Pressão e volume de um gás
Por: dieren • 26/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.015 Palavras (5 Páginas) • 291 Visualizações
[pic 1] | FACULDADE DE CIÊNCIAS, LETRAS E EDUCAÇÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE - FACLEPP QUÍMICA (BACHARELADO) |
RELATÓRIO AULA PRÁTICA
Disciplina: FISICO QUIMICA I
Diéren Cris Araujo Monteiro,
4° termo
RELATÓRIO AULA PRÁTICA FISICO QUIMICA
TÍTULO
Aula Prática 02 - Comportamento dos Gases
OBJETIVO
Analisar de modo experimental o comportamento dos gases
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Define-se pressão como força dividida pela área sobre a qual aplica-se a força. Em um gás a força possui origem das colisões das moléculas nas paredes do recipiente, sendo praticamente constante devido ao fato do grande número de colisões geradas. Pode-se utilizar a pressão como indicio de equilíbrio mecânico, ao colocarmos dois gases de pressões diferentes separados por uma parede móvel o gás de maior pressão tende a comprimir o gás de menor pressão, se os mesmos apresentarem pressões iguais a parede não se move o que indica o equilíbrio mecânico. Mede-se a pressão exercida pela atmosfera através do barômetro, a pressão de uma amostra de gás no interior de um vaso mede-se através do nanômetro, este que consiste em um tubo em U cheio de líquido pouco volátil. A pressão, p, da amostra gasosa equilibra a pressão exercida pela coluna do líquido, que é igual a ρgh, onde h é a altura da coluna, mais a pressão externa, pex, se a outra boca do tubo encontrar-se aberta para atmosfera, (p= pex + ρgh).Determina-se a pressão através da determinação da altura da coluna e pelo conhecimento da pressão externa.
Temperatura:
Denomina-se temperatura, T, como a propriedade responsável por indicar o sentido do fluxo de energia através de uma parede rígida e termicamente condutora. Assim como a pressão a temperatura indica equilíbrio, no caso da temperatura equilíbrio térmico. A Lei que enuncia experimentalmente esse equilíbrio é conhecida como lei zero, atinge-se o equilíbrio térmico quando não há mais mudanças de estado nos corpos em contato através de uma fronteira diatérmica. (ATKINS E PAULA, 2003). Segundo Boyle, 1661, quando comprimi-se uma amostra de gás a metade do seu volume, atingiram as paredes, em um certo intervalo de tempo, duas vezes mais moléculas do que antes da compressão. Então a força média sobre as paredes dobra, assim quando reduzirmos o volume a metade, a pressão do gás fica duplicada e p X V é uma constante.Gay-Lussac realizou medidas do volume mantendo uma massa fixa de gás sob pressão fixa e descobriu que o volume variava linearmente com a temperatura. Com esses estudos, determinou-se que o aumento relativo de volume a temperatura de 0∘C definiu-se que:
α0=1/V0 (ðV/ðθ) p.
a partir dos estudos de Boyle, Gay-Lussac e Avogrado obteve-se a equação de estado do gás ideal (V= nRT/p). (CASTELLAN, 1996)
MATERIAIS
Lata de alumínio
Água fria
Pinça ou garra capaz de segurar a lata
Recipiente
Fonte de calor
1 garrafa PET média (600 mL)
1 balão
2 Béquer grande
Vela
Recipiente de 1 L (bacia)
Água
Frasco de vidro maior que a vela
Fogo
PROCEDIMENTO ANALÍTICO
Experimento 1: Aquecimento de uma garrafa com balão
Colocou se o balão na boca da garrafa.
Pegou os Becker e encheu uma de água quente e outra com água fria.
Mergulhou a garrafa na água contida nas duas bacias.
Questões
1. O que aconteceu com o balão da garrafa mergulhada na água quente? E com o balão da garrafa mergulhada na água fria?
Água Fria diminuição de colisões das moléculas, Becker de agua quente foi o aumento das colisões entre as moléculas.
2. Por que ocorrem essas mudanças nos balões?
Água Fria : moléculas tem menos colisões diminuindo assim o seu volume interno.
Água Quente: as colisões aumentam com isso o volume também.
3- Que lei dos gases foi observada nesse experimento?
...