Relatório de Volumetria de Neutralização
Por: welintontrentin • 30/9/2016 • Relatório de pesquisa • 873 Palavras (4 Páginas) • 1.192 Visualizações
Disciplina: Química Tecnológica Experimental [pic 1]
Acadêmicos:
Experimento 02 – Volumetria de Neutralização
Resumo: Vinho de vinagre ou simplesmente vinagre, é resultante da fermentação determinadas bebidas alcoólicas, particularmente do vinho. Durante a fermentação do vinho, microrganismos da espécie Mycoderma aceti, onde estes transformam o álcool etílico em ácido acético. Após a fermentação ele possui de 4% a 5% de acido acético, assim recebendo o nome de “vinagre” ou também denominado “vinho azedo”. Para determinar o teor de acido acético volumetricamente é necessário titular certa quantidade de vinagre com uma solução padrão de hidróxido de sódio. Para indicar o fim da reação usa-se uma solução de fenolftaleína como indicador.
Palavras-chave: Vinagre, Ácido etílico, Ácido acético, Volumetria de Neutralização.
Luzerna – SC
Abril/2016
INTRODUÇÃO
Volumetria de neutralização ou também denominada Volumetria ácido-base se constitui em um método de análise baseado na reação entre os íons H3O+ e OH-, cuja extensão é governada pelo produto iônico da água (BACCAN, 2001).
Além disso, a detecção do ponto final na volumetria ácido-base pode se tornar difícil devido a efeitos tamponantes gerados no meio reagente, que podem prejudicar a ação dos indicadores (BACCAN, 2001).
O intuito da análise volumétrica é determinar a quantidade de substâncias desconhecidas por meio de medidas de volumes, fazendo reagir uma solução de concentração conhecida (padrão) com a amostra cuja concentração ou quantidade é desconhecida. (CONSTANTINO, 2004).
Neste experimento foi utilizado vinagre, sendo este é um ácido fraco. Foi feita a titulação, assim reagindo com uma solução de concentração já conhecida, para determinar seu ponto de equivalência, e a quantidade de álcool acético.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Através da titulação determinou-se a concentração de ácidos ou bases em solução. O ponto de equivalência, em uma titulação ácido-base é demonstrado com a mudança de coloração ao adicionar um indicador na solução. O indicador é um par conjugado de ácido e base de Bronsted-Lowry cujo ácido apresenta uma coloração e a base outra.
O pH é possível calcular, se a solução for titulada em cada ponto de titulação, e se forem conhecidas as concentrações de ácido e da base envolvidos.
INDICADoR | ÁCIDO | BASE | NEUTRO |
Fenolftaleína | INCOLOR | ROSA | INCOLOR |
O vinagre, é o produto obtido pela fermentação acética do vinho, e apresenta uma acidez mínima de 4g/100ml do produto, expressa em ácido acético, seus outros componentes são proporcionais á matéria-prima usada na elaboração.
A análise de acidez, no laboratório, é através da titulação de neutralização utilizando solução NaOH 0,1 mol/L padronizada e como indicador a fenolftaleína 1%. O NaOH reage quantitativamente com o ácido acético presente no vinagre e após a reação total, um pequeno excesso de NaOH torna se solução alcalina e automaticamente o indicador apresenta uma coloração rosa.
Para a determinarmos a acidez do vinagre em gramas utilizamos a seguinte fórmula:
No ponto de Equivalência:[pic 2]
MATERIAIS
- Vinagre branco;
- Balão volumétrico de 250 ml;
- Bureta de 50 ml;
- Béquer de 50 ou 100 ml;
- Fenolftaleína 1%;
- Pipeta volumétrica de 20 ml;
- Solução padrão de NAOH 0,1 mol/L;
- Papel indicador universal.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para determinar a acidez foi utilizado uma bureta com uma solução de NaOH 0,10 mol.L-1.
Em um béquer colocou-se 20 ml de vinagre com concentração desconhecida e foi adicionado 4 gotas de fenolftaleína, após ter sido feito isso, mediu-se o seu pH com papel indicador universal para poder-se prosseguir com a titulação.
[pic 3][pic 4]
...