TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benzoato de sódio

Resenha: Benzoato de sódio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Resenha  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 2

Você já ouviu falar em benzoato de sódio? E em fosfato tricálcico? Nunca? E no citrato de sódio? Também não? Pois saiba que, mesmo que você não se lembre dessas palavras esquisitas, elas estão em muitos alimentos que, provavelmente, fazem parte das suas refeições diárias. É que estamos falando de dezenas de ingredientes presentes nos alimentos industrializados e nos rótulos das embalagens, engrossando a sopa de letrinhas que, quando não passam despercebidas, podem até assustá-lo.

O citrato de sódio, por exemplo, está presente no leite em caixinha, como estabilizante. Por sua vez, o fosfato tricálcico é usado em refrescos e sopas em pó, para evitar a presença de umidade. Já o benzoato de sódio serve como conservante em margarinas, molhos e sucos.

A presença desses ingredientes é motivo de muitas controvérsias e dúvidas, que colocam o consumidor, pesquisas científicas e estratégias de marketing num intricado dilema onde a sua saúde é que está em jogo.

A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS defende esses aditivos, utilizados, em geral, para aumentar a durabilidade do produto na prateleira, melhorar a aparência (como sabor, cor e odor), evitar reações provocadas pelo meio ambiente e por bactérias (conservandoos por mais tempo) ou facilitar algumas etapas da produção industrial. Ou seja, torná-lo mais atrativo e prático para o consumidor.

Por suposto, isso é permitido pela legislação brasileira, que admite a Organizaadição de 12 categorias de aditivos: acidulantes, antiespumantes, antioxidantes, antiumectantes, aromatizantes, conser vantes, corantes, adoçantes artificiais e naturais, espessantes, estabilizantes e umectantes. Uma breve olhada na geladeira e você vai perceber que eles estão lá.

Entre os mais usados destacam-se os corantes, que podem ser naturais, como o cúrcuma, ou artificiais, como tartrazina (aparece nos rótulos como a sigla E102), sendo utilizados em refrigerantes e doces para dar a cor dos sabores que imitam, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com