Poliacrilato de sodio
Por: Kfepingado • 22/4/2019 • Relatório de pesquisa • 964 Palavras (4 Páginas) • 462 Visualizações
Objetivo
Observar como o Poliacrilato de sódio reage, com água destilada, de torneira, e Solução de NaCl (5%.)
Introdução
A utilização dos polímeros atualmente tem sido grande, por haver uma variedade cada vez maior, e por sua adequação na indústria mecânica, elétrica, térmica, ótica e superabsorventes, etc.
Provém do grego a palavra polímero, sendo poli (muitos) e mero (unidade de repetição), ou seja, o polímero é uma macromolécula constituída por muitas (dezenas de milhares) unidades de repetição intituladas meros, formada por ligações covalentes.
Para a produção de um polímero utiliza-se a matéria-prima monômero, sendo uma molécula com uma (mono) unidade de repetição.
Os polímeros superabsorventes têm propriedades de absorção de grandes quantidades de água pura, salina ou soluções fisiológicas, eles são denominados como hidrofílicos, sendo os mais utilizados no nosso dia a dia o poliacrilamida (PA) o qual absorve água por meio de formação de pontes de hidrogênio, a poliacrilamida foi testada em fraldas descartáveis, mas foi abandonada devido ao aumento excessivo de seu material. Então na década de 80 foi introduzido nas fraldas descartáveis o poliacrilato de sódio (PAS), no qual sua absorção é feita primariamente pela pressão osmótica fazendo com que o poliacrilato de sódio absorva a água, equilibrando assim a concentração de ions de sódio dentro e fora do polímero, revolucionando assim o mercado das fraldas descartáveis por absorver uma quantidade maior de liquido e diminuir em 50% o volume médio de massa.
Um polímero ao absorver água provoca um aumento de massa e volume além de seu intumescimento (endurecimento, inchaço). O seu intumescimento é uma parte muito importante do polímero, suas propriedades tem sido estuda por muitos pesquisadores. O intuito de produzir polímeros superabsorventes, são pela sua capacidade de absorção de centena de vezes a massa inicial, objetivando suas aplicações na medicina em curativos com gazes para pós operatórios, em ferimentos por queimaduras que formam bolhas de água, nas indústrias de Fraldas descartáveis, absorventes e também na Agricultura melhorando sua capacidade de reter água e nutrientes no solo ou subsolo, por sua propriedade de reter muitas vezes seu peso em água, produzindo muitos ciclos de secagem – irrigação por longo tempo de duração. Entretanto há pesquisas buscando materiais absorventes com menor durabilidade ao serem descartados no meio ambiente pois, esses materiais superabsorventes como fraldas descartáveis, absorventes entre outros são resistentes a microrganismos e muito duráveis ao serem descartáveis no meio ambiente
O poliacrilato de Sódio é um sal sódico derivado do ácido poliacrílico, sua fórmula química é [-CH2-CH(COONa)-]n. O poliacrilato de sódio também é polietrólito aniônico pois os grupos carboxílicos estão carregado negativamente em sua cadeia principal.
Materiais utilizados
- Béquer de 250ml
- Balança analítica
- Espátula
- Pisseta de água destilada
- Bastão de vidro
- Fralda Descartável
- Proveta volumétrica de 50ml
Reagentes utilizados
- Poli (acrilato) de sódio retirado da Fralda
- Água da Torneira
- Solução de NaCl (5%)
- Água destilada
Procedimento experimental
Retirou-se da fralda descartável todo o poliacrilato de sódio. Em seguida em uma balança analítica pesou-se em um béquer de 250ml 0,40gr de poliacrilato de sódio, repetiu-se o procedimento de pesagem em mais 2 béqueres. Contendo assim cada béquer 0,40 gramas de poliacrilato de sódio.
No primeiro béquer adicionou-se 50 ml de agua de torneira, no segundo béquer adicionou-se a mesma medida de 50ml de agua destilada e no terceiro béquer adicionou-se 50ml da solução de NaCl (5%) e observou-se cada uma das amostra dos béqueres, após deixar em repouso por alguns minutos pesou-se.
Resultado e discussão
No primeiro béquer com poliacrilato de sódio e agua de torneira, observamos que a amostra demorou um pouco mais que as outras amostras, mas seu intumescimento foi maior que a amostra com agua destilada. Com a amostra de solução de NaCl (5%) o poliacrilato de sódio absorveu uma quantidade bem pequena de liquido fazendo com que a amostra sofresse um intumescimento bem menor que as outras amostras.
...