RELATÓRIO ANÁLISE QUÍMICA
Por: tereza17 • 14/2/2016 • Projeto de pesquisa • 931 Palavras (4 Páginas) • 364 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Calibração significa o conjunto de operações que estabelece condições especificadas e as relações entre os valores indicados pelos instrumentos calibrados. Todas as generalizações e leis científicas são baseadas na regularidade derivada de observações experimentais. E necessário para qualquer experimento levar em considerações as limitações e confiabilidade dos dados a partir das quais são tiradas as conclusões. Portanto na calibração de pipetas e necessário que os recipientes estejam limpos e secos para exatidão dos resultados no experimento, foi observado três tipos de pipetas de volumes diferentes, e á quantidade de gota em cada uma por ml de água, também foi analisado o peso do Becker vazio e com a água ou seja: antes e após o teste assim obteve-se a quantidade de gotas nos diferentes níveis solicitados de cada uma, o ultimo processo foi a analise do nível da temperatura da água utilizada.
Na sala de laboratório é necessário uma temperatura ambiente adequada e cuidados, em caso de preparo de algumas soluções sendo feitas de maneira inadequada pode provocar acidentes e imprecisão dos resultados.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo geral:
- Obter a quantidade exata de gotas de água em diferentes tipos de provetas sendo as mesma de 1ml, de 5ml, e 10ml.
- Objetivos especificos:
- Utilizar adequadamente todos os materiais necessários.
.
- Utilizar as vidrarias adequadas para o experimento.
- Observar cada processo e os diferentes tipos de resultados.
- METODOLOGIA
A pratica foi realizada com o uso de três tipos de pipetas a graduada de 10 ml, a Pasteur de 1 ml e a volumétrica de 5 ml cada ml foi preenchida ao nível solicitado com a água da torneira que em seguida foi manuseada ao beque quantificando a quantidade de gota contida em cada uma. Após este processo foi pesada na balança analítica o Becker para fins de determinar os diferentes peso da água de cada medida, sendo q o mesmo foi pesado antes do teste com o propósito de conhecer primeiro o seu peso real. A temperatura também foi analisada.
- PARTE EXPERIMENTAL
4.1 Materiais
- Balança analítica
- Pipeta graduada de 10 ml
- Pipeta volumétrica 5 ml
Pipeta de Pasteur de 1 ml
- Termômetro
- Becker de 50 ml
- Reagentes:
- Água da torneira
- Procedimento experimental:
O teste é um procedimento para detectar a quantidade de gota de cada ml nos diferentes tipos de provetas que foram divididas em três partes. O teste envolve três tipos de diferentes pipetas, volumétrica de 5 ml graduada de 10 ml e Pasteur de 1 ml, cada pipeta foi preenchida com uma quantidade de água correspondente a seus respectivos valores.
1º parte
Foi utilizada a pipeta de Pasteur de 1 ml que foi preenchida com água ate o nível estabelecido e em seguida esvaziada em um Becker seco e limpo que foi pesado tendo como peso equivalente a 55.913 g e depois com água que resultou em um peso de 54.9226 g. durante o esvaziamento da pipeta foi quantificado as gotas de água existente em um 1mol que foram 20 gotas em seguida o beque foi seco com lenço de papel para ser utilizado nos seguintes experimentos. Logo após foi medido a temperatura da água de 27°C.
2º parte:
Ocorreu o mesmo procedimento utilizando a pipeta volumétrica de 5 ml obtendo diferenças na quantidade de gotas e no peso do Becker contendo agua em 5 ml quantificou 109 gotas e um peso de 63.4906 g.
3º parte:
Foi utilizado o mesmo procedimento do uso das pipetas já mencionadas tendo como diferença a utilização da pipeta graduada e o numero de gotas correspondente as 10ml que foram 183 gotas e o peso do beque obtido que foi de 60.8374 g.
PIPETA UTILIZADA NA MEDIDA DO VOLUME | MASSA BÉQUER MAIS ÁGUA | MASSA DA ÁGUA |
Pipeta graduada (10 ml) | 36,2683 g. | 4,8338 g. |
Pipeta volumétrica (5 ml) | 36,3593 g. | 4,9248 g. |
...