Relatório de Cristais
Por: Hualace Vinicius Emiliano • 6/9/2015 • Trabalho acadêmico • 536 Palavras (3 Páginas) • 373 Visualizações
Objetivo
O objetivo desse relatório é calcular a porcentagem de impurezas contidas no sal utilizado, através da utilização da técnica de purificação de substâncias - a recristalização de sólidos, fazendo-se necessária a utilização das diversas técnicas até então apresentadas.
-Obter compostos mais puros através do método de recristalização.
-Identificar a composição da amostra por meio dos métodos qualitativos por via seca e via úmida.
-Encontrar por meio de cálculos a porcentagem total da impureza de KCl e de outras impurezas presentes na amostra.
-Verificar o rendimento alcançado a partir da massa do sal recristalizado.
Conclusão
Do experimento realizado algumas conclusões podem ser tomadas. Primeiramente, comprovou-se que é possível separa compostos tendo conhecimento das suas respectivas solubilidades e alguns fatores podem influencia diretamente no processo, como a temperatura ambiente, pressão.
Logo após o inicio do processo, constatou-se a necessidade de utilizar a filtração a vácuo, um método necessário quando se faz preciso agilizar o processo, como era de se esperar, ela agiliza bastante o processo. Oque nos leva a concluir que a filtração, tornando-o quase instantâneo. Dessa forma, conclui-se que ele é um ótimo método quando se tem, por necessidade, que fazer um filtrado rapidamente, embora haja desperdício de água.
Conclui-se que por meio de tal experimento, foi possível obter um sal mais puro utilizando análises qualitativas distintas, tais como via seca e via úmida.
Os compostos inorgânicos em usa maioria solúveis, podem encontra a necessidade do uso de métodos alternativos para que acelerar seu processo de recristalização como foi utilizado, usando o banho de gelo. proporciona realmente um sólido mais puro, a se provar pela diferença de massa no começo e no fim do experimento.
Questões
1) Quais são os cuidados a serem tomados na purificação de um sal?
R:-Usar um filtro com várias dobras, para diminuir a superfície de contato do papel com o filtro e a solução não se recristalize, ao tocar o vidro.
-Deixar a solução com temperatura constante para que no seu processo de filtragem, não houvesse mudança de estado(separação dos compostos).
2) Dissertar sobre a regra “semelhante dissolve semelhante”.
R: Tendo em vista que seja um conceito relativamente fácil, devemos entender alguns fatores, a partir do grau de dissolução de um soluto em um solvente que depende de vários fatores. Os mais importantes são:
- A natureza das partículas de solvente e soluto e as interações entre elas.
- A temperatura na qual a solução é formada.
- A pressão de um soluto gasoso.
Essa afirmação “semelhante dissolve semelhante”. Ou seja, uma substância polar tende a se dissolver num solvente polar e uma substância apolar tende a se dissolver em um solvente apolar.
3) Quais são as etapas de purificação de uma amostra?
R: - Dissolve-se a substância a ser purificada no solvente à temperatura de ebulição ou perto desta:
-Filtra-se a solução à quente para remover partículas de material insolúvel:
-Deixa-se que a solução esfrie até a cristalização da substância desejada. As impurezas solúveis presentes não devem cristalizar neste solvente a esta temperatura.
-Separa-se por filtração os cristais da solução sobrenadante (solução - mãe):
-Seca-se o sólido obtido.
...