RELATÓRIO DE QUÍMICA QUALITATIVA Identificação dos Cátions do grupo III
Por: AliBorges • 12/6/2015 • Relatório de pesquisa • 1.603 Palavras (7 Páginas) • 589 Visualizações
CENTRO PAULA SOUZA
ETEC TIQUATIRA
Técnico em Química
RELATÓRIO DE QUÍMICA QUALITATIVA
Identificação dos Cátions do grupo III
Akira dos Santos Sousa
Aline Andruchechen
Caique Ferreira
São Paulo
2015
SUMÁRIO
SUMÁRIO
1. OBJETIVO
2. INTRODUÇÃO
3. MATERIAIS E REAGENTES
3.1Materiais:
3.2 Reagentes:
4. PROCEDIMENTO:
4.1 Análise simples de cada Cátion:
4.2 Análises das Reações Específicas:
5. REAÇÕES:
5.1 Reações com NaOH, sem excesso:
5.2 Reações com NaOH, com excesso:
5.3 Reações com NH4OH, sem excesso:
5.4 Reações com NH4OH, com excesso:
5.5 Reações com H2O2, em meio básico:
5.6 Reações com Na2S:
5.7 Reações específicas:
6. TABELAS
6.1 Tabela das Reações do grupo III
7. CONCLUSÃO
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. OBJETIVO
A prática consistiu em identificar os cátions ferro (II) e (III), alumínio (III), cromo (III), níquel (II) e cobalto (II), envolvendo os conceitos sobre reações de precipitação, ácidos e bases e complexação.
2. INTRODUÇÃO
Os cátions do grupo III são conhecidos como grupo do sulfeto de amônio, pois todos precipitam como hidróxido ou sulfetos em solução saturada de sulfeto de hidrogênio na presença de amônia e cloreto de amônio ou solução de sulfeto de amônio 1,2. Os cátions deste grupo são: Fe3+, Al3+, Cr3+, Ni2+, Co2+, Mn2+ e Zn2+. Cinco desses elementos são elementos de transição, entre eles, cromo, manganês, ferro, cobalto e níquel, e por esta razão pode-se esperar que suas propriedades sejam aquelas de elementos que tem uma camada interna de elétrons incompleta, isto é, valência variada, íons coloridos e forte tendência para formar íons complexos 2.
O zinco e o alumínio não são metais de transição, mas o íon Al3+ tem muitas propriedades semelhantes as dos íons Cr3+ e Fe3+, o que pode ser explicado pelo fato destes íons terem as mesmas cargas e raios aproximadamente iguais. Os hidróxidos de zinco, cromo e alumínio são anfóteros 2.
Cobalto: O cobalto forma compostos no estado de oxidação +2 (cobaltoso) e +3 (cobáltico). No estado +2 ele forma sais simples estáveis e no estado +3 forma sais complexos estáveis. Seus sais são coloridos, sendo que os cobaltosos são de cor avermelhado ou azul, dependendo do grau de hidratação e de outros fatores. Os íons complexos cobálticos apresentam uma grande variedade de cor.
Níquel: O níquel forma compostos em diversos estados de oxidação, mas os seus compostos mais comuns ocorrem no estado +2 (niqueloso). Os sais hidratados de níquel são de cor verde.
Manganês: O manganês forma compostos nos estados de oxidação +2, +3, +4, +6 e +7, sendo mais comuns os estados +2, +4 e +7. Os compostos de manganês no estado +7 (permanganatos) são fortes agentes oxidantes e coloridos. Os compostos de manganês no estado +2 (manganosos) são agentes redutores.
Crômio: O crômio forma compostos nos estados de oxidação +2, +3 e +6; os estados +3 e +6 são os compostos mais importantes. Compostos de crômio +6 (cromatos e dicromatos), são fortes agentes oxidantes. O hidróxido de crômio +3 (hidróxido crômico) é anfótero. Os compostos de crômio +2 (compostos cromosos) são fortes agentes redutores. Todos os sais de crômio são coloridos.
Alumínio: O alumínio forma compostos somente no estado de oxidação +3. Seu hidróxido é anfótero, sendo uma substância gelatinosa de cor branca possuidora de um grande poder de adsorção. Soluções contendo o íon Al3+ são incolores.
Zinco: O zinco forma compostos somente no estado de oxidação +2. Seu hidróxido, como os de Cr3+ e Al3+, é anfótero. O zinco, como o cádmio, pertence ao grupo 2B da tabela periódica, e forma com amônia o íon complexo Zn(NH3)42+.
3. MATERIAIS E REAGENTES
3.1Materiais:
* Tubos de ensaio
* Suporte para tubos de ensaio
* .4 Bico de Bunsen
* Papel de filtro
* Tripé
* Tela de aquecimento
* EPI’s
3.2 Reagentes:
* Al3+
* Cr3+
* Fe3+
* Mn2+
* Ni2+
* Co2+
* Zn2+
* NaOH
* NH4OH
* H2O2
*Na2S
* 1 ml de éter
* CrO42-
* H2SO4
* HCl
* K4[Fe(CN)6]
* NH4SCN
* RoO2
* HNO3
* Solução de DMG
* HOAC
* K3[Fe(CN)6]2
4. PROCEDIMENTO:
4.1 Análise simples de cada Cátion:
• Em um tubo de ensaio, colocar 5 gotas do cátion;
• Adicionar uma gota de cada vez, da solução de NaOH, NH4OH, H2O2, ou Na2S até a formação do precipitado;
...