PROCESSO DA PRODUÇÃO DO ETANOL
Por: Wweesslleeyy Tthhyyaaggoo • 17/11/2018 • Projeto de pesquisa • 2.248 Palavras (9 Páginas) • 433 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ
INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E ENGENHARIAS
FACULDADE DE ENGENHARIA DE MINAS E MEIO AMBIENTE
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
WESLEY THYAGO ALVES DA COSTA
PROCESSO DA PRODUÇÃO DO ETANOL
MARABÁ-PA
2017
WESLEY THYAGO ALVES DA COSTA
PROCESSO DA PRODUÇÃO DO ETANOL
Trabalho proferido ao Prof°. Dr°, Vinício Vescovi, no dia 19/09, apresentado ao Instituto de Geociências e Engenharias, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, como parte da avaliação da Disciplina Metodologia Científica e Tecnológica, do Curso de Engenharia Química.
MARABÁ-PA
2017
“Os biocombustíveis estão no centro de nossas nações e vamos fazer um trabalho de convencimento e importância de o mundo adotar uma matriz energética mais limpa”
(Luiz Alberto Figueiredo)
Lista de figuras
Figura 1 - Fluxograma da produção do etanol 13
Figura 2 - Brasil é um dos maiores produtores de etanol. 14
SUMÁRIO
Resumo 08
Abstract 09
1. Introdução 10
2. Objetivo 11
3. Produção do etanol 12
3.1. Processo químico do etanol 12
3.2. Recepção da cana 12
3.3. Lavagem da cana 12
3.4. Preparo da cana 13
3.5. Extração do caldo 13
3.6. Tratamento do caldo 14
4. Produção de etanol Eua, Brasil e União Européia. 15
5. Considerações finais 17
6. Referências bibliográficas 18
resumo
O Etanol está contido na classe dos álcoois e sua produção no Brasil é feita a partir da cana-de-açúcar e passa por uma série de procedimentos.
O primeiro procedimento é a Moagem, aonde a cana vai passar por um processador, obtendo o caldo de cana que contém alto teor de sacarose. Em seguida passa para a produção do melaço, onde o produto obtido no primeiro passo é aquecido até obter-se o melaço, solução de 40% (aproximadamente), de sacarose. A partir daí é acrescentado ao melaço enzimas, proveniente do fungo Saccharomyces, fazendo com que a sacarose transforme-se em etanol. Após esse processo, se obtém o mosto fermentado. Por fim, faz-se a Destilação Fracionada do mosto fermentado que vai dar origem ao etanol de 96° GL (Gay-Lussac).
O etanol é usado para a fabricação de bebidas e como combustível. No Brasil, a maior parte da produção de etanol é para a indústria de combustíveis. Essa preferência é pelo fato de o etanol não produzir dióxido de enxofre quando é queimado, ao contrário da gasolina que polui a atmosfera.
Palavras-chave: Etanol, processo, indústria, química.
abstract
This article contains the basic process that the raw material of ethanol in Brazil leads to reach the fuel stations spread around the country, from the arrival of sugarcane to the carrier that will route it to the other regions, serving as a gas additive in accordance with the environment and the Kyoto Protocol.
The 1970s oil crisis led to the incorporation of ethanol into the Brazilian energy matrix, which has made the country one of the largest ethanol producers in the world, and today, aiming to change from oil derivatives to renewable source increasing the brazilian economy and reducing the emission of carbon dioxide, Brazil increasingly invests in the production of ethanol, a biofuel that, in addition to being economically feasible, generates minimal impacts ecologically.
Key words: Ethanol, process, industry, chemistry.
introdução
Neste trabalho está contido o processo básico que a matéria-prima do etanol no Brasil, leva para chegar aos postos de combustíveis espalhados ao redor do país, desde a chegada da cana-de-açúcar até a transportadora que o encaminhará para as demais regiões, servindo como aditivo a gasolina em concordância com o meio ambiente e o Protocolo de Quioto.
A crise do petróleo em 1970 levou a incorporação do etanol (álcool) a matriz energética brasileira o que o fez ao país, ao longo do tempo, um dos maiores produtores de etanol do mundo e hoje, visando mudar de derivados do petróleo, para uma fonte renovável aumentando a economia brasileira e reduzindo a emissão de dióxido de carbono, o Brasil investe cada vez mais na produção do etanol, um biocombustível que, além de ser viável economicamente, gera impactos mínimos ecologicamente.
objetivo
Este trabalho tem como foco compreender a estrutura física e química do processo global da produção do etanol, bem como entender de forma básica suas operações unitárias em escala industrial e porque ele é tão importante para o Brasil fazendo comparações com a produção em outros países.
produção do etanol
Processo Químico do Etanol
Cana De Açúcar Caldo de Cana Açúcar[pic 2][pic 3]
Hidrólise da sacarose
C12H22O11 + H2O C6H12O6 + C6H12O6[pic 4][pic 5]
[pic 6]
Fermentação alcoólica
C6H12O6 2CO2 + 2C2H6O[pic 7][pic 8]
[pic 9]
...