RELATÓRIO REAÇÃO XANTOPROTEICA
Por: Brendo Vilhena • 18/6/2018 • Relatório de pesquisa • 845 Palavras (4 Páginas) • 3.413 Visualizações
Aminoácidos Possuem um átomo de carbono central, onde á ligações covalentes com um grupo amina primaria(+NH3), um grupo carboxílico (-COO), um átomo de hidrogênio (H) e uma cadeia lateral (R). É no radical da estrutura do aminoácido onde é diferenciado sua função.
Proteínas são biomoléculas muito abundantes nos seres vivos, onde a sua função e fundamental no processo biológico. São polímeros formados por uma cadeia polipeptídica, chamadas de α–aminoácidos, unidos por ligações peptídicas. As proteína são constituída de 20 aminoácidos diferente, com variações praticamente infinitas, possibilitando a formação de diversas estruturas, com funções diferentes.
As proteínas são as macromoléculas mais abundantes nas células vivas. Elas ocorrem em todas as células e em todas as partes destas. As proteínas também ocorrem em grande variedade; milhares de diferentes tipos, desde peptídeos de tamanho relativamente pequeno até enormes polímeros com pesos moleculares na faixa de milhões, podem ser encontrados em uma única célula. (LEHNINGER, 2002)
No organismo, as proteínas ingeridas dos alimentos são transformadas em cerca de 100.000 proteínas dos mais diversos tipos, totalizando um percentual médio de 15% da composição do organismo humano (Feltre, 2004).
A detecção de proteínas em materiais biológicos envolve reações específicas com determinados reativos, os quais originam substâncias coloridas que absorvem luz na região visível, permitindo a sua quantificação.
As proteínas incluem as moléculas com capacidade enzimática e as fibrilas contrácteis responsáveis por movimentos celulares e pela contração muscular. As proteínas são cadeias de polipéptideos enroladas sobre si e estabilizadas por ligações de pontes de hidrogénio, pontes de enxofre e outros. Os polipéptideos são formados por aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas. Estas ligações ocorrem entre os grupos, carboxílico e amino, de aminoácidos vizinhos.
Nesta reação as proteínas são identificadas pela adição de ácido nítrico, que depois de adicionado à solução e aquecido provoca o aparecimento de um coágulo amarelo. Esta coagulação origina a formação de nitroproteínas. Estas adquirem um tom alaranjado após a alcanização com uma base, neste caso o hidróxido de Sódio.
A Reação Xantroproteica, característica de certos grupos de aminoácidos e das proteínas: a adição de ácido nítrico a uma solução de proteínas provoca um precipitado branco que se torna amarelo após a ebulição. Nesta reação as proteínas são identificadas pela adição de ácido nítrico, que depois de adicionado à solução e aquecido provoca o aparecimento de um coágulo amarelo. Esta coagulação origina a formação de nitroproteínas. Estas adquirem um tom alaranjado após a alcalização com uma base, neste caso o hidróxido de Sódio.
2 OBJETIVO
• Evidenciar a presença de resíduos de tirosina e triptofano na solução de ovoalbumina.
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1. Escreveu-se o nome dos reagentes nos tubos de ensaio de acordo com a tabela abaixo;
Tabela 1
AMOSTRAS (TUBOS DE ENSAIO) QUANTIDADE
Água destilada 10 mL
Clara do ovo (Dissolvida em 100 mL de água) 02 mL
2. Preparou-se a solução de HNO3 (ácido nitrito), concentrado.
3. Preparou-se a solução de NaOH (Hidróxido de Sódio), contendo 2g de NaOH Diluídas em 20 mL de água destilada.
4. Pipetou-se 4 ml da solução de clara de ovo em um tubo de ensaio; Verter, cuidadosamente, pelas paredes do tubo, 2 ml de HNO3 (ácido nítrico concentrado), Observou a formação de um precipitado branco;
5. Foi Aquecido em banho-maria fervente durante 1 minuto;
6. Pipetou 2 ml da solução de NaOH 2,5 mol/L;
4 RESULTADOS
Tabela 2
...