ponto de fusão.
As substâncias presentes na experiência classificam-se em substância pura e mistura.
A substância pura é o tipo de matéria formada por unidades químicas iguais, sejam átomos, sejam moléculas, e por esse motivo apresentando propriedades químicas e físicas próprias. Podemos obter como exemplo desta substância Água pura.
A mistura é formada por duas ou mais substâncias, cada uma delas sendo denominada componente, ou seja, apresentam composição variável. Podemos obter como exemplo o ar que respiramos.
2 - Procedimento Experimental:
Determinação do ponto de ebulição da água e da mistura água – sal
Utilizou-se de um tubo de ensaio preso a haste por uma garra e uma rolha com um termômetro fixado a ela, colocou-se água destilada em um tubo de ensaio até preenche-lo em 1/3 de sua capacidade, juntou-se á água cacos de porcelana, para evitar um superaquecimento e tornar a ebulição mais regular.Aqueceu-se o tubo de ensaio lentamente com um bico de bunsen anotando a temperatura da água de 30 em 30 segundos até seu ponto de ebulição.Retirou-se o bico de Bunsen antes que a água secasse, aguardou-se o resfriamento do sistema. Retirou-se o tubo de ensaio já resfriado e acrescentou-se água até preencher metade de sua capacidade. Acrescentou-se 3 espátulas de cloreto de sódio.
Montou-se o aparelho novamente Aqueceu-se o tubo de ensaio lentamente anotando a temperatura da água de 30 em 30 segundos até seu ponto de ebulição.
Determinação do ponto de fusão do gelo e da mistura gelo – sal
Utilizou-se de um Becker e um termômetro, colocou-se 3 cubos de gelo no Becker, aguardou-se o inicio da fusão. Introduziu-se um termômetro especifico (0ºC – 110ºC) de maneira que o bulbo tocasse levemente os cubos de gelo, lendo a temperatura a cada 15 segundos por um período de 2 minutos anotando os dados obtidos.
Após a coleta dos dados misturou-se ao gelo duas espátulas de cloreto de sódio, Introduziu-se um termômetro especifico (0ºC – 110ºC) de maneira que o bulbo tocasse levemente os cubos de gelo, lendo a temperatura a cada 15 segundos por um período de 2 minutos anotando os novos dados obtidos
3 - Resultados e Conclusão
3.1 Resultados:
...