Produção de ácido sulfúrico e ácido nítrico
Tese: Produção de ácido sulfúrico e ácido nítrico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LFVMW123 • 18/5/2014 • Tese • 979 Palavras (4 Páginas) • 520 Visualizações
Produção de acido sulfúrico e de acido nítrico
Notas sobre processos de concentração de efluentes desta natureza
O sistema ácido nítrico/água (HNO3/H2O) apresenta um azeótropo máximo a aproximadamente 68 % em massa e a uma temperatura de 120°C à pressão ambiente. De maneira a produzir-se alta concentração de ácido nítrico, o qual é necessário em muitos processos técnicos, é então necessário ultrapassar-se o ponto de azeótropo pelo uso de ácido sulfúrico altamente concentrado.
Novos Processos
Existem plantas capazes de concentrar ácido nítrico a um mínimo de 98%, e ácido sulfúrico a um mínimo de 90% em um processo de três estágios, contendo processos de concentração por vácuo forçado Simonson-Mantius para o ácido sulfúrico e destilação extrativa para o ácido nítrico.
Foi apresentado um processo para a purificação e concentração de ácido sulfúrico contendo como subproduto ácido nítrico e componente orgânico relacionado com o nitrato de aromáticos por misturas de ácidos que consiste na integração de um sistema de purificação com um sistema de concentração o qual inclui troca de calor exaurido da corrente de alimentção de ácido sulfúrico em troca indireta de calor com água quente, do ácido sulfúrico concentrado obtido a partir do sistema de concentração de ácido sulfúrico, antes da introdução nesse sistema de purificação.
O ácido sulfúrico, H2SO4, é um ácido mineral forte. É solúvel na água em qualquer concentração. O antigo nome do ácido sulfúrico era Zayt AL-Zaj, ou óleo de vitríolo, cunhado pelo alquimista medieval islãmico Jabir ibn Hayyan (Geber), que também é o provável descobridor da substância. O ácido sulfúrico tem várias aplicações industriais e é produzido em quantidade maior do que qualquer outra substância (só perde em quantidade para a água). A produção mundial em 2001 foi de 720 milhões de toneladas, com um valor aproximado de oito bilhões de dólares. O principal uso engloba a fabricação de fertilizantes, o processamento de minérios, a síntese química, o processamento de efluentes líquidos e o refino de petróleo.
O ácido nítrico, que tem a fórmula molecular HNO3, é um ácido de elevado grau de ionização e volátil à temperatura ambiente. É produzido industrialmente pelo processo Ostwald. Também conhecido como ácido azótico ou água-forte.
A fumaça dos cigarros influencia o efeito estufa?
Não. Ta certa que entre as 6 700 substâncias liberadas na fumaça que sai do cigarro estão o dióxido de carbono (CO2) e o monóxido de carbono (CO), dois dos principais causadores do efeito estufa. Mas a quantidade desses gases emitida por todos os cigarros do mundo é irrisória. Vamos pegar o exemplo do monóxido de carbono: enquanto os carros queimam de 15 mil a 20 mil toneladas de CO por dia, a população mundial de fumantes produz 200 toneladas diárias do mesmo gás. No caso do gás carbônico, a queima do cigarro produz o equivalente à quantidade de CO2 absorvida quando a planta que lhe deu origem ainda era um inofensivo pé de tabaco. Mas isso não quer dizer que o cigarro não degrade o ambiente. Veja ao lado os malefícios do produto.
Efeito estufa é a elevação da temperatura da Terra, como conseqüência do excesso de certos gases na atmosfera, principalmente do gás carbônico (dióxido de carbono) e outros. Esses gases apresentam a mesma propriedade dos vidros transparentes utilizados nas estufas de jardins empregados em países de clima frio. Deixa passar a luz solar, mas impedem a saída do calor, bloqueando e enviando, de volta a Terra, parte da radiação infravermelha (calor) irradiada por nosso planeta. Convém salientar que o efeito estufa é benéfico aos seres vivos, pois impede grandes
...