PRODUTOS DE LIMPEZA INORGÂNICOS
Por: levitht • 9/10/2016 • Dissertação • 2.443 Palavras (10 Páginas) • 410 Visualizações
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
JOINVILLE - SENAI NORTE II
TÉCNICO DE QUÍMICA
[pic 1]
PRODUTOS DE LIMPEZA INORGÂNICOS
FELIPE BRESSAN BATISTA
GUSTAVO JOAQUIM
LUCAS IVAN SCHALDACH CUTTI
Joinville - SC
2016
FELIPE BRESSAN BATISTA
GUSTAVO JOAQUIM
LUCAS IVAN SCHALDACH CUTTI
PRODUTOS DE LIMPEZA INORGÂNICOS
Relatório de pesquisa sobre os produtos de limpeza inorgânicos apresentado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Joinville Norte II, como requisito para apresentar trabalho em Projeto S.A
Professor Orientador: Fabricio Borges e Carmen Luft Bammesberg
Joinville - SC
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 PRODUTOS DE LIMPEZA INORGÂNICOS 2
2.1 LIMPA VIDROS 2
2.1.1 Fórmula 2
2.1.2 Aplicações 2
2.1.3 Riscos 2
2.1.4 Mecanismos de produção 3
2.2 ÁGUA SANITÁRIA 3;4
2.2.1 Fórmula 4
2.2.2 Aplicações 4
2.2.3 Riscos 4;5
2.2.4 Mecanismos de produção 5
2.3 ÁGUA BORICADA 6
2.3.1 Fórmula 6
2.3.2 Aplicações 6;7
2.3.3 Riscos 7
2.3.4 Mecanismos de produção 7
3 CONCLUSÃO 9
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1 INTRODUÇÃO
A higienização na Indústria de Alimentos sempre foi um tema sensível, pois muitos dos produtos de limpezas químicos inorgânicos ajudam na eliminação de contaminantes, mas são extremamente poluentes para o meio ambiente. O objetivo com esse trabalho, é criar produtos de limpeza inorgânicos capazes de desinfetar alimentos e higienizar o ambiente de trabalho da industria, protegendo-os de todos os agentes físicos, químicos e biológicos (microrganismos), e mostrar as vantagens e desvantagens de se usar um produto químico inorgânico; aqui pretende-se abordar sobre sua composição, fabricação, modo de uso, e seus riscos para a saúde pública e da natureza.
2 PRODUTOS DE LIMPEZA INORGÂNICOS
Os produtos de limpeza inorgânica são compostos que não apresentam átomos de carbono em cadeia na sua formula. São extremamente utilizados em industrias pelo seu alto poder corrosivo e dissolvente que consegue retirar varias manchas e sujeira das maquinas. São principalmente usados nas industrias alimentícias por seu alto poder antisséptico. A principal desvantagem dos produtos químicos inorgânicos é que geralmente estes produtos são perigosos a saúde humana e ao meio ambiente por serem tóxicos, corrosivos e em alguns produtos expelirem gases nocivos.
2.1 LIMPA VIDROS
O limpa vidros é um composto químico inorgânico forte, geralmente encontrado na forma liquida e em uma embalagem de spray, utilizado principalmente para limpar e tirar manchas de vidros e seus semelhantes.
2.1.1 Fórmula:
Ácido sulfônico, hidróxido de sódio, etanol, álcool isopropílico, isobutilglicol, hidróxido de amônio, corante e água.[1]
2.1.2 Aplicações:
Produto é usado principalmente como pulverizador, sendo que seu uso é indicado para a limpeza de vitrines, espelhos, acrílicos, telas de TV, portas, para-brisas, entre outros.
2.1.3 Riscos:
Inalação: Vapores do material aquecido podem causar dor de cabeça, náuseas, e tontura.
Ingestão: Pode causar irritação do trato gastrintestinal, náuseas, vômitos, diarréia e cefaléia.
Pele: O contato breve não é irritante. O contato prolongado causa vermelhidão local fraca a moderada.
Olhos: Levemente irritante para os olhos.
Efeitos Crônicos: Nenhum efeito crônico é conhecido.[2]
2.1.4 Mecanismos de produção:
Em um recipiente adicione 50% de água, sob agitação adicione: Acido sulfônico, Hidróxido de sódio, Etanol, Álcool isopropílico, Isobutilo Glicol, Hidróxido de amônio, corante, pare a agitação e complete o volume para 100 litros de água. Agite para homogeneização do limpa vidro.
Figura 1: limpa vidros
[pic 2]
Fonte: Disponível em:
2.2 ÁGUA SANITÁRIA
A água sanitária é um composto químico inorgânico, encontrado normalmente sob a forma líquida, de cor levemente amarelo-esverdeada, odor picante, solúvel em água, não inflamável, fotossensível (decompõe-se quando em contato direto com a luz), corrosivo a metais, de fácil oxidação e decomposição, libera gases tóxicos quando em contato com ácidos, obtido a partir da reação do cloro com uma solução diluída de hidróxido de sódio (soda cáustica).[3]
...