Relatório Reações de Oxidação e Redução
Por: caonam • 5/10/2018 • Relatório de pesquisa • 1.489 Palavras (6 Páginas) • 564 Visualizações
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Reações de Oxidação e Redução
Objetivo:
Aplicar o conhecimento teórico desenvolvido com as aulas teóricas, a fim de identificar reações químicas por transferência de elétrons, em diferentes processos químicos.
Identificar os agentes redutores e oxidantes de cada reação.
Observar a transferência de elétrons entre o cobre e o zinco através da montagem de uma pilha.
Introdução teórica:
As reações de oxidação ocorrem quando determinado reagente perde elétron(s), enquanto que nas reações de redução ocorre o inverso, o reagente ganha elétron(s). Os elétrons que são perdidos ou ganhos não ficam livres pelo espaço, o que ocorre de fato é uma doação de um reagente para outro com a finalidade de se alcançar maior estabilidade, é importante ressaltar que o número de elétrons perdidos por um reagente e ganho por outro é sempre o mesmo.
O reagente que doa elétrons é chamado de agente redutor, pois causa redução em outro reagente. O reagente que recebe elétrons é chamado de agente oxidante, visto que oxida o outro reagente.
As reações de redução e oxidação ocorrem simultaneamente, sendo portando denominadas como reações redox ou oxirredutoras. As reações oxirredutoras podem ser observadas quando um objeto de prata escurece, quando um objeto de ferro enferruja, ou em processos como a respiração ou a fotossíntese.
Materiais:
Parte 1: Limpeza de objeto de cobre
1 placa de aquecimento
4 béqueres de vidro de 100 ml
1 vidro de relógio
1 pinça
1 espátula metálica
Papel toalha
Parte 2: Limpeza de objeto de prata
1 placa de aquecimento
2 béqueres de vidro de 50 ml
1 pinça
Papel toalha
Parte 3: Construindo uma pilha de Daniell
1 béquer de 250 ml
1 espátula
1 eletrodo de cobre (um pequeno pedaço de fio rígido de cobre desencapado)
1 eletrodo de zinco (um clips de papel)
2 pedaços de fio flexíveis de cobre, desencapados nas duas pontas (15 a 20 cm)
1 voltímetro
Reagentes:
Parte 1: Limpeza de objeto de cobre
50 ml de álcool
50 ml de ácido acético
Cloreto de Sódio – cerca de 2g
Ketchup – cerca de 2g
4 moedas de cobre de 5 centavos com tonalidades parecidas
Parte 2: Limpeza de objeto de prata
Pedaços de papel-alumínio enrolados em formato esférico
2 anel de prata (escurecido)
1 moeda de prata (escurecida)
1 pedaço de sabão de coco
30 ml de água
Parte 3: Construindo uma pilha
60 ml de ácido acético (vinagre)
2g de cloreto de sódio (sal de cozinha)
Procedimento:
Parte 1:
Em um dos béqueres de foram colocados 50 ml de álcool e as 4 moedas de 5 centavos, deixamos em repouso por volta de 1 minuto, a fim de remover as impurezas superficiais das moedas. Com o auxílio de uma pinça retiramos as moedas do álcool e depositamos sobre uma folha de papel toalha para secar as moedas. Colocamos uma moeda em cada um dos 3 béqueres que não haviam sido usados e em cada béquer preparamos uma solução diferente. No 1° béquer colocamos cerca de 10 ml de vinagre e com o auxílio de uma espátula, uma pitada de sal e deixamos repousar por 2 minutos. No 2° béquer colocamos cerca de 10 ml de vinagre e aquecemos por 2 minutos. No 3° béquer, apenas colocamos 10 ml de vinagre e deixamos repousar por 2 minutos. Aplicamos o ketchup sobre o vidro de relógio e imergimos a moeda restante de modo que ela ficasse com uma das faces completamente em contato com o ketchup e a outra face ficasse com metade de sua superfície em contato com o ketchup, esta moeda também ficou em repouso por 2 minutos. Após o período de 2 minutos, as moedas foram retiradas das soluções como auxílio de pinça e lavadas em água corrente.
Parte 2:
Em um béquer de 50 ml foram colocados os anéis de prata, 30 ml de água, um pedaço de sabão de coco e duas pequenas esferas de papel-alumínio. O béquer foi colocado sobre a placa de aquecimento para que a solução fosse aquecida até ferver. Mantivemos a solução fervendo por alguns minutos. Retiramos os anéis com o auxílio de uma pinça e o colocamos sobre um papel toalha para esfriar. Secamos os anéis com um papel toalha. Repetimos os procedimentos anteriores com outro béquer, outras esferas de alumínio e uma moeda de prata.
Parte 3:
Em uma das extremidades desencapadas de um fio de cobre prendemos um clips. Em uma das pontas do outro fio de cobre, prendemos um pequeno pedaço de fio de cobre mais grosso desencapado. Colocamos 60 ml de vinagre e uma pitada de sal (usando uma espátula) em um béquer de 250 ml. Na extremidade descascada dos fios que não estava em contato com os eletrodos conectamos o voltímetro. Inserimos os eletrodos, ligados aos fios, na solução de ácido acético e cloreto de sódio, tomando cuidado para que não se tocassem. O voltímetro apontou presença de corrente elétrica.
Observações:
Parte 1:
Após o processo de limpeza a moeda que ficou mais clara foi a moeda inserida no ketchup, a segunda moeda que ficou mais limpa foi a moeda inserida na solução de vinagre e sal de cozinha, as demais amostras não apresentaram muita diferença com
...