RELATÓRIO DE QUÍMICA - TERMOQUÍMICA
Por: Caroline Peixe Munhoz • 10/2/2017 • Relatório de pesquisa • 1.280 Palavras (6 Páginas) • 448 Visualizações
Objetivo
Os objetivos deste trabalho foram analisar e observar o modo com que a energia de um amendoim pode ser liberada com o aumento de temperatura;
Determinar a energia de dissolução do cloreto de amônio em água;
Introdução
Existem diversos tipos de energia, como por exemplo, a energia eólica, a energia térmica, a energia nuclear, a energia química, a energia elétrica, a energia solar e a energia sonora.
As formas de energia mais diretamente relacionadas à química são a energia térmica, que vem da agitação de partículas de um corpo, a energia elétrica, ligada ao movimento de cargas elétricas, e a energia química, derivada da reorganização de átomos.
A combustão é a principal reação química que produz energia térmica. Existem dois tipos de combustão: completa e incompleta. Na combustão completa existe oxigênio suficiente na reação, formando o CO2. Nessa combustão a chama tem cor azul. EXEMPLO: C3H8+5O2 3CO2 + 4H2O
Na combustão incompleta não há oxigênio suficiente na reação, formando CO. Nessa combustão a chama tem cor amarela. O CO é uma substância extremamente tóxica. Um exemplo de combustão incompleta é a produção se carvão, onde é necessário controlar o oxigênio da reação (equação química: C3H8+ 3O2 3CO(g) + 4H2O).
A maioria das equações químicas ocorre produzindo variações de calor. Em nosso dia a dia acontecem várias reações químicas que recebem (endotérmica) ou liberam (exotérmica) calor. O processo exotérmico está ligado à diminuição da temperatura, onde há liberação de energia. O processo endotérmico está ligado ao aumento da temperatura, onde há absorção de energia. Ambos os processos ocorrem simultaneamente. Um exemplo de processo endotérmico e não exotérmico que utilizamos no nosso dia a dia é a preparação de uma refeição onde a chama do fogão (combustão completa) faz parte do processo exotérmico e q panela, faz parte do processo endotérmico.
A energia química também está ligada a energia presente nos alimentos. Para verificar o valor energético de um alimento, apresenta se, no rótulo do mesmo, uma tabela nutricional, indicando o valor calórico do alimento. As unidades de medida dessa energia são quilocalorias (Kcal), calorias (cal), Joule(J), quilo joule (Kj) .
Para determinarmos a energia dos alimentos, é necessário usar um cálculo onde a fórmula usada é Q=M.C. ∆T, sendo que o “Q” representa a quantidade de calor da substância “M” representa a massa, em gramas, “C” representa a constante e “∆t” representa a temperatura final subtraída à temperatura inicial, em graus Celsius.
Materiais, reagentes e Procedimentos.
Para a realização desses experimentos foram utilizados os seguintes materiais:
Balança
Termômetro
Béquer
Tubo de ensaio
Fio metálico
Suporte universal
Garra com argola
Isqueiro
Latinha de alumínio
Para essa mesma realização desses experimentos foi utilizados esses regentes:
Amendoim
Cloreto de amônio (NH4Cl)
Água
Procedimentos:
Procedimento I
Inicialmente foi medida a massa de um grão de amendoim. Em seguida pede-se para colocar aproximadamente 80g de água dentro de uma latinha de alumínio. Realizado isso, fixar a latinha de alumínio no suporte universal de forma que não se imergir muito dentro dela, sobrepor o termômetro dentro, sendo que fique imerso na água e não encostado na latinha, medindo sua temperatura. Posteriormente espetar o amendoim com um fio metálico e aproximar da base da latinha. A temperatura da água que foi medida (Temperatura Inicial). Logo em seguida, atear fogo no amendoim, a combustão do amendoim, após a chama se apagar medir temperatura da água (temp. Final). O amendoim, após ser queimado ele virou cinzas, ou seja, medir a massa que não entrou em combustão completa.
Procedimento II
Primeiramente pede-se que com o subsidio de um béquer, colocar em um tubo de ensaio gotas de água ate completar aproximadamente 1,5 g. Em seguida inserir um termômetro dentro do tubo com água. Realizado isso, em outro tubo de ensaio, medir uma ponta de espátula de NH4Cl. Posteriormente retirar o termômetro, transferindo o NH4Cl para o tubo com a água e agitar fortemente ate a dissolução da substância. Posicionar novamente o termômetro e medir a nova temperatura. Esse processo de ser realizado rapidamente.
Resultados
Procedimento I
Amendoim Água
Massa do amendoim 0,65 g Massa 69,26 g
Massa das cinzas 0,07 g Temperatura inicial 22° C
Temperatura final 40 ° C
Após realizada a combustão do amendoim, há uma transformação química, onde o amendoim se torna cinzas, e a água se aqueceu com a adsorção da energia liberada.
Figura 1 – Representa a combustão do amendoim aquecendo a água
Procedimento II
Após a agitação da água com o cloreto de amônio, liberou-se a energia que diminuiu a temperatura da água que estava no tubo de ensaio.
NH4Cl Água
Massa 0,37
...