TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica - HIdrogênio

Por:   •  28/2/2016  •  Ensaio  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

EXPERIMENTO N°3 – LIGAÇÕES QUÍMICAS

  • OBJETIVO

Determinar o comportamento de diferentes substâncias em situações distintas (aquecimento, solubilização, miscibilização) e analisar a relação das ligações químicas com os procedimentos realizados.

  • FUNDAMENTO TEÓRICO

Os agrupamentos atômicos que formam tudo quanto nos rodeiam podem ter propriedades muito diferentes. Essas propriedades são indicativas do tipo de ligação do composto. As ligações químicas representam interações entre dois ou mais átomos, interações essas que podem ocorrer por doação, compartilhamento ou deslocalização de elétrons. Cada um desses processos é caracterizado por uma denominação de ligação química, que pode ser do tipo iônico, covalente ou metálico.

A ligação iônica ocorre com a formação de íons. É caracterizada pela doação e o recebimento de elétrons entre dois átomos. Nessa ligação, predominam as forças eletrostáticas que atraem os íons  de cargas opostas.

Quando se combinam dois átomos que possuem uma mesma tendência de ganhar e perder elétrons, ocorre então a formação de uma ligação covalente. Nesse processo, ocorre um compartilhamento de elétrons.

Já a ligação metálica traz um processo distinto. Os elétrons distribuem-se sobre núcleos positivos de átomos metálicos, formando uma nuvem eletrônica sobre toda estrutura da matéria formada, sendo esta a responsável pelas propriedades metálicas da matéria constituída.

Existem três estados físicos onde podemos encontrar as substancias: sólido, liquido e gasoso. A mudança desses estados depende além do tipo de ligação em que as substancias se formam da temperatura e pressão que se encontram. A cada mudança de estado é dado um nome específico como pode ser observado no esquema abaixo.

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15]

[pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25]

[pic 26][pic 27]

  • MATERIAIS E REAGENTES

Materiais

Reagentes

Bico de Bunsen

Ácido Oxálico

Cadinho

Ácido Sulfúrico

Espátula

Água Destilada

Estante

Cloreto de Cálcio

Palito de Fósforo

Cloreto de Sódio

Pêra

Hexano

Pinça de Madeira

Iodo

Pipeta Graduada

Sacarose

Triangulo de Porcelana

Sulfato de Cobre

Tripé de Ferro

Tubo de Ensaio

  • PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
  1. Aquecimento de sais.
  1. Objetivo

Observar o comportamento do NaCl e do CaCl2 diante de um aquecimento.

  1. Procedimento

Em um cadinho de porcelana foi colocada pequena quantidade de cloreto de sódio e este foi aquecido por dez minutos utilizando um tripé e um triângulo de porcelana. O mesmo processo foi repetido substituindo o cloreto de sódio por cloreto de cálcio.

  1. Resultado

No primeiro cadinho, com cloreto de sódio, não foi observada nenhuma alteração.

No segundo cadinho, com cloreto de cálcio, durante os 10 minutos que estava exposto ao fogo o sal fundiu, passando do estado solido ao líquido e ao final dos 10 minutos todo o líquido havia evaporado, ou seja, passou do estado líquido para o estado gasoso.

  1. Foto

[pic 28][pic 29]

  1. Reatividade com H2SO4 
  1. Objetivo

Observar a reatividade da Sacarose junto ao Ácido Sulfúrico.

  1. Procedimento

Dentro de um cadinho de porcelana foi colocada uma pequena quantidade de sacarose e a este foi acrescentado 2,0 mL de ácido sulfúrico concentrado. Esse procedimento precisou ser feito dentro da capela, pois aspira muitos cuidados.

  1. Resultado

Houve reação exotérmica do ácido sulfúrico com a sacarose, formando carvão e água, com liberação de gases. Passou de sacarose, com coloração castanha, para um carvão (sólido) de coloração preta.

  1. Foto

[pic 30][pic 31]

  1. Diferença nas reatividades
  1. Objetivo

Observar se há diferença quanto à reatividade de substâncias com água e hexano.

  1. Procedimento

Em um tubo de ensaio foi colocada uma pequena quantidade de ácido oxálico, em um segundo tubo uma pequena quantidade de cloreto de sódio e em um terceiro tubo uma pequena quantidade de sulfato de cobre. Em cada um dos tubos foi colocado cerca de 10 mL de água destilada. Todos foram agitados e o mesmo processo foi repetido substituindo água por hexano.

  1. Resultado

Não foi observada nenhuma reação ou qualquer mudança em nenhum dos casos, nem quando adicionado água nem quando adicionado hexano. Porém os compostos são solúveis na água, mas não são solúveis no hexano.

  1. Foto

[pic 32][pic 33][pic 34]

  1. Aquecimento de sal hidratado
  1. Objetivo

Observar o comportamento do CuSO4 penta hidratado ao ser aquecido.

  1. Procedimento

Em um cadinho de porcelana foi colocada uma pequena quantidade de sulfato de cobre hidratado e ele, aquecido por dez minutos.

  1. Resultado

        Cerca de 1 minuto após o inicio do aquecimento, a coloração do sulfato de cobre passou de azul a um cinza esverdeado. Com 4 minutos, todo azul já havia sumido e ao final dos 10 minutos o sulfato de cobre ficou completamente branco. ‏

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (330.7 Kb)   docx (743.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com