Quimica alcaloides
Por: Lari Pascoalotte • 31/5/2015 • Trabalho acadêmico • 310 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
- resistência elétrica e resistores;
A resistência elétrica é o fluxo ou movimento de partículas carregadas em um condutor de forma ordenada, ou seja, é a capacidade de ocorrer uma corrente elétrica com um diferencial aplicada . Para ocorrer essa corrente entre dois pontos temos que ter um diferencial de potencia elétrica entre os mesmos. Sabendo-se que quando temos um corpo eletrizado,( ou ele cedeu ou recebeu elétrons), temos a seguinte teoria que quando entre os dois corpos apresentados um corpo recebe elétrons ficando carregado negativamente e o corpo que cedeu elétrons fica carregado positivamente, pois fica em falta de elétrons, assim tendo um diferencial de potencia elétrica.
Quando ocorre essa corrente elétrica em um condutor metálico, os elétrons ali presentes se deslocam livres nesse condutor, em uma velocidade muito grande os elétrons se esbarram entre eles e entre os atomos do condutor, assim tendo uma grande dificuldade de se deslocarem, ou seja, uma resistência da corrente no condutor.
Para ter uma boa resistividade o material deve conter alguns fatores, que são :
- Quanto maior for seu comprimento maior será sua resistividade;
- Depende do material que o condutor é feito;
- Sua temperatura.
Resistor
O resistor é um componente que ajuda na passagem da corrente elétrica, por seu material, essa ajuda damos o nome de resistência elétrica que possui como unidade ohm. Os resistores contem uma tabela de cores que podemos observar na figura 1, que nos ajudam a visualizar do que o material é feito e a quantidade de ohn contido nele, ou podemos usar o ohmimetro.
Os resistores ideais são os que tem uma resistência elétrica constante, independentemente da tensão ou da corrente elétrica. Eles podem ser fixos ou variaves, chamados de potenciômetros ou reostatos. Seu valor nominal autera-se conforme o giro de um eixo ou deslizar uma alavanca.
[pic 1]
...