RELATÓRIO DO EXPERIMENTO: BALANÇA ANALÍTICA
Por: Crisbezarra • 8/3/2018 • Ensaio • 720 Palavras (3 Páginas) • 3.218 Visualizações
INSTITUTO XXXX
DISCPLINA: QUÍMICA GERAL E TECNOLÓGICA
[pic 1]
RELATÓRIO DO EXPERIMENTO: BALANÇA ANALÍTICA
CEILÂNDIA-DF, 2016
RELATÓRIO DO EXPERIMENTO: BALANÇA ANALÍTICA[pic 2]
CEILÂNDIA-DF, 2016
SUMÁRIO
PÁGINA
RESUMO ------------------------------------------------------------------------ 03
1. INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------- 03
2. OBJETIVOS ----------------------------------------------------------------- 03
3. MATRRIAIS E REAGENTES ------------------------------------------- 03
4. PROCEDIMENTO EXPERIMNETAL --------------------------------- 04
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES -------------------------------------- 05
6. CONCLUSÃO --------------------------------------------------------------- 07
7. REFERÊNCIAS ------------------------------------------------------------ 07
BALANÇA ANALÍTICA
RESUMO
A utilização da balança analítica permite a obtenção da massa de diversos compostos por meio da pesagem. Dessa forma, percebe-se a importância da correta utilização, da precisão e da calibração dos equipamentos e ferramentas presentes na rotina prática dos laboratórios.
- INTRODUÇÃO
A balança analítica é o instrumento utilizado com grande frequência nos laboratórios de química, para se medir a massa, ou seja, a quantidade de matéria dos compostos de forma precisa.
O não conhecimento das técnicas de pesagem, assim como dos fatores que influenciam nos resultados deste instrumento, pode ocasionar em medidas errôneas e consequentemente em falhas nos resultados dos experimentos.
- OBJETIVOS
Aprender a utilizar a balança analítica de acordo com as solicitações ditadas pelas normas de química e prover resultados precisos com algarismos significativos.
- MATERIAL E REAGENTES:
Foram devidamente calibrados e selecionados, segundo recomendações técnicas ministradas pelo professor Vinícius em laboratório durante o procedimento os seguintes materiais:
- Balança analítica;
- Água destilada;
- Pipeta de Pasteur;
- Recipientes plásticos.
- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Foi colocado sobre a balança analítica devidamente regulada, o recipiente plástico vazio. Fechou-se o vidro que isola a parte superior da balança e em seguida foi realizada a pesagem do recipiente, obtendo-se sua massa, conforme o ilustrado na figura 1.1. Em seguida, foi tirada a tara deste, desconsiderando o valor resultante, como pode ser observado na figura 1.2.
Com a pipeta adicionou-se 1 ml de água destilada no recipiente plástico, sem retirá-lo do prato da balança. O peso foi novamente observado, conforme a figura 1.3.
[pic 3] | [pic 4] | [pic 5] |
Figura 1.1 - Peso do recipiente | Figura 1.2 - Tara do recipiente | Figura 1.3 – Massa da água |
Este procedimento foi realizado três vezes, com recipientes devidamente identificados e com os dados obtidos, efetuou-se os cálculos da média aritmética e do desvio padrão.
Na média aritmética soma-se todos os termos obtidos na pesagem dos elementos na balança analítica. Esta soma é dividida pelo número total de termos, a fim de se encontrar um valor mais exato. Já o desvio padrão, mostra o quanto de variação ou "dispersão" existe em relação à média (ou valor esperado). Por meio dele, pode-se fazer uma aproximação ou arredondamento do resultado, sem alterar significativamente sua precisão, agregando rigor ao resultado final. Dessa maneira, permite indicar quais os limites para considerar valores obtidos como próximo do valor esperado e qual amostra apresenta maior desvio dentre as amostras obtidas.
...