Relatório estanho
Por: Bruna Farias • 2/4/2016 • Trabalho acadêmico • 480 Palavras (2 Páginas) • 260 Visualizações
Introdução
O estanho é um dos elementos que compoe o grupo 14 ou IVA da classificação periódica dos elementos e se apresenta na forma de dois alótropos, estanho alfa e beta. É um metal prateado, maleável, sólido nas condições ambientais. Podendo ser facilmente oxidade pelo ar, corroído por uma infidade de ácidos concentrados, porém é bem resiste a águas doces ou salgadas.
Seus usos podem variar desde finas películas de SnO2 nos vidros de janelas de aeronaves, para dar resistência mecânica e isolamento térmico, componente de ligas metálicas, revestimentos de chapas de ferro e aço, para dar resistência à corrosão, e até como resistores. Seu sal de cloreto é empregado na fixação de tintas em tecidos e também adicionados a diversos sabões e perfumes a fim de manter sua cor e perfume.
Quimicamente, o estanho se apresenta sob dois diferentes números de oxidação, II+ e IV+, tendo assim características oxidantes ou redutoras, de acordo com as circunstâncias.
Procedimentos e resultados
- Em um tubo de ensaio (ou béquer?) colocou-se um pedaço de estanho metálico e em seguida uma quantidade de ácido clorídrico concentrado (6M). Dilui-se tal solução até o dobro do volume inicial com água destilada e reservou-se.
Ao adicionar o ácido ao metal, foi observado um intenso desprendimento de gás. Este gás é proviniente da oxidação do estanho metálico (Sn0) pelos íons hidrônio da solução ácida, produzindo assim gás H2. Tal reação química se processa de acordo com equação abaixo apresentada:
2HCl(conc) + Sn0 → SnCl2(aq) + H2(g)
- Em um tubo de ensaio acrescentou-se zinco metálico granulado a 2mL da solução reservada no item “a”.
Ao adicionar zinco à solução, nota-se ainda um desprendimento de gás devido à presença de ácido clorídrico remanescente do processo de obtenção do íon estanoso (Sn2+) realizado no item “a”. E após isso, observou-se também que houve a formação de uma espécie de película de cor prateada na superfície do zinco devido ao processo de oxirredução.
Sn2+(aq) + Zn0 → Sn0 + Zn2+(aq)
- Em um tubo de ensaio contendo 2mL da solução reservada no item “a” adicionou-se igual volume de cloreto de mercúrio II (HgCl2)
Quando o cloreto de mercúrio II foi adicionado na solução, pode-se observar que a solução tomou uma coloração esbranquiçada. Essa coloração se deve a formação do cloreto mercuroso, precipitado de coloração branca.
Sn2+(aq) + 2HgCl2(aq) → Hg2Cl2↓ + Sn4+(aq) + 2Cl-(aq)
Conclusão
Observou-se empiricamente a dualidade do elemento estanho no que diz respeito a suas atividades eletroquímicas. Hora se comportando como um agente oxidante, hora como agente redutor sendo o fator determinante apenas do meio reacional para desempenhar uma função ou outra.
Bibliografia
- LEE, J. D.; Química Inorgânica não tão Concisa, São Paulo, 1999, 5ª edição, Editora Edgard Blücher.
- KOTZ, John C. & TREICHEL, Paul M. Jr.; Química Geral e Reações Químicas, vol. 1, São Paulo, 2006, 5ª edição, Editora Thomson.
...