Reações químicas e energia
Seminário: Reações químicas e energia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: caiquedsilva • 20/3/2014 • Seminário • 1.621 Palavras (7 Páginas) • 370 Visualizações
FACULDADE PITÁGORAS DE TEIXEIRA DE FREITAS
BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO OU GRUPO
TÍTULO DO EXPERIMENTO
SUBTÍTULO (QUANDO HOUVER)
Relatório de aula prática apresentado à disciplina Química Geral como requisito parcial de avaliação na 1ª etapa, sob orientação do professor Msc. Flávio J. de Oliveira.
CIDADE
ANO
TÍTULO: Frase sucinta que indica o principal objetivo da experiência.
Reações Químicas e Energia
RESUMO: Texto de no máximo 10 (dez) linhas descrevendo tudo o que foi feito, inclusive os resultados alcançados.
O experimento realizado foi capaz de distinguir fenômenos físicos e químicos; Tendo o discente capacidade de compreender o que vem a ser uma reação química e a relação desta com a energia.
O O experimento realizado aatravés de de aágua destilada, nota se a a resistência do material que transportado para o bequer há há variação em volumes quanto a graduacao.
INTRODUÇÃO: Descrição de toda teoria necessária ao entendimento da prática e da discussão dos resultados. Deve ser uma síntese dos vários livros consultados. Ao final da introdução, como último parágrafo, vem o objetivo do trabalho.
Reação química é o fenômeno no qual os elementos ou substâncias envolvidas sofrem transformações tais que, ao final do processo, são convertidos em substâncias de diferente identidade. Nesse fenômeno há o envolvimento de energia, que é diferenciada nos reagentes e nos produtos da reação química.
Essa diferença gera um aquecimento (reação exotérmica) ou uma perda de calor ( reação endotérmica). Chamamos de calor de reação a energia recebida ou liberada em uma reação química.
A energia em forma de calor liberada ou absorvida durante uma reação é denominada CALOR DE REAÇÃO.
O calor de reação é definida como a diferença de entalpias da reação:
∆H = Hprodutos - Hreagentes
Em uma reação exotérmica o ∆H é negativo, em uma reação endotérmica o valor da variação de entalpia é positivo.
Para a ocorrência de algumas reações químicas é necessário o fornecimento de uma certa quantidade de energia, denominada energia de ativação.
Algumas reações processam-se espontaneamente, enquanto outras necessitam de fornecimento de energia para serem iniciadas ( energia de ativação).
Os fenômenos químicos, descritos acima, devem ser distinguidos dos físicos, onde a substância envolvida continua inalterada.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: Descrever o procedimento experimental, ressaltando os principais materiais e equipamentos utilizados. (Deve se utilizar - 3ª pessoa).
MATERIAIS E REAGENTES
Béquer de 100 mL
Bequer de 50ml
Conta-gotas
Proveta
Bureta
H2O
PARTE EXPERIMENTAL (PROCEDIMENTOS, OBSERVAÇÕES E RESULTADOS DE ANÁLISES)
Colocou-se a medida de 10ml água destilada em um Béquer de 50ml, em observação e notou-se que não não houve grande grande resistência do material aplicado ao mesmo recipiente.
Dessa forma no primeiro teste o transporte do material coletado do béquer de 50ml com a proveta, não houve êxito, pois a quantidade de liquido contido na proveta constou maior volume, Logo a após transferimos a mesma quantidade de de líquido contido no frasco anterior com auxilio da proveta , para um Béquer de 100ml com gradação elevada, torna possível observar que com a mesma quantidade de líquido contida no Béquer de 100ml, por motivo de sua gradação sofreu alteração na medida contida no béquer anterior (valor milimetrado no Béquer anterior, descritos assim em anexos¹).
Em busca de uma solução mais precisa, foram feitos novos experimentos com a Bureta, material com gral elevado de gradação para que tornasse mais precisa a resistência e o experimento do material coletado. Nesse intuito, aplicou-se uma quantidade de 50ml de água destilada na Bureta, conforme a orientação assim expressa pelo Porfessor, e notou-se que a medida em que iriam elevando o nível de água contida na Bureta houve resistência no material, com formação de bolhas de ar resistentes no recipiente(imagem descritiva em anexos²).
Logo após, foram novamente coletados 10ml de água da Bureta e locados no béquer, para que se tornasse possível a comparação de níveis. Notou-se por mais uma vez que os níveis ali contidos haviam divergência por conta dos instrumentos assim utilizados para a precisão.
Colocou-se, em um béquer, uma a três pastilhas de NaOH e adiciona-se, gota a gota, HCl concentrado (ITEM REALIZADO NA CAPELA COM AUXÍLIO DO PROFESSOR E/OU TÉCNICA EM QUÍMICA PRESENTE NO LABORATÓRIO).
Observou-se, então, a formação de um precipitado branco, e um aumento na temperatura do sistema; notou-se, ainda, que a reação entre ácido clorídrico e hidróxido de sódio ocorre de maneira espontânea e intensa, com liberação de vapor d’água. A reação exotérmica que ocorre é a representada abaixo:
NaOH(s) + HCl(l) → NaCl(s) + H2O(v)↑
O ácido clorídrico reage com o hidróxido de sódio com liberação de energia, produzindo cloreto de
...