Relatório Aula Pratica – Emulsões
Por: Thaina Carolina • 20/6/2018 • Relatório de pesquisa • 1.559 Palavras (7 Páginas) • 2.329 Visualizações
FAMESP – Faculdade Método de São Paulo
Avenida Jabaquara, 1314 – Saúde – São Paulo
Técnico em Farmácia
Cosmetologia
Turma fan03
Relatório Aula Pratica – Emulsões
Professora: Caroline Sarkis
Alunos: Iêda
Matheus
Thainá
Kátia
São Paulo – SP
Junho/2018
- Introdução:
Nessa aula pratica se foi exercida a importância da manipulação de bases semi-sólidas (Creme/Loção Lanette e Creme não iônico), como seguir adequadamente uma formula farmacêutica, e principalmente como fazer a manipulação correta. A seguir veremos um resumo de todo o aprendizado adquirido em aula.
- Materiais Utilizados:
Balança, papel manteiga, vidro de relógio, espátula, béquer, termômetro, bastão de vidro, chapa de aquecimento, conta gotas, e embalagens de plástico 50g.
Creme Lanette (TRADICIONAL)
- Formulação
Fase O; (oleosa)
Cera lanette N ............................................................................................. 15% ( 7,5g )
Oleanato de isodecila (cetiol V) ................................................................. 3% (1,5g )
Nipasol .................................................................................................... 0,05% ( 0,025g )
Fase A; (aquosa)
Nipagin ................................................................................................... 0,15% ( 0,075g )
Propileno glicol ............................................................................................... 5% ( 2,5g )
Água Purificada q.s.p. .............................................................................. 81,8% ( 40,9g )
- Função das Substancias
FASE OLEOSA:
Cera lanette N – serve para dar consistência
Oleato de isodecila – atua como solubilizante
Nipasol – serve como conservante antimicrobiano
FASE AQUOSA:
Nipagin – é utilizado como conservante antimicrobiano
Propileno Glicol – atua como agente de permeação cutânea
Água purificada – usado para completar a solução até o volume desejado
- Método
Foram pesadas cada substância na balança utilizando papel de pesagem no valor estabelecido na fórmula, onde as substâncias foram armazenadas separada sendo fase aquosa colocadas em um béquer e a de fase oleosa em outro.
No béquer contendo a fase aquosa foi colocado em cima da chapa elétrica até atingir a temperatura de 650C, sendo essa temperatura medida com termômetro e mexendo a solução com bastão de vidro. Depois que a fase aquosa atingiu a temperatura desejada foi levado a fase oleosa para o aquecimento até as duas terem atingido uma temperatura média de 750C a 80oC
Foi despejado a fase oleosa na fase aquosa vagarosamente sob agitação constante para não formar glóbulos na solução
Depois do produto pronto, usando uma espátula plástica, o creme Lanette foi transferido do béquer para um recipiente plástico com capacidade para 50g.
Nome; creme lanette (tradicional) – 50g
Data de manipulação; 27/02/2018
Validade; 3 meses
- Materiais utilizados
Para a manipulação do creme lanette foram utilizadas vidrarias como Béquer, bastão, vidro de relógio e proveta. Também foram utilizadas as balanças para pesagem das substancias, chapa de aquecimento e recipiente de plástico com capacidade para 50g para embalar o creme lanette.
- Resultado e discussões
Todas as etapas foram concluídas com êxito, sendo que no final o produto foi obtido com a viscosidade e no ponto que se esperava.
Creme não iônico – Base
- Formulação
Fase O: % 50g
Cera Polawax 12 6
Oleato de Isodecila 3 1.5
Nipasol 0,05 0,025
Fase A:
Nipagin 0,15 0,075
Propilenoglicol 5 2,5
Agua purificada gsp 100 79,8 399
- Fase O e para que se servem os componentes:
Cera Polawax - Agente emulsificante serve para dar consistência.
Oleato de Isodecila - Emoliente de toque oleoso, alta polaridade, é médio coeficiente de espalhamento, solubilizante para ativos lipossolúveis e dispersante para pigmentos.
Nipasol - Serve como um conservante antimicrobiano.
- Fase A e para que serve os componentes:
Nipagin - E mais ativo contra bactérias Gram é utilizado como conservante com atividade antimicrobiana.
Propilenoglicol - Atua como agente de permeação cutânea a partir da concentração de 10% já em concentração por volta de 60% promove alterações na queratina, hidratando e amaciando a pele.
Água Purificada – Reagente ou Solvente
- Métodos:
Pesamos e Medimos os Componentes da Formulação; Transferimos para um béquer de 100 ml todos os componentes da Fase A e reservamos; Transferimos para um béquer de 50ml todos os componentes da Fase O e reservamos; Aquecemos na chapa de aquecimento a Fase A até a temperatura atingir 65°C, colocamos a Fase O para aquecer ao lado, quando a temperatura das duas fases chegou entre 75°C e 80°C. Suspendemos o aquecimento, colocamos sobre a bancada, e despejamos a Fase Oleosa sobre a Fase Aquosa sob constante agitação até a temperatura baixar para 40°C.
...