RELATÓRIO DA PRÁTICA I-PROPRIEDADES DA ÁGUA E TITULAÇÃO DE REPOLHO ROXO
Por: melomotomec • 11/5/2017 • Relatório de pesquisa • 1.555 Palavras (7 Páginas) • 1.300 Visualizações
RELATORIO DA PRÁTICA
TITULAÇÃO COM SUCO DE REPOLHO ROXO
10114020270 ALEXANDRE SOARES DE MELO
POLO NOVA IGUAÇU
RELATORIO DA PRÁTICA I-PROPRIEDADES DA ÁGUA E TITULAÇÃO DE REPOLHO ROXO
PARTE 1- PROPRIEDADES DA ÁGUA
INTRODUÇÃO:
A água é uma substância formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, é abundante no planeta terra e essencial à vida. É encontrada em três estados físicos (sólido, liquido e gasoso) e possui várias propriedades, tais como alto calor específico(necessitando assim de muita energia para aumentar sua temperatura), tensão superficial, devido às suas ligações químicas, e alta solubilidade, dissolvendo uma grande quantidade de substâncias, dando-lhe o título de solvente universal.
OBJETIVO
MATERIAIS E MÉTODOS
1) Polvilho na água:
-objetivo: demonstrar através da experiência os efeitos e a existência da tensão superficial da água.
-material:
- 1 béquer com 600 ml de água
- Polvilho (talco)
- Detergente
-procedimento: Em um béquer com 600ml de água parada colocar polvilho(talco) em sua superfície e ver como ele se comporta. Após isso pingar uma gota de detergente na água.
-resultado: no início, embora o polvilho fosse mais denso que a água, o mesmo flutuou na superfície, porém após pingar o detergente, foi verificado que o polvilho que antes flutuava afundou na água.
-questionamentos:
1. Por que o polvilho não afundou na água? Qual a propriedade da água que foi observada, neste caso? O polvilho não afundou na água por causa da coesão entre as moléculas, o nome dessa propriedade é tensão superficial
2. O que aconteceu quando você colocou o detergente na superfície da água? Por que isso ocorreu? Houve a quebra da tensão superficial, porque as moléculas de água quebraram a coesão para interagir com as moléculas do detergente.
2)Descongelando o gelo:
-objetivo: verificar o volume da água em dois diferentes estados físicos: solido e liquido.
-material:
- 1 béquer de 250 ml
- 100 ml de água
- 1 pedra de gelo
- 1 caneta de retroprojetor
-Procedimento: Em um béquer com 100 ml de água foram colocadas algumas pedras de gelo, e foi marcado o seu nível com uma caneta de retroprojetor, marcando-se o volume de 125ml. após o gelo derreter foi verificado novamente o nível da água.
-Resultado: após o descongelamento do gelo, o nível da água manteve-se em 125 ml.
-Questionamentos:
O que aconteceu com o nível da água quando:
1. Você adicionou o gelo. O volume aumentou em 25 ml
2. Após o derretimento total do gelo. Explique o que foi observado nas duas situações.
Após o derretimento manteve-se o aumento de 25 ml. o que mostra que o gelo ao derreter-se retorna ao volume inicial de água.
3)Descongelando na água e no ar
-objetivo: verificar se existe diferença entre o tempo de descongelamento do gelo em contato com a água ou do ar.
-material:
- 1 recipiente com água
- 2 tubos idênticos contendo 5ml de água
- 1 estante
- 1 cronômetro
-procedimento: foram colocados dois tubos de ensaio com água no congelador até que congelassem. Após isso, os dois tubos de ensaio foram retirados do congelador, um foi imerso em água à temperatura ambiente e o outro exposto ao ar, e foi cronometrado o tempo que ambos retornaram ao estado líquido.
-resultado: o tubo de ensaio que estava imerso na água levou 3 minutos e 17 segundos para retornar ao estado líquido, jáo que estava exposto ao ar levou 28 minutos para descongelar.
-questionamentos:
1. O tempo de descongelamento na água foi igual ao tempo de descongelamento na estante (no ar)? Não. O tempo de descongelamento na água foi mais rápido.
2. Qual a propriedade da água responsável pelas observações? Alto calor específico
3. Qual a importância de se escolher o mesmo tipo de tubo e a mesma solução para este experimento. A certeza que a experiência seria realizada nos mesmos parâmetros.
4. Qual a importância de manter, lado a lado, a estante e o recipiente com água por 10-15 min antes de iniciar e durante todo o experimento? A importância era para se certificar que a água também estaria em temperatura ambiente, ou seja, na mesma temperatura do ar.
4) água parada
-objetivo: Demonstrar através da dissolução de corante em água parada a propriedade de difusão de substâncias na água.
-material:
- 1 proveta de 50ml
- Água a temperatura ambiente
- Corante de alimentos
-procedimento: A água foi colocada na proveta e mantida em repouso até ficar totalmente parada. Após foram pingadas 5 gotas de corante de alimentos e aguardou-se cerca de 30 minutos para observar-se o comportamento da proveta.
-resultado: Em princípio formou-se uma faixa de corante na parte superior da proveta. Porém após meia hora observou-se que embora não houvesse nenhuma agitação na água, houve uma diluição parcial no corante.
-questionamentos:
1. Descreva o comportamento do corante na água (como ele se moveu durante o tempo de observação). Após algum tempo houve uma diluição parcial do corante na água. Mesmo com a água parada, o que nos mostra a capacidade de interação da água dom outras substancias a nível molecular. A água interage bem com várias substancias principalmente através de pontes de hidrogênio.
2. Qual a importância biológica do fenômeno observado? Difusão de oxigênio na árua para respiração de animais marinhos e solubilidade e transporte de nutrientes no organismo
CONCLUSÃO
Na atividade 1 a, polvilho na agua, foram testados os efeitos da tensão superficial da água, tensão esta existente pela ligação entre suas moléculas, ou seja, a força de coesão entre elas. Por conta desta tensão superficial, o polvilho que pelo fato de ser mais denso que a água, deveria afundar, se manteve flutuando na superfície da mesma. Ao pingar detergente, as ligações entre as moléculas de água se quebraram para se ligar as do detergente, quebrando assim a tensão superficial e permitindo que o polvilho afundasse.
...