REACÇÕES DE ALUMÍNIO METAL E CLORO DE ALUMÍNIO
Por: cleyslamendes • 12/3/2018 • Projeto de pesquisa • 729 Palavras (3 Páginas) • 526 Visualizações
REAÇÕES DO ALUMÍNIO METÁLICO E DO CLORETO DE ALUMÍNIO
Acadêmicos: Cleysla Mendes da Silva
Danniel Camargo Silva
- INTRODUÇÃO
- OBJETIVO
Demonstrar as reações do Alumínio metálico e do Cloreto de Alumínio
- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para a realização do experimento foram utilizados os seguintes utensílios: tubos de ensaio; conta gotas; fita indicadora de pH; estante para tubo de ensaio; lixa para polir e espátula. De reagentes, foram utilizados: raspas de alumínio metálico; alumínio metálico; solução de NaOH 1 mol.L-1; água destilada; solução de HCl 2 mol.L-1; Cloreto de Alumínio; HNO3 e NH4OH concentrados.
Inicialmente e com o auxilio de um conta gotas, adicionou-se aproximadamente 3 mL das soluções de NaOH, HCl, HNO3 em tubos de ensaio distintos e enumerados respectivamente. Em seguida, adicionamos cuidadosamente as raspas de alumínio e observamos. Posteriormente o mesmo procedimento foi repetido utilizando pedaços de alumínio metálico polido no lugar das raspas e os resultados foram observados.
Em outro tubo de ensaio com aproximadamente 3 mL de água destilada foi adicionado qualitativamente, com auxilio da espátula, o cloreto de alumínio. Em seguida adicionamos NaOH gota a gota, analisando o pH da solução com o auxilio da fita indicadora e os resultados foram observados. Por fim, adicionou-se NH4OH para a análise de alguma alteração do ultimo sistema. Os resultados foram anotados e comparados.
- RESULTADOS E DISCUSSÃO
Tubo 1: solução de NaOH 1 mol.L-1
Ao adicionar as raspas de alumínio metálico na solução de NaOH notou-se explicitamente a mudança de cor do meio reacional, de transparente para opaca. Notou-se a liberação de gás hidrogênio, evidenciando uma reação exotérmica a partir da reação de oxidação do alumínio.
2Al(s) + 2NaOH(aq) + 2H2O 2Na[Al(OH)4](aq) + 3H2(g)[pic 2]
Tubo 2: solução de HCl 2 mol.L-1
Com a adição das raspas de alumínio metálico em solução de HCl também se notou a liberação de gás hidrogênio a partir da oxidação do alumínio metálico. Entretanto, com o passar do tempo a solução adquiriu uma coloração escura, contrário ao que houve no tubo 1.
2Al(s) + 6HCl(aq) 2Al3+(aq) + 3H2(g) + 6Cl-(aq)[pic 3]
Desta forma, foi possível observar que, por alumínio ter comportamento anfótero, ou seja, dependendo do sistema em que se encontra poder se comportar como ácido ou como base, o mesmo interage efetivamente com os tubos que possuíam NaOH e HCl, liberando gás hidrogênio. Vale ressaltar que a reação entre o aluminio e o HCl ocorrerá mais lentamente por causa dos íons cloreto presentes em solução que capturam os elétrons de valencia do alumínio e, a reação entre a base ocorrerá mais rápido devido sua hibridização sp.
...