Relatório sobre Estequiometria - Quimica experimental
Por: Deyvson França • 28/4/2016 • Relatório de pesquisa • 1.024 Palavras (5 Páginas) • 2.687 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Química
Licenciatura Plena em Química
Química Experimental
Relatório de aula prática:
Estequiometria
Recife, 27 de abril de 2016
[pic 2]
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Química
Licenciatura Plena em Química
Química Experimental
Relatório de aula prática:
Estequiometria
Discentes: Danylla Teles, Deyvson França, João Gabriel, Milton Nascimento, Rayane Maria
Recife, 27 de abril de 2016
Sumário
1.Objetivo
2.Introdução
3.Materiais e Reagentes
4.Procedimento
5.Resultados e discussão
6.Conclusão
7.Referencias biblioraficas
1.Objetivo
Reconhecer a relação da quantidade de reagentes e produtos, que participam de uma reação química com o auxílio das equações químicas correspondentes para realizar o cálculo estequiométrico.
2.Introdução
A estequiometria é um os procedimentos quantitativos mais fundamentais em química, é a predição das massas de substâncias e volumes de soluções envolvidos nas reações químicas. Algumas vezes precisamos saber que quantidade de produto esperar em uma reação ou quanto reagente utilizar para fabricar a quantidade desejada de produto. Para fazer esse tipo de cálculo, precisamos analisar o lado quantitativo das reações químicas, chamado estequiometria das reações. A chave da estequiometria das reações é a equação química balanceada. Um coeficiente estequiométrico de uma reação química informa a quantidade relativa (número de mols) de uma substância que reage ou é produzida. [Atkins]
O conceito de Estequiometria se baseia na lei de conservação das massas, lei de proporções definidas e na lei de proporções múltiplas, ao todo, as reações químicas combinam proporções definidas de compostos químicos. Na frase do químico Francês Lavoisier "Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", anunciando o princípio da conservação da matéria, nos possibilita compreender que numa reação, não se pode ter perda de átomos, massa, volume e entre demais grandezas, ou seja, a exata quantidade de reagente utilizado será obtida no produto, para isso utiliza-se os cálculos estequiométricos. Para se efetuar esses cálculos, é preciso conhecer as proporções que são perceptíveis conhecendo as fórmulas das substâncias, com isso é preciso saber a quantidade de reagentes que é fundamental para uma determina quantidade de produto a ser formado.
Umas das técnicas de laboratório mais comuns de determinação da concentração de um soluto é a titulação. As titulações normalmente são titulações ácido-base, nas quais ocorre reação entre um agente redutor e um oxidante. A solução a ser analisada é chamada de analito. Um volume conhecido do analito é transferido para um erlenmeyer, em geral com uma pipeta. Então, uma solução de concentração conhecida e reagente é revestida no frasco por uma bureta até que todo o analito tenha reagido. A solução contida na bureta é chamada de titulante. Em uma titulação ácido-base, o analito é uma solução de uma base e o titulante, a solução de um ácido, ou vice-versa. Um indicaor, um corante solúvel em água, ajuda a detectar o ponto estequiométrico, isto é, a situação em que o volume de titulante adicionado é exatamente igual ao requerido pela relação estequiométrica entre o titulante e o analito. [Atkins]
3.Materiais e Reagentes
- Erlenmeyer
- Suporte Universal
- Bureta
- Proveta
- Vidro de relógio
- Espátula
- Béquer
- Ácido Clorídrico (HCl 0,1M)
- Carbonato de sódio (Na2NO3)
- Indicador metil-orange
- Balança semi-analitica
4.Procedimento
No início da aula, foi aquecido o Na2CO3 por meio de um dessecador para que em seguida fosse feita três pesagens consecutivas, todas com o valor de 0,106g, através de uma balança semi analítica de precisão 10-4 com o auxílio do vidro de relógio e de uma espátula. Após a pesagem do analito, foi dissolvido no erlenmeyer fazendo uma solução de carbonato de sódio aquoso, adicionando o indicador metil Orange, indicador que quando adicionado a substancia sendo ela básica adquire a coloração amarelada, e se a substancia em questão for ácida será de um tom alaranjado, podendo ser também utilizado para identificar a neutralização da substancia.
...